Confira 5 formas erradas de usar o salário

ANÚNCIO

Você já deve ter notado que existem várias formas erradas de usar o salário. Isso porque ao chegar no fim do mês, nada sobra, não é mesmo? Essa é uma questão que deve ser refletida. Até mesmo porque passar alguns dias sem dinheiro pode impulsionar você para as dívidas.

Assim sendo, vamos considerar alguns erros mais comuns dos brasileiros. Ao saber deles, você poderá virar a sua chave e começar a enriquecer aos poucos. Inclusive, considere que evitando erros, você pode ter uma vida financeira mais saudável e mais rica também.

ANÚNCIO

Ah, e antes que você diga alguma coisa, já vamos te adiantar um conselho, que vem dos gênios da bolsa de valores… O mais importante é o quanto você gasta e não, necessariamente, o quanto você ganha. Portanto, nada de reclamar do seu salário, ok?

1 – Ir nas baladas mais caras da sua cidade

Pode parecer uma grande besteira. Mas, saiba que a maioria das pessoas que são consideradas “gastonas” usam parte do salário em baladas caras. Inclusive, fazem isso logo nos primeiros dias após receber o salário do mês. O que é um erro, obviamente.

Nesse caso, se você recebeu o seu salário saiba que existem outras prioridades além dessa. Aliás, existem muitas outras prioridades. Sem contar que dá para você se divertir sem ter que ser o rei do camarote ou ir no lugar mais caro.

ANÚNCIO

O fato é que hoje em dia não dá para gastar dinheiro com extravagâncias ou lazeres caros. Deixe isso para outra hora, já que agora é hora de montar a sua reserva de emergência e pensar no seu futuro.

Nesse caso, temos que considerar não apenas as baladas, mas também os itens e produtos de luxo que você esteja pensando em ter. Uma boa ideia para saber quanto você deve gastar com isso, no máximo, com lazer é ter um planejamento financeiro adequado.

2 – Comprar produtos sem pensar duas vezes antes

A próxima das formas erradas de usar o salário é sair por aí comprando alguns produtos sem nem saber se isso é realmente necessário. Aliás, é bem provável que você já tenha passado por isso antes alguma vez na vida.

O que acontece é que com o dinheiro no bolso, na mão ou no cartão, a gente se torna mais poderoso. Nesses casos, a gente vê uma promoção de tênis e já quer comprar. Ou a gente vê aquele famoso “compre 2 e pague 1” e já quer aproveitar. No entanto, isso não é muito certo.

Para fazermos compras, o mais recomendado é estudar isso. Dessa forma, a gente tem que se perguntar se a compra realmente é necessária e o quanto é necessária para agora. Logo, pense duas vezes antes de comprar. O erro está em comprar por impulso, de forma inconsciente.

3 – Deixar de lado o pagamento das contas prioritárias

Confira 5 formas erradas de usar o salário

Mais um erro é fingir que não se lembra daquelas contas que são realmente importantes. Por exemplo, a conta de água, de luz, do supermercado, etc. Ao invés de fazer isso, as pessoas querem pagar compras no shopping ou ir comer naquele restaurante chique.

Mas, isso até pode acontecer desde que você faça o inverso: pague as contas prioritárias antes. O motivo é que se elas não forem pagas você pode ficar sem os serviços. E ninguém merece ficar sem energia em casa em pleno século 21, né.

Agora, um detalhe importante é considerar quais são as contas prioritárias. Inclusive, isso vai variar de família para família. E não há problemas em escolher a internet e o telefone ao invés da conta de água. Tudo vai depender do que você julga necessário, ok?

Aliás, para quem está com contas atrasadas ou dívidas, essas devem ser prioridades. Até mesmo a conta do cartão de crédito dever ser, já que o atraso gera taxas de juros bem altas nos dias atuais.

4 – Comprometer mais do que você ganha de salário

A pessoa resolve fazer um planejamento financeiro adequado. Aí, ela separa as porcentagens que vai gastar em cada área da vida e que é importante para a família. Porém, chega no fim do mês e falta dinheiro. Com certeza, algo está errado, não acha?

Dessa maneira, consideramos ter aqui outra das formas erradas de usar o salário. Isso porque o ideal é ter um planejamento que seja mesmo adequado e seguir ele. Não adianta você ir comprando café na padaria, por exemplo e achar que esse dinheiro não vai fazer falta.

Conheça os 5 principais erros do endividamento que as pessoas cometem

A verdade é que qualquer centavo é importante para o seu planejamento. E se você quiser ir tomar café na padaria está tudo bem. No entanto, para isso adicione tal gasto no seu cronograma financeiro. Só assim você vai conseguir manter a ordem.

5 – Deixar o seu futuro de lado, esquecendo-o

Para terminar o conteúdo, você também deve considerar que o seu futuro é importante. E isso independe de qual é a sua idade agora. Se você acha que já está velho para pensar na aposentadoria, pense em aproveitar o tempo que lhe resta para viajar, por exemplo.

Nesse pensamento do futuro, considere dar valor a si mesmo. É o famoso “se pagar primeiro”. Por isso, investir parte do salário para o próprio futuro é importante. Ainda mais quando a gente pensa que o Governo está fadado ao fracasso da previdência social.

Seria um erro ficar pensando que o seu direito a esse salário será suficiente para custear essa fase da vida, que exige mais de você e do seu orçamento. Tenha sabedoria para criar a própria aposentadoria ou para aproveitar os anos finais da sua vida.

ANÚNCIO