Como passar pelas festas de final de ano com as finanças pessoais em ordem?

ANÚNCIO

Se você ainda não parou para pensar em como vai manter o seu orçamento financeiro… É bom você ficar bem alerto – a gente tem menos de dois meses para as festas de fim de ano, que incluem o natal e o réveillon.

Para te ajudar com essa missão (de se organizar financeiramente e acabar o ano com tudo em cima), vamos dar algumas dicas de consumo consciente – e isso é importantíssimo.

ANÚNCIO

Na verdade, a gente sabe que todo final do ano vem com muita empolgação: são as festas!

A gente tem um dinheiro extra que recebeu do 13º salário, algumas bonificações e tudo mais – até as vendas e as comissões aumentam! Aí, vem aquele espirito natalino e do réveillon e a gente acha que precisa comprar tudo que vê pela frente.

Por que, afinal, a gente se sente muito rico, né!

ANÚNCIO

Ah! A gente tem dinheiro no banco, vou dar conta do recado e ainda vai sobrar muita grana, não é?

Na real, não é bem assim!

A gente sabe (ou precisamos considerar) que viemos de um ano difícil – a gente olha para trás e pensa: “meus resultados não estavam muitos bons justamente porque eu andei fazendo coisas erradas”.

O que isso quer dizer? Que você não vai repetir esses erros agora, de novo, no final do ano!

Eu tenho uma graninha, tudo bem, isso é ótimo, um ponto positivo para você.

O ideal é pensar: “eu posso começar o próximo ano com o acúmulo de patrimônio – tudo turbinado – ou, ao menos, com alguma coisinha investida para dizer que 2018 vai ser muito próspero”.

A ceia em família

Para começar, se você é do tipo de pessoa que gosta de fazer uma ceia em família… Esse é um ponto onde a gente pode gastar muito dinheiro e pior tudo: acaba desperdiçando muita comida também! É tão comida que vai para o lixo que dá dó!

É uma dor imensa!

Portanto, nada melhor do que começar a se organizar financeiramente.

Faça a lista de quem vai à sua ceia de natal e coloque uma data para a pessoa confirmar se ela realmente vai passar com você ou não – essa confirmação é importante.

A partir disso, você passa a se planejar com tudo, inclusive, com a quantidade de pessoas exatas que vão participar.

Ao menos uns 15 dias antes do natal, você já tem que saber isso!

Quanto mais cedo melhor para a pessoa confirmar realmente se ela vai estar na ceia e para você fazer a divisão da comida. Porque essa coisa de você bancar tudo sozinho já não está com nada – foi-se o tempo que isso acontecia.

Como passar pelas festas de final de ano com as finanças pessoais em ordem?
Reprodução: Google

O formato americano

A segunda dica é exatamente essa: sabendo quem são as pessoas confirmadas, faça a divisão da comida baseado no número de convidados – que realmente são importantes para você, ok?

O que cada um pode levar e a quantidade, qual é?

É bom ficar atento para que assim a quantidade seja super-real e não haja a necessidade de jogar comida fora.

Ainda assim, é muito possível que vá sobrar comida. Está na cultura do brasileiro exagerar em praticamente tudo, especialmente na comida. Assim sendo, depois do natal, depois da ceia, das festas, você pode fazer uma distribuição do que sobrou.

A ideia é cada convidado levar uma parte para casa e fazer a refeição da semana.

Assim, ninguém joga dinheiro fora e nem comida fora – o planeta agradece.

Os presentes de fim de ano

Para os presentes do final do ano…

A gente quer dar presente para todo mundo e a gente se sente na obrigação de dar presente para um monte de gente – essa é a verdade: e é um grande erro.

A dica é fazer uma listinha de quem você gostaria de dar presente e o quanto que você vai gastar com cada pessoa.

Assim, por mais que às vezes a gente queira dar presente para todo mundo é interessante saber que não dá para bancar isso.

Então, faça uma lista de pessoas que você gostaria de dar um mimo – e que seja algo bem econômico.

Por mais que a gente tenha uma grana extra no final do ano, a ideia é começar o próximo ano com o dinheiro guardado sem as dívidas e já investindo para que a energia do ano novo seja incrível.

O ideal não é começar cheia de pendências das festas, que são incríveis para comemorar, mas que não vale a pena para as nossas finanças.

Entre os gastos pessoais, as viagens, os presentes…

Por mais que a gente mereça o melhor, a gente tem que estar sempre consciente com a nossa vida financeira.

Aliás, se você pode dar uma lembrancinha para todo mundo por que não dar para você também? O que você precisa comprar? O que você gostaria de comprar? Selecione na lista o que está dentro das suas possibilidades.

Fale com a sua consciência financeira!

Viagem de fim de ano

Vai viajar? Faça uma lista com base no seu orçamento. E, a partir disso, crie o seu planejamento para viagem. Quanto gastar nessa viagem? O que é importante? Que passeios você quer fazer? Onde você vai expor mais dinheiro e tudo mais…

Para que essa viagem seja econômica.

E o mais importante é o tempo de planejar essa viagem, pois se deixar para a última hora fica tudo muito caro – e bem mais caro.

Por que você tem que focar realmente nas finanças?

Porque não é só uma festa de fim de ano – veem ai 365 dias para você deparar com sua situação financeira!

Quanto melhor suas decisões agora melhor sua relação com o dinheiro ano que vem.

E que você consiga se organizar financeiramente.

As compras e os sintomas consumistas

A gente sabe que as festas do final de ano sempre nos dão um pouco de dor de cabeça na hora das finanças. O ponto é pensar nisso na hora de você ir as compras!

O ideal é você começar a fazer suas compras bem antes porque quanto mais tempo você tem  para se planejar, pesquisar, para ir atrás do que você quer comprar, menos você vai correr o risco de se envolver com a parte emocional!

Quando você vai com pressa, em cima da hora, com as lojas lotadas… Você fica meio perturbado. E isso é normal, comum na vida de qualquer pessoa.

É só chegar dezembro para todo mundo começar a ficar com aquela emoção a flor da pele e a gente corre o risco de gastar muito mais dinheiro do que deveria.

A partir de agora, você vai planejar tudo antes de ir as compras – com o objetivo de fazer as compras de natal de uma forma mais econômica e menos consumista.

Você tem que ter tempo de pesquisar – que é a coisa mais importante!

A gente fala para evitar as compras e gastar muito menos dinheiro, se você tiver mais tempo de pesquisar você compra com mais racionalidade pensando somente no que você precisa exatamente para aquele momento.

Amigo Secreto

Nada melhor do que chamar a família para fazer um amigo secreto – a gente não tem que sair comprando presente para toda a família, para todos os amigos… Falamos disso acima, você se lembra, não é?

Porque não dá para arcar com isso, ninguém pode, ninguém deve.

Pensando no presente, o amigo secreto é a melhor ideia!

Todo mundo que participa da ceia vai ganhar presente. Pronto, isto é ótimo.

É o momento da diversão – que é hora de abrir e descobrir quem é amigo secreto – vai acontecer!

Você precisa comprar um único presente para o seu amigo secreto – e nada mais.

E, além disso, é super econômico e divertido.

Mas, vai ter pessoas que você quer presentear além do seu amigo secreto porque tem pessoas que você sabe que independente de quem você tire como mãe, marido, filho… Elas gostam de fazer isso.

Outro ponto positivo é que o amigo secreto faz o sorteio com antecedência – daí você já sabe qual vai ser o seu amigo secreto e também para se programar para comprar os presentes.

Outra coisa: defina qual é o valor que você vai gastar com esses presentes!

E o que você tem disponível para gastar com os presentes!

Isso tudo antes de sair às compras!

Faça isso em casa para você sair preparado na hora de fazer as compras. E não se esqueça: tenha em mente o que você deseja comprar para cada pessoa (uma só, que é o amigo secreto).

Para saber onde comprar e o que comprar, pesquise.

Assim, você vai às compras muito mais focado e elimina as tentações, evitando cair nelas para não gastar mais do que devia. Se fizer tudo isso, tem menos emoções envolvidas, já deixa tudo organizado e fica preparado para as festas do final de ano.

Outra coisa muito importante: nada de levar a criançada para fazer compras porque as crianças vão ficar tentando, tentando e tentando até conseguirem o que quer – um belo de um presente caro.

Claro, depende como são os seus filhos, mas, se eles forem assim (pidões) você não vai conseguir resistir a essa insistência toda… É melhor você não levar eles.

Se você sabe que você vai conversar com eles ou que eles não vão se comportar bem ou mesmo que eles fizerem todas essas manhas… A sua opção é ser firme o suficiente, aí sim, você pode leva-los.

Isso é só um alerta – geralmente as crianças nos deixa sair do que a gente tinha planejado.

Arrume as finanças antes do ano acabar

A gente começa a planejar e cuidar das nossas finanças a partir de agora para que ano que vem já começamos a colher os frutos. Aguenta aí, que ainda temos um plano para te ajudar a acabar o ano no azul.

Independente do momento que você está lendo esse artigo, o plano é ter um para se planejar.

O plano é justamente encontrar formas para você colocar tudo em prática, a qualquer momento.

E eu vou compartilhar algumas práticas que funcionam!

Faça diferente esse ano – especialmente se você passou o inteiro dizendo: “meu Deus do céu, estava muito difícil não conseguir dar conta do recado financeiramente, porém nunca é tarde e o momento de começar é agora”!

Então, começamos com as dicas.

Uma meta por semana

Se você tem tempo, o ideal é separar a semana para ter uma única coisa para se focar, colocar como prioridade e não encher sua agenda com várias coisas que no fim você não dá conta de fazer nada.

Listar os gastos

A primeira meta pode ser listar os seus gastos!

Todo mundo fala que você tem que se atualizar, tem que anotar todos os gastos e tudo mais.

Para você fazer esse plano, dá uma olhada no seu orçamento financeiro, liste tudo o que você está gastando, quais são os gastos que você tem neste momento, avalie criteriosamente o que você pode cortar, o que você pode diminuir e o que pode ser rebalanceado!

Tudo para que o seu orçamento financeiro fique saudável, estruturado financeiramente falando, sabe?

Listar as dívidas

Para a segunda semana, você vai listar as suas dívidas! Se você está endividado e as suas receitas líquidas.

Sabe qual a diferença em receita bruta e receita líquida?

A receita líquida é quando você recebe que você tem poder de decisão de direcionar para onde você quiser. E o bruto fica lá com impostos, coisas que a gente não tem acesso.

Então, quero que você liste exatamente o quanto entra na sua conta e quanto vai entrar!

Por exemplo, em dezembro, que as vezes entra um pouquinho mais e novembro também… Mas, saiba o quanto você vai receber.

Na segunda semana vão ser essas as tarefas se você tem dívidas.

Lista do que fez de errado

Para a terceira semana, você vai trabalhar o seu ano, o seu período anterior.

  • Então, o que você fez de certo esse ano?
  • O que você conseguiu mudar?
  • Quais foram os acertos com as finanças que você fez?
  • Você não fez tantas dívidas?
  • Você controlou o cartão de crédito?
  • Você conseguiu economizar?
  • Você liquidou as dívidas?

Isso são coisas que você fez então valeu muito a pena.

E coisas que você fez errado, que não precisava ter feito, não quer repetir esse erro, isso não foi legal, isso não deu resultado bacana…

Você vai listar os seus erros e acertos financeiros do ano que passou!

E você vai fazer a lista de coisas que você fez bem legal que você quer repetir e outras que você quer deixar de fazer para o próximo período.

Avaliação da Vida Financeira

Na quarta semana você vai avaliar sua vida financeira, avaliar seus objetivos, sonhos e tudo mais… E pensar qual é a coisa mais importante que você precisa fazer na sua vida financeira para que possa ver uma mudança significativa.

Aquela que se você fizer muitas outras coisas vão ser influenciadas e você vai resolver várias coisas, entendeu?

Decide uma coisa que é importante e com o efeito dominó outras coisas vão sendo impactada também.

Então, uma coisa que parecia de outro mundo, impossível de resolver, você já diminuiu e anemizou a situação com a prioridade que você precisa definir na quarta semana.

Defina os seus objetivos

Na quinta semana é hora de você definir seus objetivos para o próximo período.

3 coisas financeiras que você quer alcançar e realizar para o próximo período?

Somente 3 coisas.

A gente tem manias de colocar um monte de metas e objetivos para um ano e em um ano a gente sabe que não é nada perto de tudo do que a gente precisa fazer.

A gente precisa ter uma vida normal, em todas as áreas da nossa vida e realizar nossos objetivos.

Nessa semana você vai listar 3 objetivos financeiros que você quer alcançar no próximo ano.

Negocie as dívidas

Na sexta semana, para quem tem dívidas, é hora de arregaçar as mangas e começar a negociar as dívidas.

Sabendo o poder de ação, você sabe como está seu orçamento financeiro, teve alguns extras no final do ano, então é hora de acabar com as dívidas!

Para que o ano comece mais tranquilo… Faça isso!

É hora de ligar e falar o que você pode pagar, começando o ano com as contas organizadas e já encaminhadas para o processo de quitação.

E quem não tem dívidas, é hora de criar um plano de gastos!

Você já sabe como está seu orçamento e deu uma avaliada… Mas, coloque metas para o ano que vem, de consumo consciente, de eliminar alguns gastos, de avaliar com mais tranquilidade as suas finanças, de fazer aquela revisão mensalmente!

Coloque uma estrutura do seu orçamento, o quanto você quer ganhar, qual a sua meta de salário.

Sempre se apoie no seu conhecimento

Na sétima semana é hora de estudar um pouco mais!

A indicação é ler um livro de investimentos ou assistir um curso gratuito!

Esse conhecimento vai te ajudar muito!

Ele te dá uma visão clara e geral sobre os investimentos financeiros!

É hora de estudar finanças em investimentos para alcançar seus objetivos.

Faça uma aplicação financeira

Na oitava semana é hora de você fazer uma aplicação financeira!

Isso mesmo: invista para você, escolha alguns objetivos que você definiu e vai lá e faça a primeira aplicação seja o valor que você bem entender.

É importantíssimo que na oitava semana você faça uma aplicação para alimentar a esses objetivos ou pelo menos um dos que você definiu nesse plano de ação para colocar as finanças em ordem.

São oito semanas para você se divertir e enriquecer!

Como passar pelas festas de final de ano com as finanças pessoais em ordem?
Reprodução: Google

Bônus – Ideias de Presentes de até 30 Reais para o Natal

Em época de crise financeira e instabilidade política, ninguém quer arriscar e gastar todo dinheiro que tem, não é mesmo? Veja como é fácil economizar dinheiro e ao mesmo tempo agradar o seu ente amado.

Copo Soco Inglês Dourado

O copo tem ótima qualidade e a aparência pode surpreender o presentado.

É feito em cerâmica com design de soco inglês, o que o torna agradável de segurar.

Ele pode servir para várias bebidas, como água, café, chá, suco, entre outras.

A cor é branca com a alça dourada.

O valor é de 29,90 e ele está disponível no site do Garimpodoze. 

No site também há outras variações de copos, como o da Munich Haideken, que tem o mesmo valor.

Kit Banho Amazonian (Granado)

O estojo de banho com produtos Amazonian vem com 2 sabonetes em barra formulados com glicerina vegetal e 1 sabonete líquido com fórmula equilibrada ao pH da pele.

Em nenhum produto há ingredientes animais.

O Kit sai por 25,00 no site da Granado. 

Cartão Multifuncional SOS Ferramentas

É um cartão que vai te salvar em vários momentos, como na reforma de casa ou no happy hour.

Ele tem 11 funções diferentes – faca, abridor de garrafa, abridor de lata, serra, chave de parafuso borboleta, régua, chave de fenda, porcas e espaço para chaveiro, entre outros.

O cartão custa 19,90 na Imaginarium. 

Forma de Gelo

A forma torna possível fazer 6 gelos em forma de arma ou outros objetos.

O produto é feito de silicone e funciona em temperaturas baixas.

Ele pode ser usado também para fazer sucos, leite, vinho e outros ingredientes diferentes.

O valor é de 29,90 e ele também está no site do Garimpodoze.

No mesmo site ainda tem outras opções como as formas de frutas, pinguins, coração, robôs.

Abridor de Garrafa Veneza (Brinox)

O abridor é um produto 3 em 1, sendo que abre garrafas, saca-rolhas e corta cápsulas.

É feito de material em aço inox (mais durável e resistente).

O produto está custando 26,91 no site da Camicado. 

Hidratante Corporal Encanto Sedução (Avon)

O hidratante tem vários aromas, como o Amora Champagne, que provoca os sentidos e prepara sua pele para momentos especiais.

Ele tem rápida absorção e protege contra os odores da transpiração.

No site da Avon o refil do produto sai por 21,99. 

Mini Lanterna Android

É um produto para uso doméstico ou emergente. A lanterna é carregável por USB e tem uma potente luz de LED, além de ser leve e com formato em Android.

Após 1 hora de carga, a lanterna poderá ser usado por até 10 horas, levando em conta que existe dois modos de uso, onde ela fica acessa constantemente ou piscando.

O valor é de 20,00 no site do Garimpodoze. 

Da Redação com informações do Youtube

ANÚNCIO