Veja 5 filmes de autoajuda financeira para você sair das dívidas e enriquecer

A gente fez uma seleção muito interessante de 5 filmes de autoajuda financeira. E a ideia é fazer com que você tenha uma espécie de “guia para você aprender a usar o dinheiro”. Então, é ótimo para ser seguido durante as férias ou um feriado prolongado, por exemplo.

Por exemplo, a gente começa com 2 títulos bem leves, de comédia e que falam de consumo inconsciente. Depois, a gente tem uma história de superação com um clássico. E, por fim, a gente fecha com dois filmes mais especializado no mercado de investimentos e ações.

Os filmes de autoajuda financeira

Sendo assim e sem demorar mais vamos direto aos títulos, considerando que temos de comédia à drama, ok? E também não seguimos ordem de publicação das obras, mas sim a ideia de “sair das dívidas” para “enriquecer”.

1 – Os delírios de consumo de Beck Bloom (2009)

Um dos filmes de autoajuda financeira que a gente tem que citar para o começo deste conteúdo é aqui e ele tem um motivo bem especial para estar logo nas primeiras posições. Aliás, o próprio nome indica isso: consumo.

Para quem não viu ainda, considere que Rebecca é uma repórter nova iorquina que sonha em trabalhar em uma revista de moda famosa. No entanto, enquanto não alcança o seu objetivo, ela descreve artigos de finanças pessoais para outra revista, dessa vez, financeira.

Ao mesmo tempo em que ajuda as pessoas, ela tem uma vida pessoa bem bagunçada. Justamente, pelo fato de ser compulsiva com as compras. Inclusive, ela tem dívidas no cartão de crédito – o que também é um problema para muitos brasileiros.

Bom, essa é a história que você pode acompanhar e o desfecho é bem interessante. Mas, note que é uma comédia romântica, onde cita os problemas do consumo inconsciente e da importância de comprar apenas o que é essencial.

2 – Até que a sorte nos separe (2012)

Esse é um filme nacional que fez tanto sucesso que está no seu número 3. Ou seja, são 3 filmes de “Até que a sorte nos separe”, sendo que você pode até fazer uma sessão pipoca e vê-los na sequência. A boa notícia é que ele é ótimo para ver com os filhos, mesmo que pequenos.

Basicamente, temos Leandro Hassum como ator principal de toda comédia em todas as edições. E tudo começa quando ele ganha na loteria. O problema é que ele não sabe planejar bem as suas compras, sendo que ele chega à falência.

Também é um livro interessante para quem costuma gastar muito com lazer, especialmente com festas, viagens, carros e casas de luxo. A ostentanção aqui é a palavra mais usada e que menos faz sentido para quem quer manter a conta bancária gorda.

Ah, tem um ponto muito legal é que Tino, que é o Hassum, tem um amigo/vizinho que é consultor de finanças. E ele tenta, por várias vezes, ajuda-lo na reestruturação das finanças.

3 – A procura da felicidade (2006)

O próximo dos filmes de autoajuda financeira que faz sentido nesse caminho entre as dívidas para a riqueza é a “A procura da felicidade”. Se nos dois tópicos anteriores a gente falou sobre gastos compulsivos, agora a gente começa a falar sobre a superação.

E superação no sentido de que enriquecer pode não ser um processo simples, mas é possível para todo mundo. Inclusive, para quem não nasceu em um berço de ouro e não teve herança da família. Até mesmo para quem recebe salários mínimos ou menos do que isso.

Esse filme é tão incrível que foi indicado ao Oscar. É um drama de Will Smith e conta a história de um pai solteiro que luta muito para dar dignidade à vida do filho (que também é o seu filho na vida real).

filmes de autoajuda financeira

A história fica interessante quando ele investe dinheiro em um negócio que não dá certo e, por conta disso, ele passa por problemas financeiros e até ao término do casamento. Se relacionou com a história? Vale a pena ver (mesmo que de novo).

4 – O homem que mudou o jogo (2011)

Dando sequência à nossa lista inspiradora de filmes sobre finanças pessoais e economia, temos esse aqui que é estrelado por Brad Pitt. Na história, ele é gerente de um time de baseball Oakland Athletics. E ele tem uma grande ideia.

Sendo que o foco é desenvolver um programa de estatísticas para o time – mas, deve fazer isso com pouco dinheiro. Então, acaba sendo uma inspiração para quem tem que cortar gastos em casa, por exemplo. Afinal, para enriquecer, esse esforço é necessário.

A ideia de Brad deu certo e o seu time voltou à primeira liga de esportes local. Também se tornou uma grande chance econômica para a gerência.

5 – O lobo de Wall Street (2013)

Por último, como não poderia ser diferente, a gente tem o próximo dos filmes de autoajuda financeira que é mais focado em quem já está investindo e quer conhecer mais da bolsa de valores. Obviamente, esse é um tipo de ativo para experientes.

Então, esse é um filmaço de Leonardo Dicaprio. Basicamente, temos Jordan como consultor de uma corretora de investimentos. No entanto, na época, a bolsa de valores despenca, e o consultor perde o seu emprego.

Sendo assim, ele começa a trabalhar em uma empresa menor, de ações de baixo valor. Então, tem uma sacada: abre uma empresa de vendas onde as ações têm retorno alto. Assim, passa a ter uma vida de rei. É melhor você ver para entender. É um ótimo filme.

Bônus – outras recomendações

Além desses filmes que foram citados, saiba que existem outros títulos que também são bons. Por exemplo, o famoso “As loucuras de Dick e Jane”, “A negociação”, “Trabalho interno”, “O homem que mudou o jogo”, “Grande demais para quebrar” e “A grande aposta”.

Não há posts para exibir