Ganhando um salário baixo dá para enriquecer? Descubra a resposta e mude de vida!

ANÚNCIO

Essa é uma pergunta que todo mundo sempre fez ou quiser saber a resposta. Porque aparentemente só dá para enriquecer se a gente já tiver muito dinheiro, né? Você também pensa assim? Saiba que não é verdade. Dá sim para ficar rico mesmo ganhando pouco!

Essa é uma pergunta que certamente vai atender as expectativas da maioria dos brasileiros – Será que uma pessoa que ganha pouco consegue enriquecer?

ANÚNCIO

Existe um caminho para ficar rico mesmo que você não tenha nascido em um berço de ouro e mesmo que não tenha ganhado na loteria ou achado uma mina de ouro.

Aliás, existe sim essa vontade de enriquecer, afinal, quem não quer?

Na verdade, se você estudar direitinho a questão da sua estabilidade financeira, vai conseguir mudar de vida para melhor e caminhar para o enriquecimento.

ANÚNCIO

Se você seguir as regras, continuar trabalhando com carteira assinada e o seu empregador recolher direitinho a contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), lá na frente você terá a sua aposentadoria como previsto.

Só que o problema não é se aposentar… E sim se manter durante a aposentadoria.

Porque o que você vai ganhar do INSS? A sua aposentadoria, provavelmente, será um pouco acima do salário mínimo vigente, não é mesmo? E esse valor é baixo para se manter em uma fase cheia de gastos.

O problema é que essa renda não é suficiente para te dar liberdade para quem dirá ter o seu lazer ou para ter uma velhice confortável. Você não se sente em condições de fazer esses planos porque não tem o principal combustível – que é o recurso para pagar esses planos.

E você está certo! Então, na prática, o que você não pode fazer é cair na armadilha de tentar administrar a pobreza. E é agora que a nossa conversa começa a ficar boa!

Ganhando um salário baixo dá para enriquecer? Descubra a resposta e mude de vida!

Seja próspero!

Se a sua vida não é uma vida de prosperidade, tem que criar essa prosperidade.

Isso se faz de forma muito objetiva: tem mais valor o trabalhador que tem mais conhecimento e soluções para as necessidades das empresas.

Você não precisa se esforçar para poupar o seu dinheiro para ter uma aposentadoria melhor.

Seria muito mais interessante você se esforçar para poupar para poder fazer um curso qualificatório daqui um tempo.

Mesmo porque se você não consegue poupar, que é a realidade sim da maioria dos brasileiros, mal dá para pagar remédio, alimento, quem diria poupar para fazer um curso, né.

Então, se você não tem nada para investir, opte pelos cursos gratuitos. O próprio Senai e Senac tem um montão deles por aí. A desculpa da falta de dinheiro não deve ser empecilho para você ganhar mais dinheiro, entende isso?

Na prática, quando você decide investir em você, você não vai investir no banco… Você opta pelo Tesouro Selic, por exemplo.

Mas, em um primeiro momento não estamos falando em investirmos em aplicações financeiras, mas sim na sua qualificação, no seu diploma, no seu currículo!

Porque assim você terá mais possibilidades de trabalho e isso fará com que sua renda aumente.

Certamente no começo será um aumento de renda combinado com um certo sacrifício de agenda a começar uma segunda carreira, uma segundo trabalho, um emprego temporário.

Uma mensagem de alento aqui é bastante importante: perceber o quanto a economia está se transformando porque na prática quem busca conhecimento está buscando a oportunidade de sair na frente de outros que estão trabalhando enquanto você está estudando.

Invista sim na sua formação.

Invista, não necessariamente, em dinheiro.

Pode ser um investimento simplesmente de tempo, mas invista em você porque quando você se fortalece como uma boa solução para sociedade que você vai ter emprego garantido.

Mesmo nas crises!

Enriquecer é uma questão de escolha, mas as escolhas têm parte por eliminar escolhas erradas ou superar escolhas limitantes que coloca as pessoas do caminho de poucas possibilidades.

Uma corda no alto

Em vários livros sobre finanças dá para reconhecer a história do malabarista que faz palhaças na corda bamba, que fica lá no alto do circo, quase que fora dele.

De um lado temos a vontade de enriquecer e para isso queremos poupar todo dinheiro a todo momento. O que é um erro porque você deixa de lado os seus prazeres e a sua vida.

Por outro, temos o consumismo, que não nos deixa poupar. O que também é um erro porque faz com que vivemos sem previsão e sem expectativas para a melhoria da qualidade de vida.

Agora, o que propomos nesse conteúdo é que você não deixe de estudar. Como falamos, alguns bons cursos são pagos, mas existem bons cursos gratuitos também.

O ideal é você optar por aquele que vai te fazer crescer como pessoa e profissionalmente.

Como o malabarista da corda no alto, temos que ser equilibrados com o dinheiro. Ganhar mais e enriquecer sempre é uma boa ideia, só que focar apenas no dinheiro pode ser uma grande armadilha.

Tenha sempre perspectivas de vida, de trabalho, de alternativas.

ANÚNCIO