Já ouviu falar em Fitness Truck? Conheça essa ideia de negócio

ANÚNCIO

Lá no interior de São Paulo, em Ribeirão Preto, tem um assunto que rodou a cidade na última semana. É o serviço de um personal trainer que foi apresentado a população de forma bastante excêntrica. É o fitness truck, que você vai conhecer mais nas próximas linhas.

A ideia dele é muito simples: levar os exercícios físicos para onde o cliente está, seja em casa ou no trabalho ou na praça ou qualquer outro lugar. Sendo assim, podemos imaginar uma espécie de academia móvel.

ANÚNCIO

O conceito de truck é conhecido no mundo todo. Mas, muito mais quando se fala em food truck, que nada mais é do que alimentos vendidos em carrinhos que ficam estacionamentos em diversos lugares públicos. Tem o de churros, de Burger, de hot dog.

Porém, até então, não se via de academia, né? Por isso, essa é uma ideia de negócio que fez muita gente ficar impressionada. Ainda mais agora, em época de pandemia, onde as academias físicas devem ficar fechadas para evitar o contato social.

Conheça a fitness truck

A ideia de levar exercícios físicos e mais saúde para os clientes é do educador físico Ricardo Vallada. Ele já era professor de academias, mas viu um mercado que poderia ser diferenciado. Assim, junto com o sogro, lançou a ideia no mercado.

ANÚNCIO

Inicialmente, a ideia era a de acoplar uma carretinha ao carro. No entanto, ele queria algo mais inovador. Veja o que ele contou à uma revista lá de Ribeirão Preto.

“Fui estudando e colhendo informações até chegar ao Fitness Truck. Fiquei dias e dias sem dormir pensando nesse projeto. No começo, achava impossível fazer o Truck do jeito que eu queria, mas a vontade falava mais alto”.

Foi assim que ele deu forma à sua “Academia Móvel”, como ele mesmo chama. O processo inicial começou antes da pandemia estourar, isso há 11 meses. Mas, foi durante ela que o serviço fez sucesso.

Os exercícios físicos

Agora você pode estar se perguntando, além da ideia, como é que funciona essa fitness truck, não é mesmo? Saiba que Ricardo cria diversos treinamentos para seus alunos. Como os circuitos funcionais, em grupos, musculação e até atividades focadas em corridas.

“É para todos os perfis, desde a pessoa que quer emagrecer quanto a pessoa que busca fortalecimento muscular, além de idosos e crianças”, diz o empreendedor.

O mais interessante é que Ricardo diz que atualmente muitas empresas têm procurado ele para estudar a ideia de levar essa academia móvel até suas sedes, visando o que é chamado de exercício laboral, importante para a saúde dos funcionários.

A atividade ao ar livre

Ainda contemplando o conceito criado pelo educador físico, considere que há uma grande diferença entre treinar em uma academia, que é um espaço fechado, e treinar ao ar livre – como nessa fitness truck.

Para ele, a academia é muito fechada e estruturada. Logo, muitas vezes se torna cansativa para alguns frequentadores. Assim, a vantagem da academia ao ar livre é justamente a chance de aumentar a diminuição do nível de estresse ao fazer a malhação e o exercício.

“A sensação faz com que você queira repetir a dose, funcionando como um estímulo natural ao exercício. Ai, o treino deixa de ser obrigação e se torna um prazer”, completa Ricardo.

O empreendedor ainda fala sobre a comodidade desse tipo de treinamento. Especialmente para quem trabalha o dia todo e quando chega em casa encontra lá a academia bem na porta. Isso é motivador e estimulante, garante o personal.

3 benefícios de se exercitar ao ar livre

Para completar o pensamento do criado da fitness truck, nós fomos atrás dos 3 principais que existem ao se exercitar ao ar livre. Confira quais são eles, com base em estudos científicos e até mesmo na recomendação de médicos cardiologistas.

1 – Contato com a natureza

Essa vantagem tem a ver com o fato de que uma grande parte da população brasileira passa quase que o dia todo em um escritório ou sala fechada. Assim, a prática do exercício físico na rua ou em praças e parques é um contato direto com a natureza.

2 – Fugir da rotina

A próxima vantagem que encontramos é aquela que mostra que ao praticar exercícios ao ar livre, qualquer pessoa perceberá que há um mundo de coisas e pensamentos fora da rotina de trabalho. Dá para notar até a mudança das estações do ano, por exemplo.

Descubra quais são os 5 principais custos de uma academia

3 – Autoconhecimento

Por fim, o autoconhecimento. Parece não restar dúvidas para cientistas que conhecer melhor o seu corpo e o seu ritmo é algo que é muito claro quando se pratica atividade no ambiente natural – porque isso gera mais paz e relaxamento. E isso é bom para a saúde mental também.

Para empreendedores – esse é um bom mercado?

Voltando a trazer a opinião do empreendedor Vallada, saiba que ele diz que pensa nessa ideia como um modelo de franquia. Afinal de contas, muita gente procura esse serviço para se exercitar fora das academias tradicionais.

Fitness Truck

Inclusive, ele fala que o pensamento das pessoas está mudando quanto à prática de atividades ao ar livre.

“Muitas pessoas estão procurando alguma atividade física que movimente o corpo. Antes era mais prioridade a preocupação com a estética corporal, hoje não. As pessoas estão procurando essas atividades para ampliar relacionamentos, melhorar a postura e a mobilidade corporal”.

ANÚNCIO