7 Formas de Ficar Rico Mesmo com Pouco Dinheiro

ANÚNCIO

As pessoas mais ricas do mundo não conseguiram tal fama por acaso. Na maior parte dos casos, elas conquistaram suas riquezas a partir do nada. Alguns casos envolvem inteligência e outros, meritocracia. Mesmo que tenha pouco dinheiro você pode ficar rico, desde que faça por merecer.

E merecer ficar rico não é lá tão difícil assim. Você pode começar por pensar igual os ricos e, muito mais do que isso, agir como eles.

ANÚNCIO

Tom Corley é um especialista no assunto que dedicou boa parte da sua vida a estudar a vida dessas pessoas dita milionárias. Ao todo foram 233 ricos e 128 pobres. Ele fez uma análise e um paralelo entre os hábitos praticados por eles.

Isso é muito importante para você entender qual o rumo sua vida está tomando.

Até o final do artigo vamos listar 7 formas de ficar rico, conforme esse estudo. Porém, antes, vamos ver o que dizem os especialistas.

ANÚNCIO

O que É Preciso saber Sobre Alcançar a Riqueza?

Todas as pessoas do mundo almejam o sucesso financeiro, porém, poucas se propõe a mudar os hábitos financeiros, a partir de mudanças simples do dia a dia, em um processo que não é tão fácil como todos gostariam que fosse.

O mesmo Tom Corley citado acima foi quem respondeu à esse questionamento relativo ao tempo: “Quanto tempo demora para que os bons hábitos financeiros comecem a produzir resultados concretos”?

Veja o que ele disse:

“Conforme minha pesquisa, a maioria dos hábitos dos ricos começa a dar resultados depois de muitos anos de prática. Não é uma ciência exata, por isso não dá para especificar uma quantidade de anos”, disse ao Business Insider.

“É preciso entender que a mudança de costumes não é mágica. Adquirir hábitos financeiros como economizar e fazer investimentos financeiros aumentam mais as chances de ganhar mais dinheiro, mas é um processo demorado”, afirmou.

“É preciso tempo para os considerados hábitos de ricos começarem a dar resultados. A mudança não garante uma gratificação financeira imediata”, finaliza o autor.

O que é Preciso Saber sobre Poupar Dinheiro?

Mark Cuban é um milionário que contou ao mundo como conseguiu alcançar a riqueza: “É possível ter 1 milhão de dólares no banco, mesmo que você não seja um empreendedor”, disse.

Ele é integrante do programa Shark Tank e diz que a disciplina é o fundamento mais importante para conseguir êxito financeiro. Ele também é dono do time de basquete Dallas Mavericks.

“A ideia do livro é que se você pode economizar 1 milhão de dólares e viver como um estudante [orçamento reduzido], você consegue se aposentar cedo. Mas você precisa ter disciplina de poupar o dinheiro. Eu realmente acredito nisso”, ele disse ao falar da obra “Cashing in on the American Dream: How to Retire at 35”, de 1988.

Ele seguiu esse conselho e a ideia de poupar dinheiro foi radical.

“No início da minha carreira, eu fiz coisas como ter cinco colegas de quarto, comer macarrão com queijo por semanas porque era mais barato, tinha um carro velho usado… No começo a gente passa por momentos difíceis, mas que fazem parte da história”, revelou.

Para ele, ficar rico requer não apenas sorte, mas também saber assumir riscos.

“Você pode economizar 1 milhão? Pode, mas você realmente precisa ser disciplinado e não pode ter medo de assumir riscos. Isso inclui fazer um investimento incerto, mas que tenha uma chance de retorno alta, por exemplo”, exemplifica.

Aos 59 anos, o patrimônio acumulado de Cuban era de 3,7 bilhões de dólares.

Atenção na Hora de Investir Dinheiro

Na hora de começar a investir dinheiro, as pessoas costumam ter várias dúvidas sobre o tema, inclusive com a insegurança de ter que tomar decisões difíceis.

O medo de fazer a escolha errada é o que mais inibe as pessoas de investirem dinheiro, diminuindo as chances da independência financeira.

Quem ainda não sabe ao certo qual investimento financeiro escolher, deve analisar alguns aspectos importantes, mas que não são os únicos quesitos a serem considerados, já que a aplicação financeira deve ser permeada de diversos aspectos.

Renda Fixa e Renda Variável

Antes de tudo, o imediato é pesquisar as novidades disponíveis no mercado financeiro, que variam entre a renda fixa e a renda variável. Neste caso, o mais aconselhável é se basear conforme o perfil do investidor.

Obviamente, quem não gosta de correr riscos, deve ir à renda fixa, em um perfil que é mais conservador. Por outro lado, o perfil arrojado é aquele que corre mais riscos e busca as maiores rentabilidades da renda variável.

Isso é importante porque o investidor terá mais chances de chegar ao seu objetivo financeiro.

  • Para Conhecer os Investimentos na Renda Fixa, Clique Aqui.
  • Para Saber Tudo sobre a Renda Variável, Clique Aqui.

Corretora de Valores e Bancos

Essa é uma questão ainda muito recente na vida dos brasileiros, aliás, a maior parte dos “investidores” aplicam dinheiro na poupança, o que não é uma boa medida.

Depois disso, a pessoas ainda preferem os títulos privados dos bancos, que contam com a garantia do FGC – Fundo Garantidor de Crédito.

Mas, por outro lado, os títulos do Governo Federal também são considerados seguros, já que tem a garantia do Tesouro Nacional.

O que é preciso levar em conta é que existem vários títulos que vão de acordo com o perfil de investimento desejado – conforme o tempo, o valor inicial e a rentabilidade.

Para se ter uma ideia, ao contrário dos bancos, as corretoras de valores conseguem oferecer uma gama mais variada de modalidades de investimentos financeiros. Assim, o investidor pode ter acesso às melhores opções no mesmo lugar, inclusive, com os ativos bancários.

Também há de se considerar que um banco é focado em produtos financeiros, que incluem cheque especial, cartão de crédito, empréstimos, conta corrente… Enquanto que as corretoras são totalmente focadas em investimentos financeiros, tornando-se uma opção totalmente especializada.

Sobre Bancos e Corretoras de Valores, separamos 2 vídeos importantes e curtos, assista:

Taxas e Tributos

Os custos dos investimentos financeiros também precisam ser levados em consideração porque podem diminuir a rentabilidade da aplicação. Essas taxas são das mais variadas, assim como os tributos.

Para se ter uma ideia, a LCI (Letra de Crédito Imobiliária) não tem o desconto do Imposto de Renda, mas nem sempre será mais vantajosa do que um CDB (Certificado de Depósito Bancário), que tem a taxação.

Para quem quiser saber mais, no final deste texto, vamos listar algumas das melhores rendas fixas para ganhar dinheiro no mercado financeiro. Não deixe de ler!

Portanto, é preciso analisar com muita frieza essas taxas e os tributos.

Essa análise te fará observar, por exemplo, porque a poupança e a previdência privada não costumam ser boas opções financeiras para enriquecer.

Entre as taxas, estão: taxa de custódia, taxa de administração, taxa de carregamento, taxa de desempenho e outras. Elas variam conforme a instituição, conforme o título e conforme o período de investimento, por isso, tem que ser observadas atenção.

7 Formas de Ficar Rico Mesmo com Pouco Dinheiro

Como já havíamos comentado no início do texto, temos uma seleção de 7 dicas do estudioso Tom Corley sobre como é possível ficar rico a partir dos comportamentos de quem já é.

1 – Fazer Exercícios Físicos Diários

A média de treino de pessoas ricas é de meia hora quatro vezes por semana, sem importar a intensidade do exercício, que pode ser musculação, natação ou uma simples caminhada.

Os resultados são efetivos para o corpo e para a mente, o que ajuda na hora de ter clareza para a tomada de decisões.

2 – Construir Bons Relacionamentos

No mundo dos negócios, esse relacionamento é chamado de Network e eles são considerados extremamente importantes para as pessoas ricas. Por isso, se você é introvertido, melhor repensar sua comunicação com pessoas da sua área.

A experiência profissional de outras pessoas pode te ajudar no seu ritmo de trabalho, por exemplo, assim como na hora de escolher os melhores produtos financeiros ou pensar fora da caixa, que nada mais é do que entender o mercado financeiro de uma forma que ninguém mais o fez.

3 – Ter Metas Financeiras

Você quer ficar rico, isso é fato, mas por quê? O que te motiva a poupar dinheiro todos os meses? Ficar Rico não é uma meta, entenda isso. Você precisa ser mais claro e mais exato…

Como, juntar 20 mil reais para dar entrada em um imóvel. Isso é uma meta.

Para isso, aposte em listas anuais, mensais e semanais. Procure, depois disso, cumprir todo seu cronograma financeiro. Foi dessa forma que Chris Peach conseguiu dobrar sua renda em uma das histórias de sucesso contada na internet.

4 – Leia Muito

Quando falamos em se informar, não estamos falando em ver televisão, mas sim na leitura. O hábito da leitura faz parte da vida das pessoas mais ricas do mundo.

Claro que você não precisa devorar um livro por mês, mas comece por estudar a história de alguém que teve sucesso, ouvir um audiobook, ler um gráfico… Saia um pouco da televisão.

5 – Pratique a Autoafirmação

Para termos as melhores escolhas precisamos gostar de nós mesmos, isso é fato. Repense a sua vida, suas metas, suas origens e inclua tudo isso no atual cenário. A autoestima é o primeiro passo para a construção a autoafirmação que cria as metas e os mantras.

Sonhe muito, mas sempre com os pés no chão.

6 – Faça Trabalhos Voluntários

Ajudar o próximo é uma questão visível na vida das pessoas mais ricas do mundo. Conforme pesquisas, 72% das pessoas mais ricas fazem trabalhos voluntários ao menos 5 horas por semana, o que daria algo em torno de 1 hora por dia.

Isso é um ótimo exercício mental e emocional, o que ajuda na criação de bons relacionamentos.

7 – Tenha Mentores

Não tenha vergonha de ter um mentor. Quer mais do que Mark Zuckerberg? Que sempre assumiu que seguiu os conselhos de Steve Jobs? Já Bill Gates recebeu ajuda do filantropo e bilionário Warren Buffett. Procure modelos e pessoas que você poderá seguir.

7 Formas de Ficar Rico Mesmo com Pouco Dinheiro
Reprodução: Google

Descubra como um Brasileiro Desempregado conseguiu Ficar Milionário Rapidamente

“Eu não sou nenhum gênio dos números, apenas consegui informações corretas e a disciplina necessária para mudar minha realidade financeira”, afirma Robinson Trovó.

Imagine que você seja uma pessoa comum, muito parecida com a maioria dos brasileiros – que estuda, trabalha e luta a cada dia para conseguir pagar todos os boletos bancários, todas as faturas do cartão de crédito, os juros do cheque especial e os gastos mensais, tão necessários.

Aí, depois de muito estudar, você planeja um intercâmbio, faz bons estágios e tem tudo para se ser um trabalhador como nenhum outro – dedicado e determinado a ajudar qualquer empresa multinacional a crescer.

Tudo parece certo, mas, com o tempo você percebe que não há vagas para você em um mercado de trabalho tão competitivo.

Já cansado de tanto enviar currículos e faze entrevista, você recebe um último feedeback: “O recrutador disse que daria preferência a outro candidato, mesmo não sendo melhor do que eu, porque ele estava próximo de ter um filho e precisava mais daquela vaga”.

Assim, após ser preterido mesmo com todas as capacitações profissionais necessárias, um homem resolveu repensar seus objetivos de vida. Fazer um curso de finanças foi a saída encontrada. “Logo de cara, eu perdi o pouco de dinheiro que tinha”.

Voltou a estudar. Com o tempo e mais 14 cursos de finanças no currículo, o brasileiro desempregado começou a conhecer a fundo o Mercado Financeiro Brasileiro. Com o tempo, esse desempregado, desiludido com a vida, conseguiu chegar à simples façanha de somar algo um pouco maior do que 1 milhão de reais.

Bom, se você ainda não sabe, estamos falando do criador desse blog, da Trovó Academy, o milionário Robinson Trovó.

Quem é Robinson Trovó

Robinson Trovó é um dos 5 brasileiros a Ficar Rico (Na Verdade, Ficar Milionário) antes dos 30 anos de idade no Mercado Financeiro. Também está entre os 20 do mundo a conseguir 10 milhões de reais antes dos 40 anos de idade.

E o melhor: Ele Começou do Zero.

“Os resultados variam de acordo com o tempo, energia e dedicação que você colocar nessas atividades. Qualquer um que considerar a oportunidade de investir dinheiro precisa entender a realidade do Mercado Financeiro. É um trabalho árduo. Não há atalhos”, disse Robinson Trovó.

“Também é preciso vencer o medo de investir dinheiro. Quando você conhece as regras, entende os riscos e reduz as possibilidades de perder”, dá a primeira dica, o investidor financeiro.

Os investimentos financeiros feitos no Mercado Financeiro têm vários fins, mas todos preveem a concretização de um sonho, de um objetivo. Um deles, que pode ser citado como exemplo, é o da aposentadoria confortável – ou milionária.

“Vejo pessoas trabalhando a vida toda, muitas vezes em função de impressionar os outros e chegando à velhice dependendo apenas da aposentadoria do governo, que oferece muito pouco. Quero que as pessoas entendam que qualquer um pode investir dinheiro e conquistar uma realidade financeira para si e, consequentemente, para todo o país”.

Conheça Mais…

As técnicas foram criadas e geram resultados porque já foram aplicadas por ele mesmo – como você viu ele foi um dos 5 brasileiros a chegar na casa dos 7 dígitos. Porém, já falamos aqui que não é tão simples assim: como se você se interessar pelos cursos fosse algo que já te desse o resultado imediato.

Ficou Curioso? É só clicar > Workshop 100% Online e Gratuito: Risco Zero nos Investimentos!

Melhores rendas fixas para ganhar dinheiro no mercado financeiro

Como existem muitas informações sobre os Títulos de Renda Fixa, acabamos deixando de falar sobre os Tipos de Renda Fixa. Mas, vamos corrigir esse erro agora mesmo.

Já citamos até aqui muitas opções – como CDB, Letras de Crédito e Tesouro Direto – mas, pode ser que você ainda não os conheça, então, vamos apresentar.

Considere ainda que esses são os mais “famosos”, porém, existem muitas outras opções.

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

É um título privado emitido por bancos para a concessão de crédito. Quando você compra um CDB, você empresta dinheiro ao banco e recebe juros por isso.

LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

É um título privado emitido por instituições financeiras e é lastreada em créditos imobiliários, garantidos por hipotecas ou alienação fiduciária. Quando você compra um título de LCI, você empresa dinheiro às instituições e recebe juros por isso.

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)

É um título privado também de instituições financeiras, atrelado à operações do agronegócio. Quando você compra uma LCA, você empresta dinheiro e recebe juros por isso.

LC (Letra de Câmbio)

É um título de crédito privado emitido por instituições financeiras. Ele é lastreado para contratos de financiamento para pessoas físicas e jurídicas, mas nada tem a ver com a compra ou venda de moeda estrangeira. Quando você compra uma LC, você empresta dinheiro e recebe juros por isso.

Debêntures

É um título emitido por empresas com a finalidade de financiar projetos e operações. Quando você compra debêntures, você empresta dinheiro à empresa e recebe juros por isso.

Tesouro Direto

É um título emitido pelo Tesouro Nacional, do Governo Federal, para captar dinheiro para financiar gastos ou rolar dívidas. Quando você compra títulos do Tesouro, você empresta dinheiro ao governo e recebe juros por isso.

Saiba Tudo sobre a Renda Fixa: Como Investir em Renda Fixa: O Guia Definitivo

A Rentabilidade dos Títulos de Renda Fixa

Quanto à rentabilidade dessa Renda Fixa, ela é dividida em três categorias: Prefixadas, Pós-Fixadas e Indexadas à Inflação. Dependendo dos seus objetivos financeiros, vale a pena escolher uma do que outra. Confira as características.

Prefixados

São aqueles títulos que o investidor conhece o valor que vai receber no resgate.

Por exemplo, se você investir 10 mil reais em um título com taxa de 13% ao ano, o seu rendimento será de 13%, ou seja, 1,3 mil – bruto. No ano seguinte, renderá os mesmos 13% e assim por diante.

Pós-Fixados

Você conhece o valor que vai receber pelo título somente quando ele vence.

A rentabilidade é atrelada à algum indicador, normalmente, o CDI – que fica próximo à Taxa Selic.

Nesse caso, a rentabilidade pode sofrer variações – para cima ou para baixo – durante o prazo do investimento. Um CDB com prazo de 2 anos e taxa de 120% do CDI pode resultar no valor investido + o rendimento.

Indexados à Inflação

É o tipo de título que tem a rentabilidade atrelada à algum índice referente à inflação, que pode ser o IPCA ou o IGPM. Logo, o rendimento é atualizado pelo índice somado à outro rendimento, já prefixado.

É uma opção que mescla os dois tipos citados acima, onde uma parte é variável e a outra é fixa.

Um exemplo é o CDB IPCA, que tem o índice da inflação indicando a parte variável + 6% que é a parte fixa, em juros reais.

Bônus: O que é a Previdência Privada?

A partir do momento em que o Governo Federal anunciou a Reforma da Previdência, todas as pessoas começaram a se preocupar com as alternativas de ter uma aposentadoria assegurada, principalmente tendo em vista os planos particulares, que estão totalmente desvinculados ao INSS.

Mas, o que é a Previdência Privada?

Ela dá ao investidor uma renda, conforme o aporte e após certo período. Dessa forma, os bancos aplicam as quantias no Mercado Financeiro justamente com o propósito de gerar rentabilidade e o montante acumulado poderá ser resgatado em uma única vez ou parcelas mensais, exatamente como se fosse uma aposentadoria.

Todas as instituições financeiras, como os bancos, que trabalham com a previdência privada são fiscalizadas e regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Superintendência Nacional de Previdência Privada (Previc).

Mas isso não quer dizer que ela seja totalmente vantajosa. Falaremos disso mais adiante.

Em comparação com a Previdência Social, na particular, o investidor pode escolher a quantia de contribuição e o período, logo, os retornos financeiros vão depender do tempo e dos valores aplicados.

Por fim, é permitido sacar os valores quando quiser, no que é chamado de liquidez diária– mas sempre analisando as perdas.

Existem 2 categorias de investimento na previdência privada. Continue lendo e descubra porque esse investimento pode não ser tão vantajoso…

Com informações do preparadopravaler e infomoney

ANÚNCIO