Aprenda a Ficar Rico com Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos

ANÚNCIO

Será que existe alguma forma melhor de aprender como ficar rico com que saiu do zero e ficou realmente rico, milionário, bilionário? É claro que não existe uma fórmula mágica, mas dicas, com certeza. E mesmo sem um homem de poucas palavras, Warren Buffet nunca deixou de falar sobre o mercado financeiro.

Na verdade, ele adora indicar o caminho certo para qualquer um que queira Ficar Rico.

ANÚNCIO

Por exemplo, você sabia que uma das formas de você ficar rico é você colocar seus investimentos de longo prazo em fundos de índice?

Eu acredito que os resultados dessa política de investimento no longo prazo serão superiores à maioria dos investidores – sejam fundos de pensão, institucionais ou individuais, que empregam gestores de alto custo”.

O plano é simples: colocar 10% do dinheiro em títulos do governo (no caso dele, dos Estados Unidos) de curto prazo e os outros 90% em um fundo de índice que acompanhe o S&P 500 de baixo custo.

ANÚNCIO

https://youtu.be/tXfddhCV5mA

Mas antes disso, é preciso poupar dinheiro. “Eu penso que o maior erro é não aprender o hábito de poupar corretamente cedo. Porque poupar é um hábito”.

Ficar Rico muito cedo também não é um bom pensamento. “É bem fácil se dar bem indo aos poucos, mas não é fácil ficar rico rapidamente”.

Ah, e por fim, como é clássico de Buffett… Navegar contra a correnteza.

Se você me disser que o mercado vai cair 500 pontos na semana que vem, eu compraria os mesmos negócios e ações ontem. Eu não sei como dizer o que o mercado vai fazer. Eu sei como escolher negócios razoáveis para gerir por um longo período de tempo”.

Portanto, quando o preço de uma ação cair, compre.

Conseguiu sentir por que Buffett é um senhor dos investimentos? Trouxemos alguns tópicos muito interessantes dele, com dicas, frases, indicações e estratégias… Aprenda com quem sabe tudo sobre o mercado financeiro!

Sobre Warren Buffet

Warren Buffett, que atualmente é bilionário, não herdou dinheiro da família. A fortuna foi construída durante décadas e ele conseguiu aumentar o patrimônio devido à investimentos em setores como infraestrutura, bancos e bens de consumo.

A grande diferença dele para outras pessoas “comuns” é que Buffett começou a ficar rico bem cedo. Conforme o site dividend.com, aos 11 anos o investidor comprou suas primeiras ações na Bolsa de Valores. Isso aconteceu porque ele vendia jornais e tornou-se, rapidamente, dono de máquinas de pinball em diversos pontos de Omaha.

Assim, ainda adolescente, Buffett precisou preencher a sua 1ª declaração do Imposto de Renda, ao se formar no ensino médio porque já tinha uma fazenda no seu nome.

O Guia Completo: saiba Como investidores devem declarar o Imposto de Renda!

Aos 16 anos, ele já tinha uma soma de 53 mil dólares. E alguns empreendimentos, como a venda de bolas de golfes, polimento em carros, venda de selos e a criação de máquinas de pinball em barbearias.

Confira um breve histórico, feito em décadas, da história e da fortuna do personagem em destaque!

Aos 20 anos – Logo após se formar, Buffett começou a trabalhar em uma corretora de ações, junto com o pai. Somou 20 mil dólares e aos 24 foi trabalhar com o investidor Benjamin Graham, recebendo um salário de 12 mil dólares por ano.

Saiba mais sobre Benjamin Graham: é considerado o precursor da estratégia buy and hold de investimentos em ações, adotada por seu seguidor bilionário Warren Buffett. O foco desta estratégia é comprar ações de empresas sólidas e com ótimas perspectivas de geração de caixa e mantê-las no portfólio de investimentos por um longo período, objetivando, desta forma, a maximização dos lucros.

Aos 30 anos – Trabalhando com Graham, Buffett conseguiu atingir a marca de 1 milhão de dólares, isso em 1960. E 5 anos depois, o dinheiro se multiplicou para 26 milhões de dólares, época em que ele adquiriu uma fatia majoritária no Berkshire Hathaway. Hoje, esse é o seu maior veículo de investimentos.

Saiba mais sobre a Berkshire Hathaway: é uma companhia sediada em Omaha, no Nebraska, nos Estados Unidos, que supervisiona e gere um conjunto de empresas subsidiárias. A empresa tem um crescimento médio de 20,3% aos seus acionistas, nos últimos 44 anos, enquanto empregam muitos funcionários e tem uma dívida mínima.

Como Ficar Rico na Bolsa de Valores operando em Day Trade?

Aos 40 anos – Aos 43 anos, Buffett tinha 34 milhões de dólares e usou o dinheiro para adquirir a fabricante de alimentos See’s Candies. No meio de 1970, a crise do mercado acionário fez com que o patrimônio dele recuasse, em uma queda brusca, para 19 milhões de dólares. 7 anos depois, Buffett alcançou, novamente, o valor de 67 milhões de dólares.

Saiba mais sobre a See’s Candies: é um fabricante e distribuidor americano de doces, particularmente chocolates. Foi fundada por Charles See em Los Angeles, Califórnia, em 1921. A empresa está agora sediada em San Francisco, Califórnia.

Aos 50 anos – Nos anos 80, impulsionado pelo boom do mercado de ações em Wall Street, Buffett dobrou o patrimônio, chegando à 620 milhões de dólares e aos 56 anos alcançou seu 1 bilhão.

Aprenda a Ficar Rico com Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos
Reprodução: Google

Notícia de última hora…

Buffett aumenta participação em Empresas Aéreas e na Apple

No último trimestre de 2016, Warren Buffett comprou 6 milhões de ações de empresas do setor aéreo, conforme documento enviado pela Berkshire Hathaway à SEC (Securities and Exchange Comission), órgão regulador do mercado de capitais nos Estados Unidos.

  • Uma dessas compras foi feita na Southwest Airlines, onde ele investiu 43,2 milhões de ações, avaliadas em 2,15 bilhões de dólares.
  • Já na Delta Air Lines, foram investidos mais de 2,95 bilhões de dólares em 60 milhões de ações.
  • Na American Airlines foram adicionadas 45,54 milhões de ações a carteira de Buffett.

O Oráculo de Ohama, como é conhecido, também ampliou sua participação na Apple, com a compra de 42,1 milhões de ações, avaliadas em 6,64 bilhões de dólares. Lembrando que a 1ª vez que o investidor aplicou nessa companhia de tecnologia foi no começo de 2016, em uma decisão que surpreendeu o mercado.

Agora a Berkshire controla 1,09% da Apple.

Conheça 20 Milionários com menos de 35 anos do setor de tecnologia. #2 São Brasileiros

Esses jovens empreendedores ainda nem chegaram aos 35 anos de vida, mas já garantiram uma aposentadoria pra lá de milionária (isso continuarem fazendo bons investimentos financeiros). Ah, as personalidades listadas aqui são inovadores do setor de tecnologia e alcançaram milhões de usuários e de reais com sites e serviços da internet.

Conheça alguns deles e se inspire! (A lista está em ordem: do mais jovem para o mais velho).

Conheça 20 Milionários com menos de 35 anos do setor de tecnologia. #2 São Brasileiros

Quem é Warren Buffett e quais os seus princípios?

Atualmente, Buffett é o CEO da Berkshire Hathaway, uma empresa de investimentos localizada em Omaha, nos Estados Unidos. A carreira de investidor começou em 1954 e em 1986, tornou-se o homem mais rico do mundo.

Forbes lista os 100 Mais Ricos do Mundo. #4 São Brasileiros!

O segredo, como sempre falou é o de investir na análise da empresa como um todo, não apenas do preço da ação. Robert G Hangstrom escreveu o livro “O Jeito Warren Buffett de Investir” na qual lista os 4 princípios usados por Buffett. Confira quais são eles.

1 – Princípios da Empresa

Para avaliar os princípios de Buffett quanto à empresa, o autor do livros fez algumas perguntas, confira-as e as respostas.

  • A empresa é simples e compreensível?

Um investidor não pode fazer uma avaliação inteligente sobre o futuro de uma empresa se ele não entende como ela ganha dinheiro. Quanto maior o grau de compreensão do investidor na empresa em que ele está investindo maior será o seu sucesso.

É comum ver pessoas que investem em ações não terem a menor ideia de como a empresa obtém lucro.

Já ouviu falar de Bill Gates e Warren Buffett? Atenção!! Esse é um artigo muito informativo! Nele, você vai encontrar: as pessoas mais ricas do mundo, as pessoas que já não são as mais ricas do mundo, o déficit público do Brasil e a história de um homem que conseguiu se aposentar aos 30 anos. Leiam e reflitam!

Já ouviu falar de Bill Gates e Warren Buffett? Saiu a lista das pessoas mais ricas do mundo!

  • A empresa tem uma história de operações consistente?

O investidor diz que só investe em empresas que já sobreviveram ao teste do tempo, sendo que os melhores retornos vêm de empresas que já passaram por diferentes ciclos econômicos e vem oferecendo os mesmos produtos por vários anos.

Para Buffett a mudança na direção da empresa aumenta os riscos de erros na condução das mesmas e ele acredita que a empresa que passam da quase-falência para o lucro dificilmente se recupera de fato.

Ganhar Dinheiro nunca foi tão fácil… Mas, Como ter Sucesso Financeiro?

  • A empresa tem uma perspectiva favorável de longo prazo?

O investidor separa as franquias das commodities.

  • Franquia é uma empresa que vende um produto ou serviço que é necessário ou desejado, não tem um substituto próximo e não está sujeito à regulamentação,
  • Commodity é uma empresa que vende um produto ou serviço que é indistinguível do de seus concorrentes, ou seja, única diferente entre os produtos de uma e de outra é o preço.

Assim sendo, as franquias são melhores para investir no longo prazo já que podem aumentar seus preços sem perder a participação de mercado, o que garante um retorno acima da média.

2 – Princípios da Administração

Ele também define esses princípios com respostas.

  • A administração é racional?

Como a empresa se aloca com o capital disponível determinará se você terá retorno adequado e a decisão e reinvestir os lucros ou distribuir aos acionistas é, para Buffett, determinando para saber se a administração é, ou não, racional.

  • A administração é honesta com seus acionistas?

A comunicação entre empresa e acionista é importante, sendo que uma administração franca e honesta relata a atual situação financeira da empresa, de forma que acionistas possam entender o desempenho de cada operação.

  • A administração resiste ao imperativo institucional?

Imperativo institucional é a imitação que os administradores fazem dos seus pares, sem se importar os quão racionais as ações possam ser, esquecendo-se do interesse dos acionistas. Uma administração eficiente pensa por si própria e evita seguir a mentalidade da manada.

10 Dicas que realmente Funcionam para montar o próprio negócio com pouco dinheiro

3 – Princípios Financeiros

Novamente, as afirmações feitas à Benjamin Graham.

  • Foque no retorno sobre o patrimônio líquido e não no lucro por ações.

O mais importante é julgar o sucesso de uma empresa pela avaliação se ela vai conseguir uma alta taxa de retorno sobre o capital social e não a habilidade de produzir aumentos de lucro por ação.

O crescimento do lucro é insignificante, de modo que o retorno sobre o patrimônio líquido é que deve ser utilizado como medida de desempenho.

  • Calcule os “Lucros do Dono”

A capacidade de geração de caixa da empresa determina o valor dela. Assim, é preciso encontrar empresas que gerem dinheiro em excesso. Portanto, ao invés de pensar no fluxo de caixa, Buffett ajusta os lucros líquidos.

6 Notícias (apenas) para quem tem muito dinheiro

Na prática, Lucro do Dono é a soma do Lucro Líquido + Depreciação + Exaustão + Amortização.

  • Procure empresas com altas margens de lucro

A alta margem de lucro significa que a administração controle bem os custos.

Para cada dólar investido, saiba que a empresa gerou pelo menos 1 dólar em valor de mercado

Este é um teste rápido criado por Buffett que diz como a administração da empresa tem alocado os recursos e baseia-se na observação á longo prazo, no valor de mercado na bolsa.

Assim, é possível somar os lucros retidos pela empresta em algum tempo, encontrando a diferença entre o valor de mercado no início e no fim do período. A diferença do valor de mercado deve ser igual ao valor dos lucros retidos pela empresa.

4 – Princípios de Mercado

Para saber se realmente vale a pena comprar a ação de uma empresa e pagar um preço justo por ela, veja as seguintes respostas.

  • Qual é o valor da empresa?

O valor de uma empresa é estimada pelo fluxo de caixa, no entanto, para que seja feita com precisão, é preciso que a empresa seja simples e compreensível, com bons históricos.

A empresa pode ser comprada com um desconto significativo?

Se a resposta for positiva, vale a pena. Isso faz com que ela tenha uma margem de segurança, que a protege em casos onde o valor foi subestimado e permite obter um retorno acima da média quando for determinado.

Sintetizando o pensamento de Buffett

1 – Crie o pensamento a longo prazo, somente assim o investidor poderá aproveitar o verdadeiro poder dos juros compostos, que fará o dinheiro trabalhar para você.

É isso que eu vou querer fazer pelos próximos 10, 20 ou 50 anos da minha vida”?

6 Dicas para entender Como Calcular os Juros Compostos e Ficar Milionário

2 – Foque na Qualidade, de que adianta fazer um curso de curta duração se ele não vai te ensinar o que você realmente precisa saber para aprender sobre o mercado financeiro?

Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito”.

3 – Conserve a Simplicidade, sempre que se complica fica mais difícil de conseguir entender o gerenciamento dos projetos.

Leia também…

Quer saber o que Bill Gates faria se tivesse apenas 2 dólares por dia?

Ele investiria em galinhas! É isso mesmo, acredite você ou não! E isso foi ele mesmo quem disse, em 2016, quando publicou no seu blog (GatesNotes) o que faria para melhorar a vida se vivesse com apenas 2 dólares diários. Ele diz também que a resposta seria diferente para cada situação, mas que qualquer pessoa nessa situação poderia viver melhor se tivesse galinhas.

Na sequencia, veja os 4 motivos listados por ele…

Quer saber o que Bill Gates faria se tivesse apenas 2 dólares por dia?

As 7 Frases Mais Marcantes de Warren Buffett

Tiramos essas frases de entrevistas publicadas na internet e separamos por assunto. Confira a nossa seleção de 7 frases mais marcantes do bilionário.

1 – Sobre os Investimentos

“Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: nunca esqueça a regra número 1”. E “Se princípios tornaram-se ultrapassados, eles não eram princípios”.

2 – Sobre a Diversificação da Carteira de Investimentos

“Diversificação é a proteção contra a ignorância. Faz muito pouco sentido para aqueles que sabem o que fazem”.

3 – Sobre a Estratégia de Investimento

“Ações são simples. Tudo que você tem que fazer é comprar ações de um grande negócio por menos do que ele vale, com administradores com reputação ilibada e capacidade”.

4 – Sobre a Inflação

“Aplico em ações mesmo em tempos de alta inflação. Parte por hábito e parte porque ações significam negócios e administrar negócios é mais interessante do que ter ouro ou terras. Além disso, ações são provavelmente ainda a melhor opção entre todas as alternativas num era de inflação”.

5 – Sobre a Teoria do Mercado Eficiente

“Eu seria um mendigo de rua com uma lata se o mercado fosse sempre eficiente”.

Aprenda a Ficar Rico com Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos
Reprodução: Google

6 – Sobre Investimentos de Longo Prazo

“Eu compro ações assumindo que o mercado pudesse fechar no dia seguinte e não reabrisse pelos próximos cinco anos” e “O futuro nunca é claro, você paga um preço alto pela ação quando há consenso. A incerteza geralmente é o amigo do comprador de ações de longo prazo”.

7 – Sobre a Administração

“Você deve investir em negócios que mesmo um tolo pode administrar porque um dia algum tolo estará no comando”.

Se você quer conhecer mais sobre esse bilionário, conheça alguma das obras que fala dele:

Relembre esse outra notícia…

Quer enriquecer? Veja 10 livros, 5 frases e muitas dicas de Warren Buffett!

Ele é um dos maiores investidores de sucesso da história mundial e, também por isso, recebeu o apelido de “Oráculo de Omaha”. Agora, se você quer se inspirar nesse bilionário, vai precisar seguir algumas dicas, tal como reservar boa parte do seu tempo para estudar. (Aproveite essa dica e faça o nosso curso online e gratuito).

O empreendedor americano Jason Fried também já comentou sobre a metodologia de Buffett, na qual consiste em dizer às pessoas que querem falar com você que liguem no dia anterior para marcar horário. Sim, isso mesmo, em cima da hora. Sem chorôrô ou mimimi. “Se alguém quer falar pessoalmente com ele, eles precisam ligar um dia antes e pedir para marcar um horário”, conta.

QUER GANHAR MUITO DINHEIRO? FAÇA COMO QUEM JÁ É MILIONÁRIO

Para o consultor, isso faz com que Buffett esteja no controle da própria agenda, ao invés de ser escravo dela. “Se algo muito importante acontecer, ele está com a agenda livre para resolver a questão, em vez de ficar preso à reuniões já agendadas”.  Ou seja, assim, o bilionário determina como gastar o próprio tempo nas próximas 24 horas, ao invés de ter que enfrentar compromissos agendados.

Quer enriquecer? Veja 10 livros, 5 frases e muitas dicas de Warren Buffett!

Bill Gates também aprendeu com Warren Buffett

O fundador da Microsoft escreveu, conforme informações da Época: “Não me lembro da data exata que conheci a maioria dos meus amigos, mas Warren Buffett, sim. Foi em 5 de julho de 1991. Warren nos ajudou a fazer duas coisas que são impossíveis de exagerar: aprender mais e rir mais”. Leia!

Com informações da abril, clubedovalor

ANÚNCIO