5 formas inteligentes para economizar dinheiro com a energia elétrica em casa!

ANÚNCIO

As tarifas de energia elétrica estão subindo no Brasil inteiro. E a cada mês ou ano que passa, isso acontece de forma exponencial. E como não dá para gente parar de usar a energia elétrica, o que precisamos fazer é aprender a diminuir o consumo!

Por isso mesmo é que hoje o assunto aqui é como economizar com energia elétrica.

ANÚNCIO

Sim, primeiro porque a tarifa sobe toda vez e isso pesa no nosso bolso, de trabalho, logo se a gente não conseguir diminuir o consumo, isso avai impactar o nosso orçamento financeiro. Mas, também porque isso é bom para o meio ambiente.

5 formas inteligentes para economizar dinheiro com a energia elétrica em casa!

Ah, sobre desperdiçar energia… e dinheiro!

E olha que nem listamos aqui o fato do desperdício da energia elétrica, que pode representar 40% do valor da conta, tá bom?

Isso porque existem pesquisas que comprovam que o desperdício pode representar tudo isso valor na sua conta. O que isso significa? Que é muita grana indo embora, meio que pelo ralo, sabe?

ANÚNCIO

Logo, se você conseguir cortar o desperdício, você pode passar a pagar bem menos na sua conta.

Então, essa não é uma dica enumerada, mas vai ser muito útil para você. fique atento porque vale a pena você fazer aquelas dicas que você já sabe e colocá-las em prática.

  • Não sair de casa e deixar a luz acesa;
  • Não deixar a TV ligada a toa;
  • Não dormir com a TV ligada.

Todas essas coisas podem representar, sim, uma economia muito grande na sua conta de energia.

Então, sem mais delongas, vamos direto às dicas!

1 – Evite colocar alimentos quentes na geladeira

A geladeira trabalha de maneira focada para manter aquela temperatura que você regulou de forma equilibrada.

Então, quando você abre a porta da geladeira seguidamente o ar quente entra na geladeira e quando você fecha, o motor trabalha mais para voltar a aquela temperatura normal dela.

E é a mesma que acontece quando você coloca a comida quente, o motor vai trabalhar muito mais para baixar a temperatura da sua geladeira.

E cada vez que o motor trabalha mais puxa mais energia.

Portanto, o ideal é, além de você não colocar comida quente, você não ficar abrindo a porta toda hora.

Anotou a nossa dica número 1? Pode parecer coisa simples, mas essa mudança de hábito vai resultar em boas economias no fim do mês para você.

2 – O ferro de passar gasta menos energia por mês do que a geladeira!

Isso por que a geladeira está ligada 24 horas por dia, o mês inteiro.

Então, essa frequência desse eletrodoméstico que nunca está ligado o tempo todo é menor do que a da geladeira, acredite você.

Por isso, a geladeira acaba gastando mais do que o ferro de passar que você liga de vez em quando.

Todo mundo diz que o ferro puxa muita energia. E é verdade, mas, ele é ligado bem menos do que a geladeira, né. Por isso, na soma da conta, o gasto acaba sendo menor.

Uma boa ideia é tirar da tomada aqueles eletrodoméstico que não tem necessidade de ficar em stand by porque tudo que fica ligado o tempo todo, gasta muito e aumenta a sua conta.

Sobre o ferro, ainda que ele gaste menos do que a geladeira, a recomendação é usar da maneira correta. Como? Junte o máximo de roupa para passar e só depois liga o ferro.

Porque cada vez que você liga o ferro, o tempo que ele leva para atingir a temperatura que você programa no aparelho é o que faz gastar mais energia.

Então, se você liga o ferro e passa 2 ou 3 peças e cada vez faz isso, você está gastando mais energia do que se juntasse umas 20 peças e passasse de uma só vez.

3 – Cuidado com o ar condicionado

Porque o consumo do ar condiciona é bem alto e você já deve saber disso.

Inclusive, para que você tenha um comparativo, o ar condicionado pode gastar o mesmo que 12  ventiladores portáteis ligados.

Por isso, você tem que usar com cuidados. E separamos alguns desses cuidados, anote aí:

  • Não deixar a porta aberta ou janelas abertas, para que o ar quente não entre;
  • Não coloque quente demais e nem frio demais;
  • Não ligue em ambiente onde não tem ninguém;
  • Não fique ligando ou desligando o tempo todo.

Tudo isso também parece simples, mas é fundamental para que o aparelho seja usado de forma correta. Sem contar ainda com a higiene, que precisa ser periódica para que ele tenha o melhor desempenho, tá bom?

4 – O chuveiro elétrico é o vilão da conta de luz

Você já sabe que tomar banhos mais rápidos é uma das dicas mais frequentes, quando a gente fala de economizar com chuveiro elétrico.

Outra dica é que nos dias mais quentes, mudar a chavinha do seu chuveiro elétrico para posição verão, posição menos quente, também vai te ajudar a economizar muito.

Feito isso, com essa simples mudança, você vai gastar até 30% menos.

5 – Evite horários em que a tarifa de energia é mais alta

Existem, sim, em que algumas horas do dia em que a tarifa de energia elétrica fica ainda mais alta.

Entre 18 e 21 horas é o horário chamado de ponta, onde tem mais pessoas utilizando energia elétrica. E isso foi criado para que as pessoas se conscientizassem sobre o uso da energia.

Os eletroeletrônicos estão para facilitar a nossa vida, então, é muito importante que você aprenda a reduzir a sua conta para que você não tenha que deixar de usar e reduzir o seu conforto.

Use energia sim, mas use com consciência. Isso é bom para o meio ambiente, para você e para o seu bolso!

ANÚNCIO