Saiba como fazer álcool em gel caseiro igual do comprado

O novo coronavírus surgiu e tem movimentado muito, negativamente, o mundo todo. A preocupação é constante e o conselho, entre tantos, é usar o álcool em gel para prevenir a doença. Por isso, uma saída é aprender a fazer álcool em gel caseiro.

Ainda mais se a gente considerar que diversas notícias já mostraram que a produção desse produto está acelerada, já que o produto está em falta no mercado. Com isso, estima-se que o preço dele vai aumentar e, inclusive, corre o risco de ficar em falta por mais tempo.

Logo, temos como uma das saídas mais viáveis a produção caseira do produto. Até mesmo porque isso pode ser bem mais simples do que você imagina. Continue lendo para descobrir quais são os ingredientes usados e como fazer o próprio álcool em gel.

O uso do álcool em gel para o coronavírus

A gente não pode deixar de citar aqui a importância do uso desse produto para a prevenção dessa doença mais nova e uma das mais recentemente temidas do planeta, o coronavírus. O fato é que ela ainda não tem cursa e a prevenção é o melhor remédio.

Com base em informações da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Nicole Luize Bremer, que é médica infectologista do Hospital Santa Cruz (Curitiba), o primeiro passo é higienizar as mãos com o uso frequente do álcool em gel para a prevenção.

Em recente entrevista publicada na internet, ela falou sobre isso. “Isso porque ainda não sabemos ao certo o grau de transmissão de uma pessoa para outra pessoa. Mas, já percebemos que é grande”.

Outras medidas preventivas são: evitar contato com infectados, lavar as mãos com água e sabão ou com álcool 70%, usar lenços descartáveis, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, não compartilhar objetos pessoais e manter ambientes sempre ventilados.

De onde vem essa receita?

Com tantos vídeos que estão circulando na internet sobre o assunto de fazer álcool em gel em casa, a gente ficou preocupado em procurar um conteúdo que fosse original e confiável. Por isso, vamos usar aqui as dicas e o passo a passo que vem do site Brasil Escola, que é da UOL.

A receita indicada nesse site é para professores de química, que podem criar essa produção como um experimento para alunos de várias idades e ensino.

Dessa forma, se você é menor de idade ou se não tem preparo para tal produção de álcool em gel é ideal que esteja acompanhado de um professor ou profissional da área da química para evitar riscos de saúde.

Com isso, a UOL espera que os professores levem aos alunos a conscientização sobre a lavagem das mãos de forma correta. Inclusive, eles podem levar pequenos frascos na mochila com o produto. Assim, o álcool em gel pode prevenir a transmissão de vírus e doenças.

Leia Também – Aprenda como economizar dinheiro na páscoa com 5 dicas realistas

Os materiais usados

Para fazer álcool em gel caseiro, você vai precisar de ingredientes como o álcool etílico 70%, o carbopol 0,720%, a trietanolamina de 0,700%, água 100%, glicerina.

Do lado dos materiais, inclua na sua lista: tigela de vidro (como um béquer grande), medidor de volume, colheres medidoras, batedor de ovo, coador ou peneira fina, funil, recipiente de plástico para guardar o produto. E tem a opção de usar o colorante vegetal ou aromáticos.

O modo de preparo

O passo a passo é simples se você tem todos os ingredientes listados acima. Então, meça 65 ml de álcool etílico e 25 ml de água. Depois, coloque tudo isso na tigela de vidro. Com o coador, você vai peneirar o carbopol sobre a tigela.

É necessário fazer essa peneiração para retirar os grumos e fazer a pulverização. Portanto, faça isso de um modo bastante lento. Em seguida, bata o líquido do recipiente com o batedor de ovos.

Enquanto isso, adicione algumas gotas de trietanolamina e a textura do gel já vai começar a aparecer. Se achar que está muito líquido, você pode ir acrescentando as gotas de trietanolamina aos poucos. Se estiver muito grosso, adicione mais álcool.

fazer álcool em gel caseiro

Para quem quer aroma ou cor, então, é só adicionar o corante ou a essência. Por último, passe o álcool gel pronto para o seu recipiente. Inclusive, lembre-se que é preciso deixar em um lugar fresco para que não evapore.

Outras receitas não oficiais!

Também se deve ter um cuidado especial com outras receitas para fazer álcool em gel caseiro que não são oficiais. Logo, não há a certeza ou comprovação de que elas funcionem ou de que não faça mal para a saúde. Um exemplo é o que vamos citar abaixo, que usa 2 ingredientes.

Você vai encontrar na internet essa receita fácil de álcool em gel. E os ingredientes usados são aqueles que temos em casa ou que podem ser comprados facilmente no mercado. Por exemplo: álcool isopropílico com concentração de pureza de 91% e aloe vera em gel puro.

Depois, você só vai precisar de uma tigela limpa, uma espátula ou colher, um funil e um frasco de sabão ou sabonete líquido que será o recipiente do produto pronto. Então, é só misturar os ingredientes, sendo 2/3 de xícara de álcool com 1/3 de xícara de aloe vera.

Após isso, com a espátula você mexe tudo até que os ingredientes fiquem homogêneos. Também dá para usar um processador de alimentos para misturar manualmente os ingredientes e formar o produto.

O uso – uma observação final é para o uso do produto. Saiba que existe um jeito correto para usar: esteja com as mãos limpas, se possível. Depois, coloque uma porção nas mãos, que seja do tamanho da palma da mão. E esfregue por 30 segundos. Deixe o álcool secar sozinho.