Como Ficar Rico Rapidamente Sendo Pobre – 5 Dicas Simples de Warren Buffett

Se você é pobre, não nasceu em uma família abastada e quer conseguir Ficar Rico Rapidamente com o seu próprio esforço, saiba que esse artigo foi escrito especialmente para você. Conseguir Ganhar muito Dinheiro não tem a ver, necessariamente, com receber Heranças Milionárias, Ganhar na Loteria ou vencer um Reality Show.

Você pode conseguir isso seguindo algumas dicas de um dos maiores bilionários do mundo – Warren Buffett.

Antes de listar às dicas, observe se você tem “predisposição” para conseguir tal êxito.

Tony Robbins é autor do livro “Money: Master the Game” e para produzi-lo, perguntou à Buffet o seguinte: “O que fez você ganhar tanto dinheiro”?

A resposta foi bastante objetiva: “Três Coisas: Morar na América, pelas ótimas oportunidades, Ter Boa Genética, para viver por mais tempo e os Juros Compostos”.

Confira o que o bilionário quis dizer com isso – mas atenção, essas ainda não são as nossas dicas selecionadas, apesar de ser itens que pode te deixar um pouco mais animado com a oportunidade que tem de ganhar dinheiro e ficar rico.

Morar na América

Os brasileiros vivem em um local privilegiado, “abençoado por Deus”. Não a toa, o país está entre os 10 países mais ricos do mundo, o que mostra que aqui há oportunidades devido à um mercado considerado “aberto”.

A economia não é de primeira linha, é verdade, mas isso nos dá a vantagem de seguir alguns modelos de sucesso, exatamente como acontece nos Estados Unidos.

Assim, uma primeira observação tem a ver com “Estudar os Grandes”, as pessoas que tem sucesso, que fizeram acontecer, que “acertaram a mão”, exatamente como Warren Buffett. Aliás, você não precisa reinventar a roda, mas pode começar por investir cerca de 10% do seu salário todos os meses.

Ter uma Boa Genética

Nesse caso, o bilionário cita a Longevidade e a Saúde, que não vem apenas pela genética. Muitas pesquisas têm mostrado que doenças como o Câncer não são passadas de “geração em geração”, mas se acreditava no passado.

Logo, viver muito e viver bem ter a ver com manter uma Alimentação Saudável, Praticar Exercícios Físicos e Cuidar da Mente e do Sono.

Agora, o que pode ser observado é que todas as pessoas de sucesso cuidam da saúde. Você faz isso? Consegue equilibrar os três pontos citados acima? Talvez esse seja um bom começo para vencer na vida financeira.

Os Juros Compostos

Nesse caso, Buffett dá poucos detalhes e deixa tudo no ar: “Os juros compostos”.

Mas, é óbvio que para alcançar a liberdade financeira, as pessoas tem que contar com os juros compostos, que nasce na mentalidade de qualquer investidor, que mesmo sendo pobre, consegue ter disciplina para economizar, poupar e investir dinheiro.

Aqui, a regra é bastante simples, considere os seguintes itens: Renda Principal, Renda Extra e Renda Passiva. Estude mais sobre elas e faça com que elas estejam presentes na sua vida, de forma inteligente.

A nota, neste caso, deve-se ao fato de não investir apenas quando sobrar dinheiro, mas sim constantemente e periodicamente, mês a mês. Pesquise sobre aplicações financeiras que rendam mais do que a inflação e você terá sucesso.

A Regra Número 1 de Warren Buffett

Quem conhece um pouco da história de Buffett, sabe que ele é uma pessoa cômica ou, no mínimo, engraçada. Em várias entrevistas, o bilionário trata com humor os questionamentos. Mas esse humor não deixa de lado as verdades do Mercado Financeiro.

Assim, Buffett já declarou diversas vezes qual é a Regra Número 1 para Ficar Rico: Nunca Perca Dinheiro. Em seguida, ele sempre completa: “A regra número 2 é nunca esquecer a Regra Número 1”.

Obviamente que a conta do investidor é simples… Se você perde 50% do dinheiro que tem, terá que ganhar 100% posteriormente para conseguir voltar ao ponto de onde iniciou a trajetória.

Além do mais, qualquer tempo perdido dilui a mágica dos Juros Compostos em qualquer investimento financeiro.

As 7 Frases Mais Marcantes de Warren Buffett

Aversão à Perda

Seguindo a linha de raciocínio de Buffett e algumas análises médicas, é possível reconhecer que o ser humano tem o que é chamado Aversão à Perda.

Isso nada mais é do que o tamanho do sofrimento que temos ao perder qualquer real que seja. Até as moedas que sumiram da carteira nos torna pavoroso.

Porém, o contrário não ocorre com a mesma intensidade. Ganhar Muito dinheiro nos traz felicidade, porém, nunca do mesmo grau do que a perda. É como se quiséssemos sempre mais e, portanto, mesmo que ganhamos muito dinheiro ainda não chegamos ao nível máximo de felicidade.

Em uma tradução bem simples, isso é a aversão á perda, intrínseca no ser humano.

Como Não Perder Dinheiro

Tudo bem, se temos aversão à perda e temos que seguir a Regra Número 1 de Warren Buffett, o que fazer para não perder dinheiro.

Basicamente, não se deve investir dinheiro em aplicações na qual não se conhece muito bem. No mercado da Renda Variável, por exemplo, é incorreto comprar ações de uma empresa de biotecnologia se você não às conhece perfeitamente. O seu investimento ficará muito difícil.

Depois, além disso, diversificar os investimentos é fundamental para que, no mínimo, você consiga diluir os riscos de perder dinheiro.

Mas, observe que diversificar não é “comprar uma ação de cada empresa” e sim pensar no impacto dos seus investimentos financeiros frente às variações do mercado.

Por fim, para não perder dinheiro, o melhor conselho é aquele que diz para seguir os hábitos ou as dicas das pessoas que já conseguiram chegar ao topo do cume financeiro.

Uma das maiores fraquezas do ser humano, assim como de alguns investidores, é agir com medo, com insegurança e achar que investir dinheiro é o mesmo que perder dinheiro.

O que de fato não é.

Quando se estuda os melhores e maiores investidores do mundo, assim como o mercado, torna possível criar critérios e habilidades que tem a ver com o seu próprio perfil para investimentos financeiros. Isso não quer dizer que você ficará rico da noite para o dia.

Mas, te ajuda a conseguir controlar as emoções e, principalmente, as decisões de investimentos financeiros, o que gera melhores resultados. A estratégia para investir, por exemplo, é a chave para o sucesso.

E se a Estratégia Falhar…

Você nunca deve esquecer que até mesmo os maiores erros criam ótimas oportunidades para aprender algo novo. E aprender algo novo todos os dias é um dos hábitos mais comuns entre as pessoas mais ricas do mundo, inclusive, o famosinho Buffett.

Pessoas como ele se motivam pela mudança, pelo aprendizagem, pelo conhecimento.

Obviamente, como investidor financeiro, você deve enfrentar seus medos e seus erros diariamente e diretamente, sempre buscando o aprimoramento e dando passos adiante.

Aliás, o dinheiro é importante para qualquer pessoa que vive neste mundo, no entanto, quase sempre ele é um meio e não o fim. A vida nos cerca de coisas especiais todos os dias e que são gratuitas. Você não precisa daquele carro esportivo e luxuoso para ser feliz, precisa?

As dicas que selecionamos de Warren Buffett, que vamos citar abaixo, falam exatamente disso – de como não perder dinheiro e, ao mesmo tempo, não perder a essência da vida.

O Sucesso e o Dinheiro, segundo Warren Buffett

Calma leitores, já estamos chegando nas dicas selecionadas para este artigo.

Porém, é importante conhecer um pouco mais do nosso bilionário aqui citado. “Eu meço o sucesso pelo número de pessoas que me ama”, ele diz. Esse talvez seja um ponto que você não conhecia sobre esse multimilionário norte-americano, não é? Portanto, continue lendo.

Que ele é uma pessoa diferenciada, todos sabem – afinal, com 11 anos ele já escolhia quais ações gostaria de investir dinheiro. Aos 16, já tinha ganho o equivalente à 53 mil dólares ou 202 mil reais.

Em outra biografia do bilionário, escrito por Alice Schroeder (The Snowball: Warren Buffett and the business of Life), há um discurso de Warren feito à estudantes da universidade da Georgia Tech. Ao ser perguntado sobre o maior sucesso, o bilionário afirma:

“Basicamente, quando você chega à minha idade [na época, 85 anos], você vai medir o seu sucesso na vida por quantas pessoas te amam”.

“Eu conheço pessoas que têm muito dinheiro. Elas recebem como presente jantares e seus nomes são usados para batizar alas de hospitais. Mas, a verdade é que ninguém no mundo as ama. Se você chega à minha idade e ninguém pensa bem de você, não importante o tamanho da sua conta bancária, a sua vida é um desastre”, disse.

“Esse é o teste derradeiro de como viver sua vida. O problema com amor é que você não pode compra-lo. A única maneira de conseguir amor é ser uma pessoa que merece ser amada. Quanto mais amor você dá, mais você recebe”.

Note que Sentimento e Dinheiro tem relação intrínseca… Mas, chega de delongas, vamos às 5 dicas especiais selecionadas do megainvestidor, um dos maiores de todos os tempos.

5 Dicas Simples de Warren Buffett para Ficar Rico Rapidamente mesmo Pobre

Sinceramente, Warren Buffett não gasta dinheiro como alguns dos outros bilionários fazem. Ele mantém hábitos muito simples e, totalmente, SURPREENDENTES. Saber administrar as finanças é crucial para qualquer pessoa que quer ficar rica rapidamente, mesmo que elas sejam pobres na atualidade.

Gastar com consciência talvez seja o passo número 1.

O investidor – também chamado de Oráculo de Omaha é CEO da Berskshire Hathaway. O patrimônio é grandioso e aumenta a cada dia, mas é bem mais do que 77 bilhões de reais, conforme a Forbes – o que o deixa na posição de 2º homem mais rico do mundo, ficando atrás apenas de Bill Gates.

Nessas dicas você, no mínimo, vai se surpreender em como Buffett leva uma vida simples, sem luxos e praticando a filantropia. O que ele se denomina? “Um Homem com Gostos Simples”.

“Eu compro tudo que quero na vida. Dez casas me deixariam feliz? Ter muitas posses consome você em certo ponto”, ele disse, certa vez, ao Business Insider.

1 – A Mesma Casa Desde 1958

Warren Buffett mora na mesma casa desde que a comprou, em 1958. Ela fica em Ohama, no Nebraska e na época foi adquirida por algo em torno de 31,5 mil dólares, o que equivaleria hoje à 270 mil dólares ou 894 mil reais.

Você acha que ele vai coloca-la a venda? Não tão cedo…

2 – Café da Manhã de Pobre

Todos os dias Warren Buffett começa o dia com um café da manhã barato, que NÃO inclui pagamento de preços altos para torradas francesas gourmet diariamente preparadas por uma equipe da casa.

Quando o assunto é alimentos, o megainvestidor se torna uma piada viva ao ser lembrado por economizar dinheiro tomando café no McDonald’s.

Ah, vamos ser sinceros, sabe o que inclui no café da manhã do bilionário? Um pacote de Oreo, conforme diz o seu amigo íntimo Bill Gates.

“Uma coisa surpreendente que descobri sobre Warren é que ele basicamente comia o que gostava quando tinha 6 anos”, disse. E continuou com o humor sobre a DIETA BIZARRA E BARATA: “Verifiquei os dados e menor taxa de mortalidade está durante os 6 anos de idade. Então, decido comer como um jovem de 6 anos. É o curso mais seguro que posso tomar”.

3 – O Mesmo Carro por Muito Tempo

Você quase que impossivelmente encontrará Buffett dirigindo um modelo algo superior ao que chamados de “modesto”. Conforme a própria filha, o bilionário anda com o mesmo carro até que pode.

“A verdade é que eu dirijo pouco durante o ano, então compro carro novo com pouca frequência”, ele afirma.

Aliás, carros nada mais são do que gastos. E, se o assunto é controle financeiro, manter o carro em dia, com revisões periódicas e pelo maior tempo possível pode significar uma boa economia de dinheiro. Optar pelo semi ao invés do novo também é um ótimo negócio.

Como Ficar Rico Rapidamente Sendo Pobre – 5 Dicas Simples de Warren Buffett
Reprodução: Google

4 – Passatempos Acessíveis e Gratuitos

Se comparado à outros CEOs, investidores ou empresários famosos, os momentos de lazer de Buffett são muito mais acessíveis e alguns gratuitos.

Por exemplo, Bridge é um jogo de baralho jogado em duplas. Buffett é viciado no jogo e já chegou a passar 12 horas por semana jogando.

“Eu não me importaria em ir para a prisão se eu tivesse os três companheiros certos para que jogarmos bridge o tempo todo”, ele já chegou a afirmar.

Quando não está no baralho ou com investimentos, pode ser que você o encontre tocando seu ukulele e cantando.

5 – Trata os Amigos sem Extravagâncias

Você já pensou em ser amigo de Buffett para usufruir de suas economias? Então, está enganado porque isso possivelmente não vai acontecer. A amizade dele com Gates, por exemplo, é lendária e veja o que o fundador da Microsoft diz sobre isso:

“Aprendi muitas coisas com o Warren nos últimos 25 anos, mas talvez o mais importante é o que é a amizade. É sobre ser o tipo de amigo que você gostaria de ter. Todos devem ter a sorte de ter um amigo tão amável quanto Warren”.

E, definitivamente, ter um bom amigo não significa incluir presentes caros. Buffett é o time de pessoa que vai buscar Gates no aeroporto quando ele vai para Ohama e liga com frequência para o amigo, a fim de manter contato.

Bônus: Warren Buffett e suas Dicas para Investimentos Financeiros

Essa parte do texto é apenas para quem já tem o hábito de investir dinheiro e leva em conta a diversificação dos investimentos financeiros. Buffett divulga sua carta anual aos acionistas periodicamente e fala sobre o mercado financeiro de forma aberta e espontânea.

A Carta Anual da Berkshire Hathaway é o meio pelo qual o Oráculo de Omaha se comunica com o mundo e seus acionistas. Se você ler esse documento perceberá que o primeiro momento diz sobre os dividendos – Buffett não os pago, fazendo com que o investidor vida simplesmente da valorização das ações.

Assim, e seguindo o documento de Buffett é possível considerar 3 lições valiosas do bilionário.

Reinvestir o Salário Sempre

Ao invés de usar todo o salário, o megainvestidor fala em reinvestir uma parte do salário para investimentos financeiros e não apenas “quando sobrar dinheiro”. Quanto maior for o investimento, menor será a necessidade dele no futuro.

Aliás, quando mais cedo o investidor começar a investir, melhor, levando em conta que o tempo estará à seu favor. Já o oposto – quanto mais tarde começar a investir – menos tempo terá para capitalizar o dinheiro.

Oportunidades em Ações e Renda Fixa

As quedas são ruins? Nem sempre. A queda dos juros, por exemplo, pode aumentar o ganho nos títulos pré-fixados, provando que sempre há oportunidades para investir dinheiro.

Variações de Investimentos Financeiros

No mundo atual existem diversas oportunidades de investimentos financeiros, sendo que as ações são as que mais atraem o dinamismo econômico, já que estão vinculadas ao processo de valor econômico capitalista.

Sobre Warren Buffet

Warren Buffett, que atualmente é bilionário, não herdou dinheiro da família. A fortuna foi construída durante décadas e ele conseguiu aumentar o patrimônio devido à investimentos em setores como infraestrutura, bancos e bens de consumo.

A grande diferença dele para outras pessoas “comuns” é que Buffett começou a ficar ricobem cedo. Conforme o site dividend.com, aos 11 anos o investidor comprou suas primeiras ações na Bolsa de Valores.

Isso aconteceu porque ele vendia jornais e tornou-se, rapidamente, dono de máquinas de pinball em diversos pontos de Omaha.

Assim, ainda adolescente, Buffett precisou preencher a sua 1ª declaração do Imposto de Renda, ao se formar no ensino médio porque já tinha uma fazenda no seu nome.

O GUIA COMPLETO: SAIBA COMO INVESTIDORES DEVEM DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA!

Aos 16 anos, ele já tinha uma soma de 53 mil dólares. E alguns empreendimentos, como a venda de bolas de golfes, polimento em carros, venda de selos e a criação de máquinas de pinball em barbearias.

Confira um breve histórico, feito em décadas, da história e da fortuna do personagem em destaque!

Aos 20 anos

Logo após se formar, Buffett começou a trabalhar em uma corretora de ações, junto com o pai. Somou 20 mil dólares e aos 24 foi trabalhar com o investidor Benjamin Graham, recebendo um salário de 12 mil dólares por ano.

Saiba mais – sobre Benjamin Graham: é considerado o precursor da estratégia buy and hold de investimentos em ações, adotada por seu seguidor bilionário Warren Buffett.

O foco desta estratégia é comprar ações de empresas sólidas e com ótimas perspectivas de geração de caixa e mantê-las no portfólio de investimentos por um longo período, objetivando, desta forma, a maximização dos lucros.

Aos 30 anos

Trabalhando com Graham, Buffett conseguiu atingir a marca de 1 milhão de dólares, isso em 1960. E 5 anos depois, o dinheiro se multiplicou para 26 milhões de dólares, época em que ele adquiriu uma fatia majoritária no Berkshire Hathaway. Hoje, esse é o seu maior veículo de investimentos.

Saiba mais – sobre a Berkshire Hathaway: é uma companhia sediada em Omaha, no Nebraska, nos Estados Unidos, que supervisiona e gere um conjunto de empresas subsidiárias.

A empresa tem um crescimento médio de 20,3% aos seus acionistas, nos últimos 44 anos, enquanto empregam muitos funcionários e tem uma dívida mínima.

COMO FICAR RICO NA BOLSA DE VALORES OPERANDO EM DAY TRADE?

Aos 40 anos 

Aos 43 anos, Buffett tinha 34 milhões de dólares e usou o dinheiro para adquirir a fabricante de alimentos See’s Candies. No meio de 1970, a crise do mercado acionário fez com que o patrimônio dele recuasse, em uma queda brusca, para 19 milhões de dólares.

7 anos depois, Buffett alcançou, novamente, o valor de 67 milhões de dólares.

Saiba mais – sobre a See’s Candies: é um fabricante e distribuidor americano de doces, particularmente chocolates. Foi fundada por Charles See em Los Angeles, Califórnia, em 1921. A empresa está agora sediada em San Francisco, Califórnia.

Aos 50 anos 

Nos anos 80, impulsionado pelo boom do mercado de ações em Wall Street, Buffett dobrou o patrimônio, chegando à 620 milhões de dólares e aos 56 anos alcançou seu 1 bilhão.

Como Ficar Rico Rapidamente Sendo Pobre – 5 Dicas Simples de Warren Buffett
Reprodução: Google

Com informações da Gazeta do Povo, Administradores e GuiaInvest