Saiba se ainda dá tempo de fazer uma viagem de fim de ano barata estudando 5 coisas

ANÚNCIO

O ano está no fim. Inclusive, esse foi um ano bem diferente. Mesmo assim, a grande maioria dos lugares estão adaptados ou se adaptando para receber hóspedes e turistas. Por isso, muita gente quer saber se fazer uma viagem de fim de ano barata ainda é possível. Vamos ver.

A ideia dessa matéria é mostrar 5 coisas que são bastante importantes e que não devem ser deixados de serem analisados antes de uma viagem. Assim, a gente pensou em trazer uma lista em ordem. Ou seja, se você responder positivamente para cada etapa, então, prossiga.

ANÚNCIO

Porém, se em algum dos pontos você tiver uma resposta negativa, saiba que talvez seja a hora certa de você planejar a viagem do próximo ano. Inclusive, ao ler cada um dos pontos você vai entender muito bem sobre o que estamos falando, ok?

Esse estudo é simples, fácil, rápido e pode te ajudar a tomar uma melhor decisão financeira.

1 – Você tem o roteiro da viagem?

E aqui não estamos falando, necessariamente, de ter um roteiro todo detalhado, com todos os passeios que você vai fazer. Mas, pelo menos, você deveria ter anotado o destino, a partida, os dias, as pessoas que vão, o meio de transporte.

ANÚNCIO

Para se ter uma ideia da importância do tema, saiba que uma viagem de carro é muito diferente de uma viagem de avião ou de barco ou de navio ou de moto ou de ônibus. Então, sim, é preciso ter esse roteiro da viagem.

Ao menos, tente responder perguntas como: quando vamos, quem vai, para onde vamos, de que forma, quais as opções de hospedagem, de alimentação, de transporte local e passeios. Esse é um bom começo para você.

Então, se você tem esse breve roteiro, continue lendo.

2 – Dá para fazer passeios baratos no seu destino?

A próxima opção é sobre os passeios porque eles são bastante intensos no orçamento da viagem. Então, se pergunte se dá para ter alternativas econômicas. Aliás, mesmo que citamos “passeios” aqui, também é bacana saber sobre os outros gastos da viagem.

Vamos supor que você vá viajar de carro para a praia. Ótimo. Nesse caso, você não vai ter custos adicionais com passeios porque o seu passeio será a praia, que é gratuita. Mas, se você for ficar em um lugar que não tenha alimentação, esse sim será um gasto grande.

Então, mesmo que seja apenas uma estimativa, tente observar quais serão os gastos que você terá nessa viagem de fim de ano. Até mesmo porque a gente quer fazer a viagem de forma consciente, não é?

Se você tem essa estimativa de gastos, continue lendo.

3 – O seu orçamento financeiro atual permite a viagem?

Com certeza, essa é a pergunta-chave e mais importante dessa matéria. Então, mesmo você achando que dá para fazer uma viagem de fim de ano barata resta saber se o seu salário ou sua renda permite isso, né?

Aqui, o que a gente precisa mesmo considerar é que a pessoa deve ter um orçamento financeiro familiar bem feito para ter a resposta. Se você não tem esse orçamento, então, dificilmente vai conseguir uma resposta concreta.

Por outro lado, se você tem o orçamento, então, observe o que ele diz para você. Vamos lá: você tem dívidas altas, tem muitas faturas abertas no cartão, está com todos os pagamentos em dia, o salário foi mantido, você vai receber as férias, terá o pagamento do 13º salário, etc.

Se você tem essa noção exata do orçamento tudo fica mais fácil. Então, vamos adiante.

4 – Eu lembrei das despesas de janeiro do ano que vem?

Sim, isso importa e importa muito. Aliás, tem muita que vai passar pelo tópico 3 e dizer: “não tenho dívidas. Vamos para a praia”. Porém, você tem que ter uma visão mais ampla dessa decisão, ok? Isso é algo muito racional e inteligente.

Sendo assim, você tem dinheiro sobrando esse mês para ir para a praia porque vai usar o 13º salário? Ok. Mas, e as contas novas e pesadas de janeiro, como IPTU e IPVA, como serão pagas? De um modo geral, mesmo parcelando, elas terão parcelas altas mensalmente.

Ao passo que você já deve saber que ficar devendo para o governo não é lá muito legal, né. Por isso, não que você tenha que deixar de ser feliz ou de viajar, mas tente não se esquecer do mês de janeiro, que é um verdadeiro vilão do orçamento dos brasileiros.

Mas, se você sabe que vai ter dinheiro no começo do ano, então, vamos ao último tópico.

fazer uma viagem de fim de ano barata

5 – Já procurou as promoções, ofertas, pacotes e preços?

Para fechar esse conteúdo e fazer uma viagem de fim de ano barata, a última questão tem a ver com a pesquisa dos preços de tudo. Obviamente, até aqui você viu que tem condições financeiras reais de fazer a viagem.

Inclusive, por ser uma viagem barata ela não vai fazer você se endividar. Até mesmo porque você terá o dinheiro para pagar as contas de janeiro, né. Então, para fechar com chave de ouro, você só tem que valorizar o seu dinheiro.

Como encontrar passagens aéreas mais baratas e economizar na viagem?

E isso tem a ver com encontrar promoções e ofertas que vão baratear a sua viagem. Logo, aqui também é importante considerar o tópico 1 (sobre o roteiro). Porque agora vai ficar mais fácil fazer essas pesquisas de preços.

A viagem de carro é mais barata do que de avião? Ficar no hotel com café da manhã é melhor do que alugar uma casa? Faça perguntas inteligentes para ter as melhores respostas. E boa viagem!

ANÚNCIO