Veja como fazer amoeba em casa com detergente

ANÚNCIO

Você já ouviu falar da amoeba? Essa é uma marca. Por isso, você também vai encontrar outros nomes, como geleca ou slime. O que muda entre eles é a textura e a cor. Mas, a finalidade é a mesma: divertir. Hoje, vamos aprender a fazer amoeba em casa com detergente.

Inclusive, se você tem crianças em casa ou tem contato com algumas delas é bem provável que já tenha pensado nisso antes. Afinal, elas adoram. Já para quem não sabe do que estamos falando, considere ser aquele brinquedo em forma de massa gelatinosa.

ANÚNCIO

Essa massa tem uma textura maleável, que permite as crianças modelar a massinha de vários jeitos e formatos. Para os mais antigos, a gente pode falar em geleia amolecida. Logo, no fim das contas, o segredo está em conseguir fazer esse brinquedo em casa.

Atenção: note que estamos falando da amoeba enquanto brinquedo. Já que o termo, cientificamente falando, também pode se referir a ameba, que é um protozoário unicelular. O que não é o foco deste conteúdo, ein.

O uso de bórax

A receita de amoeba em casa com detergente que você vai aprender a fazer não vai o bórax, que é considerado um produto tóxico para as crianças.

ANÚNCIO

O alerta vem da Proteste, que é a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, que diz que o bórax (borato de sódio) é usado em produtos de limpeza, como o pó de lavar roupas. O nível toxicológico dele é de II, sendo considerado altamente toxicológico.

Então, além de causar problemas ao ser consumido, ele também pode causar lesões na pele, como feridas vermelhas e queimaduras. Isso sem contar com a diarreia, vômito e irritação nos olhos. Resumidamente, não é aconselhável usar bórax nas suas receitas, está bem?

A dica do Proteste é comprar as gelecas apenas com o Selo do Inmetro. Mas, a receita que vamos usar abaixo não contém bórax. Ainda assim, contém detergente. Por isso, não deve ser feita e nem usada por crianças que estiverem sem o acompanhamento dos pais/responsáveis.

Como fazer a amoeba em casa com detergente

Uma das receitas caseiras para fazer amoeba mais comentadas e buscadas na internet é a que usa o detergente, que é um produto que quase todo mundo tem em casa. Por isso, torna a produção ainda mais fácil. Sendo assim, vamos aos ingredientes.

Além do detergente, você deverá usar cola branca e corantes de alimentos, da cor da sua preferência. Aliás, o detergente deve ser aquele líquido e usado para roupas e não para lavar a louça, está bem? Você também vai precisar de um garfo para mexer e uma tigela.

Sendo assim, o processo produtivo é bem simples: primeiro adicione a cola branca na tigela – em pequena quantidade, sendo o mais recomendável apenas uma colher de sopa. Depois, adicione o corante da cor que escolheu.

Então, meça uma tampinha de detergente líquido e mexe tudo com o auxílio do garfo. Em seguida, você deve ir ajustando as medidas de cola e detergente para dar a consistência que você quer ter no brinquedo. O ideal é ter uma textura não muito mole e nem muito dura.

A dica é que você sempre vá mexendo com o garfo para perceber quando a massa estiver pronta. Isso vai acontecer quando ela estiver aglutinando no garfo.

Amoeba com detergente e papel higiênico?

Também pode ser que você já tenha ouvido falar da receita que usa detergente e papel higiênico. Afinal, ela realmente existe. E não é tão tradicional como a que citamos acima, mas ainda assim vale a pena para divertir as crianças.

Então, não vai ser muito difícil se você aprendeu a fazer amoeba em casa com detergente. O diferencial vai ser na hora de adicionar o papel higiênico. E isso deve acontecer na tigela. Junto com a cola. Mas, lembre-se de cortar o papel em pequenos pedaços e misturar muito.

Depois, você ainda pode levar a mistura na geladeira e deixar por 30 minutos. Se passar disso, poderá congelar, o que não é ideal. Então, misture novamente e adicione cola se for preciso. Inclusive, tem outra dica: se a massa ficar dura demais adicione pasta de dente ou água morna.

fazer amoeba em casa com detergente

A água é mais indicada porque amolece a massa. Aliás, isso pode ser feito até mesmo alguns dias após as crianças brincarem com o produto, que é quando ele poderá ficar mais ressecado.

Outras receitas sem o bórax

Além de aprender a fazer amoeba em casa com detergente, saiba que também há outras receitas que não usam o bórax. Por exemplo, tem uma que usa cola branca e maisena. Nesse caso, você ainda precisa acrescentar água. A proporção é de ½ copo de água morna.

Também tem aquela receita caseira que usa água boricada (150 ml), cola branca (até dar o ponto), bicarbonato de sódio (1 colher de sopa) e o corante. É só adicionar tudo e mexer. Depois, ir acrescentando a cola até que se chegue à textura ideal.

7 ideias de decoração barata no estilo faça você mesmo

Inclusive, essa última dica é aconselhável pela pedagoga Vanessa Rodrigues, que diz que “nada do que está na composição caseira agride a criança. E o melhor é que a produção desenvolve o fino das mãos, ajudando a criança a misturar diferentes produtos”.

Curiosidade – a invenção da amoeba

Para quem gosta de curiosidades, saiba que a amoeba foi inventada durante a Segunda Guerra Mundial pelos cientistas norte-americanos. O que eles queriam nada mais é do que inventar uma borracha sintética. A produção, hoje em dia, pode ser feita em casa também.

ANÚNCIO