Aprenda como 3 passos como evitar gastos no supermercado

ANÚNCIO

O que você faz na hora de evitar gastos no supermercado? Existem muitas técnicas e dicas. Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, que não se deve levar crianças no mercado, né? Ou que o ideal é nunca ir com fome, por exemplo? Tudo isso pode ser verdade, mas a nossa ideia é focar em matemática!

A gente vai falar aqui sobre questões matemáticas e de números também. Assim, vamos deixar um pouco de lado toda a questão psicológica e emocional das compras para falar do mais racional possível. E isso também vai agregar valor na sua busca pela economia de dinheiro no supermercado.

ANÚNCIO

Aprenda como 3 passos como evitar gastos no supermercado

Afinal, para quem não sabe, o gasto no supermercado representa uma boa fatia do orçamento das famílias brasileiras. E tem muita gente que não vê a hora de receber o salário para comprar aquela cesta básica do mês, com mantimentos importantes e essenciais para a criação dos filhos, netos, avós, mães, pais, etc.

Os 3 passos!

Abaixo, a gente separou 3 passos que vão dar um bom início para você que quer economizar dinheiro no mercado. Primeiro, vamos falar sobre os preços dos produtos. Depois, sobre a validade deles. E também sobre o custo-benefício. Por último, ainda temos um bônus, que vale a pena você acompanhar!

ANÚNCIO

1 – Os Preços dos Produtos

As compras no mercado também estão no que a gente pode considerar como gastar dinheiro sem necessidade. E não estamos falando sobre comprar itens que você não precisaria, viu. Mas, sim, sobre não verificar o extrato dos preços dos produtos que foram comprados.

Tem muito mercado por aí que põe um preço lá na gôndola. Mas, quando o cliente passa no balcão ou no caixa, o preço é outro. Aí, como são muitos produtos a serem passados, a pessoa nem nota que foi cobrado um valor errado.

E a verdade é que nem sempre isso está acontecendo por desonestidade. Muitas vezes é porque o sistema não está atualizado. Assim, o preço baixou na prateleira, mas lá no sistema do caixa está com preço anterior. Aí, cabe ao cliente ficar de olho, né.

Qual é a dica? Conferir quando você estiver passando produtos no caixa. E você não tem que ir colocando os produtos nas sacolas rapidamente, viu. As pessoas da fila, por mais apressadas que estejam, devem esperar você terminar de conferir a compra.

2 – Os Prazos de Validade

Agora, vamos falar sobre comprar produtos que estão perto da validade! O fato importante aqui é que às vezes a gente vai no caixa correndo, né. Porque o nosso tempo é muito valioso. Mas, aí a gente passa na prateleira pega o produto porque está em um preço bom.

Mas, quando você chega em casa você percebe que a validade vai estourar 2 ou 3 dias depois. E o pior é que normalmente os produtos nas prateleiras dos mercados que estão na frente são aqueles com a data de validade mais próxima mesmo. Essa é uma tática do mercado.

Você tem que dar um jeito de achar um tempinho para dar uma conferida ao comprar aquele produto que tem a validade mais próximo. Nem sempre ele vai ser bom para você, exceto se for usado imediatamente após a compra.

Assim, você evita o risco de jogar mercadoria fora e perder dinheiro simplesmente porque ele venceu, né.

3 – O Custo Benefício

A nossa última dica para quem quer evitar gastos no supermercado tem a ver com o custo benefício dos produtos. Isso vale, especialmente, para os produtos que são duráveis. No entanto, também podem ser usados como ensinamento para outros, como alimentos, por exemplo.

O que a gente quer dizer é que nem sempre o que é mais barato é a melhor opção de compra. Por exemplo, o que você que é melhor um sapato de R$ 200 que dura 2 anos ou um sapato de R$ 100 que dura 8 meses? Parece simples e realmente é!

Observe que nesta matemática simples, o que é o mais caro, na verdade, está mais barato no médio prazo. Assim, acaba tendo um custo benefício bem melhor do que aquele que, aparentemente, seria o mais barato deles.

Em resumo, nesse tópico, a gente pode observar que a qualidade também significa economia de dinheiro. Logo, você paga um pouquinho mais por um produto que vai durar muito mais.

Você também vai gostar de ler

7 pensamentos para gastar menos dinheiro no supermercado

Bônus – OS PEQUENOS DETALHES

Aprenda como 3 passos como evitar gastos no supermercado

Para terminar o conteúdo vamos deixar aqui essa dica que vale para o supermercado e para tudo na sua vida. Comece a pensar mais nos pequenos detalhes. E sim, nos centavos também. Saiba que quando o assunto é alimentação ou higiene o gasto vai ser muito relativo para cada família.

Ao passo que pensar sobre como dá para evitar gastos no supermercado já é o começo. Só que você vai ter que entender mais do comportamento e gosto da sua família para conseguir chegar ao resultado final.

Ainda mais em um mundo onde se cobra tanto por uma alimentação mais saudável e que nem sempre precisa ser uma alimentação mais cara. Além do mais, há de se pensar em compras em atacado, em compras em vários lugares, em compras semanais ou mensais.

Cada escolha dessa é o que pode representar um gasto a mais ou a menos no seu orçamento.

Aliás, você sabia que até mesmo a escolha da forma de pagamento no mercado pode dizer muito sobre você e sobre como você está no atual momento? Mesmo para esse tipo de compra, o uso do cartão de crédito só é recomendado em casos de urgências, viu.

ANÚNCIO