7 maneiras de ganhar dinheiro com ações!

A bolsa de valores do Brasil, a B3, vêm batendo recordes sucessivos devido à entrada de capital estrangeiro, diminuição da taxa de juros e sinais de melhoras da nossa economia.

Você já deve ter visto ou lido tudo isso, não é mesmo? O fato é que com essa notícia muitos novos investidores tem sidos atraídos para o mercado. Mas, você sabe como ganhar dinheiro com ações?

Comprar na baixa e vender na alta. Essa é a resposta de muita gente. Mas, quem conhece o mercado sabe que existem maneiras inteligentes de lucrar com ações e nós vamos te contar 7 delas!

Vamos falar de maneiras de você ganhar dinheiro com as ações, que realmente existem no mercado financeiro acionário. Então, não são dicas, fórmulas ou regras. Mas, situações!

Preparado? No começo pode até ser que você conheça essas formas, mas depois vai ver que tem muita coisa aí que você ainda não sabia. Bora lá!

1 – Variação de Preços

A primeira forma de ganhar dinheiro com ações é com a variação dos preços.

Essa, de todas as possibilidades, é a mais conhecida.

É o famoso comprar na baixa e vender na alta, sabe?

Assim, a gente tem lucro!

Agora, um ponto importantíssimo para se falar para os investidores iniciantes é que quando você investe na bolsa de valores você precisa fazer a sua declaração anual de imposto de renda.

Não importa quanto que você investiu na bolsa!

E se você não fazia a declaração vai ter que passar a fazer.

2 – Dividendos

Ganhar com os dividendos!

Essa forma de ganhar dinheiro com ações também faz parte do grupo das mais conhecidas.

Afinal, todo mundo quer viver de renda dos dividendos e, por isso, investem nessas ações para compor a carteira de ações!

Vale lembrar aqui que os dividendos são uma parcela do lucro da empresa que é distribuída aos acionistas, se lembra disso, né?

E os dividendos são distribuídos após o pagamento de tributos pela empresa.

Então, primeiro desconta-se tudo: impostos, contribuições, etc. Aí, do lucro líquido, faz a distribuição para os acionistas.

Logo, quando os dividendos cai na sua continha da corretora de valores, saiba que isso já é isento da cobrança de imposto de renda!

Então, por isso, os dividendos são tão “queridinhos” pelos investidores mais velhos!

Os dividendos eles são apenas um dos tipos de proveitos que recebemos quando temos alguma ação na nossa carteira. Isso vai além do lucro da ação, tá?

3 – Bonificações

Essa bonificação é proveniente do aumento de capital da empresa mediante a incorporação de reservas e lucros.

Sim, é diferente dos dividendos.

Vale lembrar que a bonificação, na maioria das vezes, não é em dinheiro e sim em ações – o que vai se tornar dinheiro no futuro quando você vender elas ou receber dividendos ou juros sobre capital próprio.

E claro que essas novas ações que serão distribuídas aos acionistas vai ser proporcional à quantidade de ações que você tem na sua carteira.

É parecido com os dividendos, mas você ganha em ações que podem ser reinvestidas e não em dinheiro. Entendeu a diferença?

4 – Aluguel de Ações

Mais um jeito de ganhar dinheiro na B3 é com o aluguel das ações.

Então, você foi lá emprestou as suas ações e depois de um tempo recebe elas de volta. E recebe também o pagamento pelo empréstimo que você fez que das ações, que nada mais são do que os juros.

Lembrando que você que vai determinar por quanto tempo as suas acções vão ficar alugadas e quanto você vai cobrar pelo aluguel das mesmas.

Lógico que se você colocar um preço muito acima do preço de mercado, ninguém vai alugar. Então, se você tem uma carteira de longo prazo melhor do que deixar em suas ações paradas é alugá-las para receber um valor a mais.

Em relação à tributação, saiba que quando você empresta as suas ações e recebe o aluguel ele é tributado seguindo a tabela regressiva do imposto de renda da renda fixa.

Não precisa se descabela que assim que o aluguel cair na sua conta ele já vai ser livre de imposto jamais retido na fonte, beleza?

5 – Venda à Descoberto

Como que funciona essa modalidade de investimento, que pouca gente conhece?

Ele permite ao investidor vender um ativo que ele não possui para recomprar o mesmo ativo por um preço inferior.

Com isso, o objetivo ganhar na diferença!

Por exemplo: o investidor acreditando no preço da queda das ações vai lá e aluga uma ação por R$ 10. Depois, vende ela no mercado, quando se concretiza essa queda. Aí, ele recuperar essas mesmas ações por R$ 7 e devolve para o dono as mesmas ações em bolsa.

Entendeu?

Parece difícil, mas também não é. Em breve teremos um conteúdo apenas para falar disso!

6 – Nota de Corretagem

Nota de corretagem juros sobre capital próprio!

Ou podemos chamar de juros de capital próprio!

E já vamos explicar o que é: esses juros também são uma forma de remunerar os acionistas assim como os dividendos, mas a principal diferença é que os juros vão entrar na contabilidade da empresa.

Logo quando eles são pagos aos acionistas ainda não foI tributado pela companhia, então, quando ele for cair na sua conta da corretora vai ser tributada em 15%.

Mas, fica tranquilo: que o que vai estar disponível lá pra você será o valor líquido, sendo que o imposto já vai ser retido na fonte.

7 – Subscrição Maior

A última maneira de ganhar dinheiro com ações é com subscrições maiores.

O que é isso? São títulos que vão dar direito ao acionista compra de novas ações dessa empresa a um preço previamente definido e supostamente abaixo do valor de mercado.

Ele é proporcional às ações, sendo que o investidor vai ter prioridade na compra dessas ações.

Mas, fica tranquilo que você não é obrigado a participar da subscrição dessas ações!

Pelo contrário: inclusive, você pode vender esse seu direito de subscrição na bolsa para outros investidores e ainda ganhar dinheiro com isso.

Não há posts para exibir