Saiba como fazer a consulta do CNPJ de uma empresa ou prestador de serviços

Você sabia que fazer a consulta do CNPJ de uma empresa hoje em dia é muito fácil? Você pode fazer isso através de uma página da web ou até mesmo pelo aplicativo gratuito de celular. Ambos contêm informações verdadeiras, já são da base de dados da Receita Federal.

Mas, por que fazer essa pesquisa online? Basicamente, pelo fato de ter uma contratação ou negociação mais segura. Ao ver que uma empresa tem um CNPJ inativo, você pode se precaver e evitar prejuízos financeiros e dores de cabeça.

E essa pesquisa pode ser feita pensando em fornecedores, prestadores de serviços e qualquer outra empresa. Aprenda, em poucos passos, como fazer essa consulta de CNPJ de forma online, gratuita e confiável.

Será que o seu CNPJ ou CPF está sendo usado?

Aqui, bem no meio do conteúdo, vale a gente abrir um tópico para citar uma outra matéria que a gente criou recentemente e deu uma boa repercussão na internet. É sobre o fato de o seu CPF ou o CNPF da sua empresa estar sendo usado.

Isso porque ao mesmo tempo que fazer a consulta do CNPJ é importante para você não ter problemas financeiros com fornecedores e outras empresas, tomar o cuidado com o seu próprio CNPJ também pode te fazer ter mais tranquilidade empresarial.

ANÚNCIO

Veja o que colocamos na matéria: “Muitas vezes, determinadas pessoas agem de má fé. E aí fazem consultas em CPFs e CNPJs com a única finalidade de roubar informações pessoais ou empresariais. Depois, falsificam os dados para fazer pedidos de empréstimos e cartões”.

Esse é um dos motivos que torna essencial fazer essa pesquisa online sobre o seu próprio CNPJ. Se você quiser ver essa matéria na íntegra, basta acessar a página: “Descubra como saber se o seu CPF ou CNPJ está sendo usado”.

Como fazer a consulta do CNPJ

Nesse próximo tópico, vamos direto ao ponto. Fazer a consulta do CNPJ de uma empresa ou de um prestador de serviço ou de um fornecedor é importante. E fazer isso é bem fácil, sendo que você só vai precisar ter o acesso à internet e se conectar a página correta.

Para não errar, saiba que a página correta da Fazenda é essa aqui. Depois, saiba que para fazer a consulta online você vai precisar, apenas, inserir o número do CNPJ da empresa que será pesquisada. E você nem precisará fazer cadastro para isso.

O detalhe é que você deve digitar o número do CNPJ sem hifens ou pontos, ao passo que ele deve ter 14 dígitos. Se a situação encontrada for “ativa”, ótimo. No entanto, se for irregular ou inapta, aí você tem que ficar atento antes de fechar um novo negócio com essa empresa.

O legal de fazer a pesquisa online é que além de saber a situação cadastral da empresa, você pode confirmar dados importantes, como a razão social, o nome fantasia, a descrição das atividades e o endereço, tanto o físico como o eletrônico.

Saiba como fazer a consulta do CNPJ de uma empresa ou prestador de serviços

A pesquisa online pelo app CNPJ

Aqui também é importante a gente trazer um próximo ponto, que é sobre a atualidade e a tecnologia. Além do mais, elas surgiram para facilitar a vida das pessoas e nesse caso, de fazer a consulta do CNPJ, a ideia é a mesma.

Existem o aplicativo CNPJ que também permite a pesquisa online do CNPJ de outras empresas. Ele, atualmente, está ativo para ser baixado em celulares iOS ou Android. Ele é ideal para quem quer fazer uma pesquisa mais rápida e de forma gratuita.

E se você está receoso em usar esse app, saiba que ele é da Receita Federal também. Portanto, as informações são verdadeiras e com base no arquivo que a Receita tem das empresas ativas e inativas.

O melhor é que pelo app você pode ter os mesmos serviços que tem na web: consulta das informações e do CNPJ, acompanhamento da evolução das inscrições, acesso à tabela do Código Nacional de Atividades Econômicas, o teste de conhecimentos sobre legislação, etc.

Uma empresa ativa…

Saiba como fazer a consulta do CNPJ de uma empresa ou prestador de serviços

Uma empresa ativa no site da Receita Federal é uma empresa que está regularizada e apta para exercer o seu trabalho, atuando no seu ramo. Isso quer dizer que outra empresa pode negociar com ela e, ao que tudo indica, não terá dores de cabeça.

De modo geral, as empresas ativas representam poucos riscos de darem golpes. Porém, ao contrário da empresa inativa, que pode não entregar aquilo que foi combinado, como vamos ver no próximo tópico.

Mas, e o seu CNPJ da empresa estiver inapto?

Obviamente, essa resposta parece simples, mas vale destacarmos aqui algumas orientações. O problema de pesquisar uma empresa e ver que ela está inapta é que quer dizer que algo está errado. Até mesmo porque a Receita Federal deu baixa na inscrição de tal empresa.

Aí, no mínimo, a empresa referida vai ter que providenciar uma regularização do seu CNPJ. Para quem está a contratando vai surgir a dúvida sobre a segurança que ela tem. E não é só isso que você tem que observar.

A empresa que está inativa na Receita Federal vai ficar impedida de realizar operações comerciais. Da mesma forma, vai ficar impossibilitada de emitir notas fiscais, participar de licitações ou até mesmo de movimentar contas bancárias em alguns casos.

E quando o caso se torna ainda pior, a empresa pode perder o CNPJ dela, ficando inscrita no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Federais, o Cadin.

Portanto, ao fazer a consulta do CNPJ saiba que você pode estar se prevenindo, de uma forma muito segura, de que a sua nova transação pode não dar certo.

ANÚNCIO