Forbes lista os 100 Mais Ricos do Mundo. #4 São Brasileiros!

A lista das pessoas mais ricas do mundo começa com nomes já muito falados, como o fundador da Microsoft, o norte-americano Bill Gates, que, aos 61 anos é o homem mais rico do planeta, com uma fortuna estimada em 266 bilhões de reais. Depois, estão 2 estadunidenses: Warren Buffet, do Berkshire Hathaway e Jeff Bezos, da Amazon. Eles tem patrimônios acumulados em 232 bilhões e 223 bilhões de reais, respectivamente.

Amancio Ortega, da rede Zara é o mais rico daqueles que não nasceram nos Estados Unidos. O espanhol, aos 80 anos, acumula 218 bilhões de reais. Daí, voltando para os Estados Unidos, tem o Mark Zuckerberg, que fecha a lista dos 5 primeiros nomes que ficam no topo da lista, com patrimônio de 171 bilhões.

Em se tratando de Brasil, são 4 nomes listados. São eles:

  1. Jorge Paulo Lemann, na 22ª posição,
  2. Joseph Safra, na 37ª posição,
  3. Marcel Herrmann Telles, na 73ª posição,
  4. Carlos Alberto Sicupira, na 96ª posição.

Conheça um pouco dos 2 primeiros colocados do Brasil:

  • Jorge Paulo Lemann tem 71 anos e é controlador da AB Inbev e da 3G Capital. Apesar de continuar sendo o melhor brasileiro, Lemann perdeu 3 posições no ranking mundial, deixando, inclusive, de fazer parte dos 20 primeiros mais ricos do mundo.
  • Joseph Safra tem 78 anos e é dono do Banco Safra. Apesar de não ser o mais rico do mundo é nomeado com o banqueiro mais rico do planeta. Quando o assunto é finanças e investimentos, o banqueiro fica atrás apenas de Warren Buffet e George Soros. Safra também é dono da J. Safra Sarasin, na Suíca, que possui operações em outros lugares do mundo, como em Nova York.

Depois, mesmo que não faça parte do top 100, existem outros milionários/bilionários brasileiros que também foram citados pela pesquisa. São eles: Eduardo Saverin (do Facebook), Ermirio Pereira de Moraes, José Roberto Marinho e irmãos (Rede Globo), Abilio dos Santos Diniz, Walter Faria, Jorge Moll Filho, Julio Bozano, Jose Luiz Cutrale, Andre Esteves, Aloysio de Faria, Alexandre Grandene Bartelle, Carlos Sanchez, Jayme Garfinkel e outros.

De forma geral, os destaques são para Francisco Ivens Dias Branco e família Moraes, que antes figuravam no top 100 e agora, não mais. Já outros nomes, como Ana Villela, Liu Ming Chung, José Isaac Peres, Maurizio Billi, Lia Maria Aguiar e outros, que não faziam parte da lista íntegra da Forbes, agora fazem.

Bilionários

Em termos de bilionários, houve um acréscimo de 13% no mundo no último ano. Agora, ao todo, são 2.043 fortunas acima de 1 bilhão de dólares. É um recorde já que é a primeira vez na história que o número passa de 2 mil. Como já vimos, Bill Gates puxa a lista, seguido por Warren Buffet, Armancio e etc. Porém, a questão é que há novos 195 bilionários, sendo que 76 deles são chineses. Depois, outros 25 são americanos.

Além disso, há 15 novas mulheres na lista, sendo que 14 são asiáticas. Agora, no total, há 227 mulheres na lista. A francesa Liliane Bettencourt é a mulher mais rica do mundo pelo 2º ano consecutivo, com 122 bilhões de reais. A 2ª é Alice Walton, filha do fundador do Walmart. A lista de mulheres tem 2 brasileiras: Maria Helena de Moraes (filha de José Ermírio de Moraes) e Regina de Camargo Pires de Oliveira, acionista da Camargo Correa.

5 Motivos que te impedem de investir dinheiro e ficar rico agora! – Universidade do Investidor ► AULA #06

Em termos de nação, os Estados Unidos mantém a liderança, com um recorde de 565 bilionários. Depois, China, que tem 319, seguida da Alemanha (114) e Índia (101).

Ao todo, existem 56 bilionários abaixo dos 40 anos.

Notícias Rápidas sobre o Mercado do Dinheiro

  • Lemann tenta comprar Galeão, mas Odebrecht rejeita – A GP Investimentos, de Lemann, não conseguiu comprar o Galeão. Agora, as concorrentes diretas na compra, tais como CRCC e Vinci, apostam ainda mais na briga.
  • Lemann e Buffett desistem de união entre Heinz e Unilever – “A Unilever e a Kraft Heinz têm alta consideração uma pela outra. A Kraft Heinz tem o máximo respeito pela cultura, a estratégia e a liderança da Unilever. Portanto, a Heinz, amigavelmente, concordou em retirar a proposta para combinar as duas empresas em uma só”.
  • Dona do Burger King anuncia compra da Popeyes – a Canadense Restaurant Brands International, dona do Burger King, anunciou a compra da rede Popeyes com o valor de 79 dólares para cada ação, o que avalia 1,8 milhão de dólares.
  • 36 Bilionários Chineses ampliam suas riquezas com Governo Trump – Conforme pesquisa do Bloomberg Billionaires Index, eles aumentaram a riqueza em 13%, a partir do dia 8 de novembro e tiveram aumento de 39 bilhões de dólares em patrimônio. Os ganhos foram maiores até do que nos Estados Unidos.
  • 8 bilionários mexicanos reduzem suas riquezas com Governo Trump – Desde de 8 de novembro, eles estão indo à caminho opostos do chineses, com um declínio de 5%. Carlos Slim, o mais rico da América Latina, teve queda de 4,2 bilhões de dólares.

Países mais Ricos e mais Pobres do Mundo

A Global Finance fez um ranking dos países mais ricos e pobres do mundo. E os Estados Unidos não está no topo. Isso porque “Para saber se os cidadãos de um país são ricos, queremos entender quanto eles podem comprar. Portanto, um ajuste final se baseia em poder de compra”, conforme o texto do ranking que se referente à valores de 2016. Assim, o Brasil ficou na 84ª posição na lista de 189 nações.

10 Opções de Negócios para Ficar Rico e Ser Feliz, ao mesmo tempo

Confira, abaixo, os 10 mais ricos, seguidos dos 10 mais pobres.

  1. Qatar
  2. Luxemburgo
  3. Macao
  4. Singapura
  5. Brunei
  6. Kuwait
  7. Irlanda
  8. Noruega
  9. Emirados Árabes
  10. São Marinho

E…

  1. República Centro-Africana
  2. República Democrática do Congo
  3. Burundi
  4. Libéria
  5. Niger
  6. Malaui
  7. Moçambique
  8. Guinea
  9. Eritrea
  10. Madagascar

Com informações do R7, MSN e Infomoney