Aprenda a fazer um detox financeiro com essas 5 dicas

ANÚNCIO

Você está pensando em fazer um detox financeiro na sua vida para melhorar as finanças, né? Porém, nem sempre isso é fácil porque requer um programa bem focado. Aliás, parece complicado, mas não é, não.

Inclusive, para aquelas pessoas que são mais ligadas no mundo fitness, sabe que detox é algo bem comum de ser visto, feito, tomado. Mas, para quem não sabe do que se trata, considere ser uma palavra que indica a ação de reiniciar o corpo.

ANÚNCIO

A ideia é a de tirar todas as impurezas que nós consumimos e começar a nos alimentarmos de comidas mais saudáveis. Agora, trazendo para o mundo das finanças, vamos considerar que detox também tem o sentido de melhorar a sua vida.

Só que nesse caso, a ideia é se livrar de gastos desnecessários. Para que você entenda melhor esse conceito, nós fizemos esse conteúdo com 6 dicas que lhe ensinarão a fazer um detox financeiro. Isso vai te ajudar a aprender de uma vez por todas a economizar dinheiro.

Fazendo o detox financeiro

Antes de citarmos as 5 dicas para começar a fazer um detox financeiro na sua vida, saiba que a criação deste conteúdo foi feita com base em outros arquivos que foram publicados recentemente. Entre eles, vídeos, livros e uma matéria.

ANÚNCIO

Assim sendo, se quiser saber mais você pode procurar sobre o livro “Detox das compras: como se livrar do consumismo e repensar a forma como gastar seu dinheiro”. Depois, também pode ler a matéria “descubra 3 despesas para cortar que não farão falta”.

E você também pode ver o vídeo da Nathalia Arcuri, que fez sucesso na internet, onde ela cita “como desintoxicar as suas finanças em 4 dias”. Mas, antes disso tudo, continue lendo e veja essas 5 dicas iniciais para fazer a sua faxina financeira ou o seu detox, como queira chamar.

1 – Plano de gastos

Primeiramente, você deverá admitir que sua saúde financeira não está boa. Você até pode usar palavras como “tóxica”, nesse caso. Mas, se você acha que ela está boa, tudo bem, nem precisa continuar lendo este texto.

Por outro lado, se notar que as finanças não vão bem, saiba que estará pronto para dar o passo inicial, que é criar um plano de gastos. Esse plano deve ser feito antes mesmo de receber seu salário. Deverá planejar corretamente onde irá gastar cada centavo dele.

O objetivo dessa dica é preparar seu orçamento para que consiga definir quais são seus principais gastos e lhe guiar para alcançar algum sonho financeiro. Mas, só vai dar certo se você criar uma planilha para anotar todos seus gastos mensais – ou usar um aplicativo.

Então, análise e acompanhe tudo que está gastando. Ao fazer isso, você conseguirá identificar os gastos tóxicos que tanto atrapalham sua vida financeira. Especialistas afirmam que cerca de 90% do detox financeiro é feito para que você previna que seu “corpo contraia novas toxinas”.

2 – Reserve para você

Durante o seu planejamento, você deverá guardar uma parte dos seus rendimentos para fazer uma reserva financeira para você mesmo – para o futuro. Esse dinheiro precisa ser retirado do montante que irá usar para pagar suas contas mensais.

A ideia de fazer isso é que pare de viver apenas para pagar boleto. Então, a nossa sugestão é baixar um pouco seu nível de vida. Isto é, a sua qualidade de vida. Logo, deve retirar esse dinheiro dos seus gastos para projetos pessoais.

Pode ser um pouco complicado no começo, mas fazendo alguns cortes, como já sugerimos acima, você conseguirá readequar o que ganha com suas despesas. E esse “sofrimento” não será tão longo assim. Afinal, tudo é uma questão de hábitos.

3 – Invista o dinheiro

Outra dica para fazer um detox financeiro é saber como você pode usar o seu dinheiro para além de só pagar boletos. Nesse caso, está na hora de aprender a investir. Isso vai fazer uma grande diferença na sua vida.

Saiba que nem tudo que ganha precisa gastar na hora ou nos primeiros dias que recebe o salário. Além do mais, também não é preciso ter muito capital para começar a investir dinheiro, isso é um erro comum na maioria das pessoas brasileiras.

Para evitar esse gasto por impulso, uma boa ideia é procurar investimentos que se adequem ao ser perfil e aos seus planos. Assim, quando receber o salário você poderá já investir uma parte do orçamento – evitando gastos desnecessários.

Curiosamente, saiba que você pode comprar um título público por R$ 30, por exemplo.

4 – Evite gastos desnecessários

Esse tópico é um complemento do que já falamos acima. No entanto, também é uma das maneiras que tem para dar ênfase na hora de fazer um detox financeiro. Para conseguir dinheiro para fazer sua reserva é crucial que pare de gastar com bobeiras.

A gente sabe que você merece tomar aquela cervejinha, comer chocolate, aproveitar promoções de roupas. No entanto, isso precisa ser feito com consciência e de forma programada. Jamais gaste mais do que precisa para as compras.

Existe também aquilo que chamamos de gastos sociais, que é sair para jantar ou tomar café da manhã na padaria. Isso tudo pode, por exemplo, significar um grande gasto no final do mês e do ano.

5 – Cuidado com as toxinas escondidas

Alguns gastos como aqueles que citamos na dica anterior acabam sendo mais visíveis que outros. No entanto, existem outros que são mais difíceis de serem encontrados. Esses, nós chamamos de “toxinas escondidas”.

Você só conseguirá identificar elas quando no final do mês for avaliar a sua planilha de gastos.

Veja nas suas contas bancárias se existem taxas que não sabia ou juros atualizados. Ao notar eles entre imediatamente em contato com a sua agência para entender do que se trata. E se for o caso, peça o cancelamento.

Fique de olho também na conta de internet, telefone, TV paga, já que estas sempre colocam novos serviços – e que você pode estar pagando sem saber.

Aprenda a criar os novos hábitos

Como você viu acima, esse detox é bem simples de ser feito, né: planilha de gastos, reserva financeira, investimentos, evitar gastos desnecessários e as toxinas. No entanto, há uma dica final para conseguir realizar tudo isso: a criação de novos hábitos.

fazer um detox financeiro

Se você se endividou ou não conseguiu guardar dinheiro pode ser porque estavam com hábitos velhos, antigos e nada benéficos. Mas, agora, você já está pronto para dar um novo start na sua saúde financeira.

Para isso, será preciso exercitar todas essas práticas e fazer com que façam parte do seu dia a dia, pois uma vida saudável não é apenas ficar bem hoje, mas é saber se manter bem todos os dias também.

ANÚNCIO