Aprenda como ficar rico estudando os profissionais de alta performance

Talvez você já tenha pensado nisso. Mas, provavelmente, nunca pensou. Já percebeu como os profissionais de alta performance costumam agir em momentos de difíceis tomada de decisão?

Existe uma característica que é muito comum em todos esses profissionais de alta performance, sejam grandes executivos, sejam grandes empresários ou sejam os grandes atletas de ponta.

Todos eles, normalmente, têm a capacidade de visualizar mentalmente aquilo que eles vão fazer em um momento crítico. Se nunca pensou nisso, a hora é agora, com certeza.

Alta Performance

Isso vale para qualquer tipo de tomada de decisão, como em uma uma prova de corrida, por exemplo. Também vale para uma prova de natação, um campeonato de surfe ou até mesmo em uma reunião de negócios ou em uma apresentação de projetos.

Em todos os casos, esses profissionais conseguem pensar mentalmente em coisas antes da atividade principal acontecer.

E isso permite com que eles se concentrem e se conectem com aquelas informações. E permite também que eles cheguem aquecidos, previamente aquecidos, para aquela exposição que vai ser feita.

Isso vale tanto para o esporte como para uma apresentação, por exemplo.

Então, o que a gente tem que levar em consideração disso tudo que estamos falando? Por que que um profissional de alto desempenho faz isso? Como ele consegue fazer isso? De que forma isso pode ajudar a gente a ficar rico?

A mágica

alta performance
Foto: (reprodução/internet)

“Ah, eu vou fazer a apresentação daqui a meia hora. Então, eu vou começar a mentalizar aqui, né. Vou botar uns cristais aqui na sala e vou mentalizar”. Não, acredite, não é essa a mágica do negócio.

O profissional de alto desempenho ou alta performance  só consegue fazer isso porque, primeiro, ele tem um planejamento. E o planejamento é a base para tudo na vida. Especialmente, para as difíceis tomadas de decisão que temos diariamente.

Esse profissional sabe o começo, o meio e o fim de tudo.

Ele tem uma estratégia montada para as diferentes situações que pode vivenciar. Afinal, ele pensou e refletiu sobre aquelas informações que ele vai passar ou sobre aquele esforço que ele vai fazer em determinada competição ou atividade.

É isso: ele sabe exatamente o que ele tem que fazer.

Então, ele se planejou e se informou. Logo, isso é o que seria o equivalente a ter treinado também. Por isso, o treino é importante. Isso é muito comum de ouvir em uma atividade esportiva.

Ou você acha que os jogos de futebol, por exemplo, funcionam de outra forma? Os atletas treinam antes das partidas. E nos jogos, o que eles fazem? Tentam representar o que foi feito no treino, obviamente.

Então, a partir daí, ele tem um plano de ação, uma estratégia a ser seguida.

O planejamento é o treino

“Poxa, eu vou nadar em uma prova de 50 metros. Pensando nisso, eu sei como que eu vou entrar na água e e eu sei como é que eu vou dar a primeira braçada também. Aliás, eu sei quantas respiradas eu vou dar (provavelmente nenhuma) e sei exatamente quando eu vou chegar lá”.

Parece algo meio ilusório… Mas, é assim que funciona, ao menos, mentalmente.

Muitos profissionais sabem, inclusive, a quantidade de braçadas que ele vai dar até o final da prova. Isso para atletas de natação, obviamente.

E naquelas provas que não precisam da virada, eles sabem, também, qual o momento exato que ele começa a preparar a virada – ali na marcação que tem na própria piscina.

Então, o ponto aqui é que você tem que executar exatamente aquilo que você planejou. E aí é que entra a importância do planejamento, que é o treino.

Se você não tem um treino, você vai para o jogo sem base, sem estratégia, sem planejamento.

Essa mentalização é um momento antes da execução e posterior ao planejamento. E o que vai te dar base, perspicácia, paciência e ideias para tomar as decisões.

Então, quando a gente fala de finanças saiba que funciona de forma igual: treino!

Quem não treina, não joga bem

Tem muita gente que vive todos os dias que nem um verdadeiro zumbi. A pessoa vai vivendo o dia-a-dia de maneira completamente irracional, completamente desconectada de qualquer tipo de planejamento, completamente boiando.

Você conhece outras pessoas, certamente, que vivem dessa maneira, sem consciência nenhuma, não é? Isso afeta demais a parte financeira daquelas decisões que a gente tem que ter a cada momento da nossa vida.

Cada compra é um jogo. Cada ida ao mercado é um jogo. Cada gasto com o carro é um jogo. A todo momento a gente toma decisões financeiras na nossa vida. E aí é que vem a grande jogada: quem não treina, não joga bem.

Por isso, o planejamento tem que existir na sua vida.

Então, a primeira coisa que você tem que fazer é isso: você tem que ter um plano, você tem que ter uma estratégia, você tem que treinar para saber como vai jogar.

Se não, você não vai conseguir visualizar a partida.

Tenha planos, estratégias e jogue

Uma pessoa planejada não vai chegar em um determinado local e simplesmente vai sair gastando todo dinheiro que tem simplesmente porque ela viu coisas bonitas lá para comprar.

Isso é o mesmo que um jogador de futebol entrar em campo e começar a dar piruetas no ar. Nada a ver, né?

Você tem que ter um plano em mente, especialmente se vai em uma determinada loja, em um determinado shopping. Tem que estar com um objetivo claramente definido. E é isso que vai conectá-lo aos planos que você treinou antes.

Por fim, lembre-se disso: qualquer profissional de alto desempenho ou alta performance, normalmente, têm a capacidade de mentalizar antes da execução de algum trabalho que eles vão fazer.

E isso só é possível porque tem a preparação, o treino e o planejamento.

Então, não deixe de se dedicar ao seu aprendizado e à montagem da sua estratégia porque uma vez que isso esteja feito as suas decisões financeiras serão mais assertivas.

Não há posts para exibir