Entenda a importância de ter um contador na sua empresa e evite os riscos!

Não. De verdade mesmo, esse texto não é um jabá para nenhuma empresa, tá bom? A nossa ideia é apenas de mostrar como podemos fazer parceiras com pessoas especializadas que podem agregar valor à nossa marca – exatamente como um contador!

Afinal, você sabe quais são os riscos de uma empresa sem contador? Então, deve ler este conteúdo agora mesmo para descobrir. A empresa e a contabilidade precisam andar juntos para poder assegurar o seu futuro enquanto empreendedor.

E vamos combinar: o bom trabalho de um contador torna bem mais fácil realizar o controle financeiro de qualquer empresa do mundo, né. Então, devemos ser francos antes de tudo!

E ainda dá para falar em ter um diferencial para captar clientes, fidelizar clientes, ganhar da concorrência, entender as atividades, os prazos a serem cumpridos… E tudo isso evitando apuros, evitando prejuízos, evitando motivos para que algo não dê certo.

Uma empresa sem contador é como uma pessoa que ainda não tem todos os músculos fortalecidos para andar porque sempre vai faltar alguma coisa que dê a firmeza que a pessoa precisa para dar o passo a diante!

É pensando nisso tudo que criamos este conteúdo. Por isso, nas próximas palavras, nós vamos apresentar os riscos que uma empresa sem contador pode enfrentar, combinado? E tudo isso estará sendo explicado de forma sucinta e simples.

As atividades exercidas do contador

São muitas, mas vamos falar das mais importantes, né.

Uma das principais atividades do contador é confeccionar documentos legais e importantes para a operação empresarial. Então, hoje em dia, a empresa precisa de documentos para tudo: saída de produtos, funcionários, impostos… Tudo mesmo!

Outra coisa é que o contador também assegura que o negócio esteja em conformidade com a norma fiscal. E a partir disso, ele faz encaminhamentos, declarações e certidões para conservar o registro do empreendimento, que deve estar sempre atualizado.

E essa conformidade tem a ver com o que é estabelecido em lei pelos órgãos governamentais, tá bom?

Ainda podemos falar de preparar a folha de pagamento para garantir que todos os salários dos colaboradores sejam tributados da forma correta, controlar o estoque e orientar sobre o excesso e a retenção de capital de giro.

Aí, pode não parecer que isso seja importante, mas você vai notar que é a partir disso que dá para indicar um preço justo para que você vende o seu produto. Então, essa também é uma das tarefas do contador.

Analisar o fluxo de caixa e elaborar o planejamento tributário do seu negócio é uma função muito importante e organizar o setor financeiro e tributário. Isso é seu dever, mas o seu contador é quem vai te dar aparato para isso.

Entenda a importância de ter um contador na sua empresa e evite os riscos!

Os riscos de uma empresa sem contador

Então, quais são os riscos uma empresa sem contador corre? Fala aí, você sabe ou não? A partir da introdução deste conteúdo já deu para ver a importância do profissional, não é mesmo? Vamos saber agora os riscos que se corre sem ele!

O risco das dívidas

O primeiro deles são as dívidas!

A empresa deve pagar por todos os tributos devidos em relação à sua atividade para estar de acordo com a lei.

Já falamos disso, mas você nem notou que era importante. Então, saiba que sem a dedicação para essa matéria (que é o pagamento de tributos), a empresa ficará com débitos diante de órgãos fiscalizadores.

E  não adianta fazer charminho dizendo que esqueceu de pagar, tá bom? Porque independente da desculpa, essa falha cria um endividamento que pode resultar até mesmo no fato de você ficar impedido de fazer certas operações.

O risco de não crescer

Outro problema bastante comum é a dificuldade de crescimento.

Geralmente, os empresários se dedicam mais a execução das atividades e se esquece das questões tributárias e financeiras.

Por isso, ter um contador é algo fundamental e primordial. Porque é ele quem vai avaliar o desempenho da empresa, gerenciar os riscos de evolução financeira e orientar as tomadas certas decisões importantes para o seu empreendimento.

Ele não faz isso diretamente porque ele não é um gestor, claro. Mas com os resultados do trabalho dele, os gestores tem em mãos mais informações para tomadas de decisões.

Sem essa visão do especialista, que só quem tem formação e experiência pode ter, algumas falhas podem ser cometidas – o que diminui o ritmo de crescimento de seu negócio.

Além disso, com os dados corretamente contabilizados é possível analisar o momento correto de investir ou de economizar.

O risco da falta de documentação

O outro problema que a falta de contador pode acontecer para o empresário são os problemas legais, já que todo empreendimento precisa ter alguns documentos que são exigências dos órgãos públicos.

Alguns deles, por exemplo, o contrato social, as declarações, as guias de pagamento, os livros contábeis e os balanços comerciais. Tudo isso é obrigação, tá? Então, contar com a ajuda de um contador, facilita o processo.

Aliás, casos obrigações não sejam cumpridas, a empresa pode se tornar irregular e se complicar bastante também.

O risco de fechar as portas

Por último, saiba que a falta de acompanhamento pode resultar no fim das atividades da empresa.

Isso porque o contador está sempre acompanhando a empresa desde a abertura até um possível fim das atividades. E nesse meio campo não pode ficar nada ilegal ou errado.

Quando não se tem controle financeiro ou problemas fiscais, as empresas fecham. E essas costumam ser as maiores motivações para isso. Portanto, todo cuidado é pouco e ninguém quer começar um negócio com falhas, né?