4 dicas fazer um casamento em casa e economizar dinheiro

PROPAGANDA

Você já pensou na possibilidade de fazer um casamento em casa? Agora, se não pensou nisso antes, sabe o quanto isso pode representar de economia de dinheiro para você? A gente não vai falar de números, mas vamos dar boas dicas para você comprovar esse fato.

Fazer um casamento em casa é algo que tem sido muito usado nos dias de hoje. Aliás, se você mora em apartamento, considere fazer um casamento caseiro e não, necessariamente, na sua casa. Dá para alugar um espaço mais barato ou pegar a casa de alguém emprestada, por exemplo.

PROPAGANDA

4 dicas fazer um casamento em casa e economizar dinheiro

As dicas abaixo são ótimas para pombinhos apaixonados que não podem ou querem gastar muito com a festa de casamento. Se você está nessa situação, considere a leitura deste conteúdo, que é bastante interessante do ponto de vista financeiro.

Ah, tem outra coisa: isso permite uma festa muito mais intimista, o que tem sido a escolha de muitos casais. Eles preferem esses momentos únicos e não as badaladas festas de casamento com buffets gigantes e pistas de danças das mais luxuosas.

PROPAGANDA

Porque, na verdade, o que importa é o amor, não é mesmo? Antes de vim as dicas, saiba que esse tipo de festa feita em casa é famosa até em outros países. Por lá são chamadas de “home weddings”, isto é, festas de casamento em casa!

1 – Orçamento e Estrutura

A primeira coisa é levantar a questão do orçamento. Entenda que apesar de ser uma alternativa mais barata de casamento, ela terá o seu custo. Então, de alguma forma, você vai precisar levantar recursos financeiros.

Outra coisa é pensar sobre a estrutura. Como falamos no início, se não for a sua casa, você vai precisar ter algum espaço para fazer a festa. Aí, vale considerar também que vai precisar de algum tipo de espaço, né. Seja para a mesa do bolo, enfeites e o que mais tiver na sua festa.

Por mais intimista e simples que seja, fazer uma festa de casamento em casa requer estudos e cuidados. E esses dois (orçamentos financeiros e estruturas físicas) são fundamentais de serem vistos antes de tudo.

Entra como detalhe adicional aqui o fato de você precisar de tempo para organizar tudo isso. Se você não tem tempo hábil e nem livre, aí, pode ser que as coisas não deem muito certo.

Como veremos abaixo, há opções que te ajudam a economizar, mas tudo tem o seu preço, que pode ser o seu tempo e esforço, por exemplo.

2 – Decoração e Lembrancinhas

4 dicas fazer um casamento em casa e economizar dinheiro

Ponto número dois, vamos lá. Toda festa precisa ter decoração. O fato de não ter decoração, por exemplo, é uma decoração porque você vai deixar a estrutura do lugar como decoração. Parece confuso, mas é bem fácil entender.

Bom, decoração é importante. Assim como lembrancinhas. E não precisam ser aquelas de levar para casa ou caras demais. Pode ser algo que vai ser motivo de lembrança para as pessoas. E aqui começa a entrar a ideia do famoso DIY, que na tradução é o “faça você mesmo”.

Pesquisa na internet as opções de decorações e lembrancinhas que combinam com você, com o seu companheiro, com o lugar e com o casamento como um todo. Elas precisam ser a sua cara e isso não precisa custar muito, obviamente.

Essa parte é bem legal porque vai ter um custo baixo, da compra de materiais. E também porque vai deixar o casamento com a cara dos noivos, o que é muito legal, mesmo.

E a lista de coisas para fazer é bem grande, passando por luzes decorativas, garrafas como material base, papéis e outros materiais recicláveis. Além, obviamente, de muita criatividade do casal, né.

Aqui também vale pensar nos objetivos pessoais do casal. Dá para inserir fotos, por exemplo. Além disso, fazer quadros personalizados. Ou até mesmo usar aquela joia que você tem da família para fazer parte da decoração, sabe? Comece a ver alternativas.

5 dicas para fazer um casamento econômico

3 – Tecnologia e Aplicativos

Você pode usar tanto a tecnologia como os aplicativos para conseguir alcançar esse objetivo de fazer uma festa de casamento barata. Primeiro porque existem apps que vão te ajudar nas ideias criativas. Depois, porque eles podem ser ótimos para organização.

A gente tem uma lista grande, mas vamos citar só alguns dos aplicativos gratuitos para casamentos que você vai gostar. Um deles é o casamentos.com.br, tem ainda o Sim Ideias e o iCasei, por exemplo. Pesquise sobre eles.

E quanto aos serviços que você pode ter com eles, a gente pensou em detalhes. E são detalhes como: listas (de preparativos, de convidados, de comidas) assim como cronogramas (de horários, de lugares, de opções). E dá para considerar ainda um álbum de fotos virtual.

Sobre o álbum, hoje em dia muita gente tem usado a hashtag (#) para criar álbuns. Assim, as pessoas que tiram fotos no casamento usam a # e aí dá para você ver todas as fotos tiradas. E, logo, você cria o próprio álbum, né.

Ah, dá para usar apps ou sites para montar uma playlist também, né. O Spotify está aí para provar isso. Além de outros que você já conhece, com certeza.

4 – Amigos e Familiares

A última dica para fazer um casamento em casa é contar com amigos e familiares. Tenha certeza que eles estarão felizes em fazer parte desse momento. E não só na hora de comer e beber e dançar e curtir… Mas, na hora de ajudar a realizar o sonho também.

Portanto, chame aquelas pessoas mais dispostas, mais disponíveis e mais criativas para serem verdadeiros anjos da guarda do seu casamento. Isso costuma dar certo. Mas, lembre-se que você precisa ter um cronograma, uma organização e pensar nos detalhes. Combinado?

PROPAGANDA