Veja 5 ideias para entreter as crianças de graça e de forma saudável

Para muitos pais entreter seus filhos é muito fácil. Sendo assim, basta ligar o aplicativo do youtube no celular, colocar em algum canal infantil e pronto. No entanto, essa pode não ser a melhor forma. Existem melhores ideias para entreter as crianças de graça. Confira.

Aliás, a criança fica ali quietinha por horas, sem dar um pingo de trabalho, na frente do celular. Só que nem toda criança gosta de celular ou de ficar tanto tempo quieta assistindo qualquer coisa. E sem contar que não é o mais recomendável pelos médicos pediatras.

Dessa forma, alguns pais até tentam estreitar mais os laços com seus filhos, mas não tem boas ideias para deixá-los entretidos. Esse artigo é para esses pais, que tem a preocupação com a saúde do filho, mas não tem muitas ideias a vista. Vamos lá, que a gente ajuda.

1 – Que tal dar um rolezinho nos parques ou praças

Um bom passeio no parque é excelente para o desenvolvimento dos pequenos. Eles vão ter um espaço muito maior para correr, brincar, andar de bicicleta até brincar em playgrounds.

Uma ideia é combinar com outros pais para levarem os filhos juntos ou até levar junto com seus filhos. Uma companhia da mesma idade costuma entusiasmar as crianças a saírem de casa.

Então, faça piqueniques, por exemplo. Essa é a oportunidade de dar alimentos mais saudáveis como sucos, lanches naturais e frutas. Para isso, é interessante procurar locais com gramados e bastante sombra.

Caso tenha algum zoológico ou animais no parque, também é bem legal. Animais são ótimos para distrair os pequenos.

2 – Por que não criar uma cozinha mirim

Com essa onda de programas de culinária infantil, que tal tentar algo parecido? Quase toda criança adora aquela sensação de “eu fiz”. Aliás, poder fazer a própria comida é uma grande conquista.

Por isso, temos outra das ideias que existem para entreter as crianças de graça. A dica é que você acompanhe o processo. Além de ver o prato saindo do forno ou da geladeira.

Para isso, separe receitas simples e rápidas de fazer. Coisas muito complicadas e pratos que demoram para ficar prontos causam uma inquietação nos pequenos. Assim sendo, isso pode acabar estragando o programa culinário. Portanto, cuidado.

Essa também é sua chance de tentar incrementar no cardápio diário algumas comidas mais saudáveis. Logo, evite oferecer tarefas perigosas como cortar verduras, abrir latas ou tomar conta do fogo.

Essa parte deve ser realizada com um adulto. E mesmo as atividades mais simples devem sempre ser supervisionadas por alguém responsável.

3 – Dá para fazer uma sessão d cinema em casa

Sabe aquela ideia do bom e barato? Essa é uma delas. Você pode juntar toda a família na frente da telinha. Para isso, prepare a sala de uma forma que todos tenham mais espaço, deixe tudo escuro, chama a galerinha e faça dessa experiência algo incrível.

Nem todo cinema precisa de pipoca e refrigerante. Um lanchinho saudável e um soco de laranja fresquinho também caem muito bem. E o seu pediatra vai adorar isso.

Além do mais, evite filmes com muita violência e conteúdo impróprio. Escolha filmes que possuam alguma mensagem bacana ou até um com boas músicas para soltar o gogó junto com elas. Aliás, muitas crianças se divertem vendo os adultos cantando com os personagens.

4 – Todo dia é dia de teatro, viu

A garotada costuma ter muita criatividade. No entanto, muitas vezes, faltam lugares para mostrar seu talento. Por isso, transforme sua casa em um palco, teatro ou picadeiro.

Identifique os gostos e bole algo com isso. Criar um teatrinho com falas rápidas, roupas feitas com panos velhos, colchas e fronhas podem ser uma lembrança que fique pra sempre.

Teatro com meias também são divertidíssimos e muito fácil de fazer. Dá até para produzir as peças junto com os pequenos. Por exemplo, invente instrumentos fictícios e faça a melhor banda infantil de todos os tempos.

Brinque com seu cachorro, ‘convide’ ele para fazer parte do circo especial caseiro. Use sua criatividade para criar seu pequeno mago, equilibrista ou palhacinho.

5 – Bem-vindo ao mundo da leitura

Muitos adultos acabam crescendo sem o hábito da leitura, algo que acaba sendo muito prejudicial lá na frente. Um dos fatores que fazem esse número é a falta de incentivo na infância.

Assim sendo, considere a nossa última das ideias simples para entreter as crianças de graça nas férias ou em qualquer época do ano: leia com as crianças.

3 dicas para aplicar a educação financeira infantil em casa!

Inclusive, você pode comprar livros curtos, com figuras e histórias divertidas. Também dá para interpretar os personagens, faça vozes engraçadas, malvadas, bravas. Dessa forma, entre de cabeça no que está lendo.

Muitas vezes o livro nem é tão bom assim, mas a forma que você interage com ele e a garotada é o que vai criar aquele gostinho pela leitura.

Outra ideia é levar as crianças a bibliotecas, mostre como pode ser divertido passar por horas lá. Deixe que elas escolham seus livros, criem seus gostos e suas paixões. Se tiver sorte, você vai acabar encontrando alguma biblioteca que tem contadores de histórias.

Como nossa ideia é te ajudar a não gastar muito, existem muitos sebos por aí com livros muito baratos. Uma boa opção também para a inicialização na leitura são gibis e revistas em quadrinho.

Não há posts para exibir