Veja o que você ainda não sabe sobre ensinar as crianças a poupar dinheiro

ANÚNCIO

A gente sempre comenta aqui da importância de ensinarmos os nossos pequeninos a cuidar bem das finanças, não é mesmo? E o foco de hoje é falar sobre uma coisa, ou umas coisas, que a gente não sabe sobre ensinar as crianças a poupar dinheiro.

Até mesmo porque tem gente que acha que dinheiro não é assunto de criança, né. E aí já começa errado. Bom, vamos por partes e vamos aprender a lidar com isso, cada vez mais e cada vez melhor.

ANÚNCIO

Veja o que você ainda não sabe sobre ensinar as crianças a poupar dinheiro

Inclusive, já fique sabendo que as crianças podem aprender sobre educação financeira desde cedo. E, mais do que isso, nós temos um grande trabalho a fazer, que é o de ajudar esses pequenos a crescer com sabedoria no assunto das finanças!

Para finalizar essa introdução, é importante falar que a gente tem que saber que a gente é o exemplo para os nossos pequenos. Isso quer dizer que não adianta a gente falar A e fazer B, né. Essa é a primeira lição. E, a partir de agora, vamos considerar o que você ainda não sabe!

ANÚNCIO

Qual a idade ideal para começar a falar de dinheiro?

Uma das dúvidas mais comuns que as pessoas têm na hora de estudar as formas de ensinar as crianças a poupar dinheiro é sobre a idade! Afinal, com quantos anos a criança já entende o assunto e já podemos falar disso com elas?

Para que as nossas crianças cresçam com pensamentos positivos a respeito de dinheiro, o ideal é estimular esse tema desde cedo. E como mencionamos acima, isso tem que acontecer de forma leve e natural, através de exemplos.

Você que é pai e que é mãe já pode começar com isso desde quando os seus filhos começarem a pedir as coisas para comprar. Sabe aquele doce ou aquela guloseima? Então, esse pode ser o momento certo para você começar!

Como ensinar as crianças a poupar dinheiro?

O melhor conselho que você pode ouvir é justamente aquele que diz que é o ideal você falar para as crianças sobre o dinheiro o tempo todo, de forma natural. Mas, além disso, saiba que também é preciso tirar tempo para conversar com elas. Portanto, tragam as crianças para a realidade da vida.

Fale com ela sobre o fato de que as coisas têm o seu preço e tudo na vida tem o seu custo!

Assim, quando elas pediram alguma coisa, fale para elas o valor exato daquilo. Isso pode fazer ela dar mais valor ao produto ou ao presente.

Uma boa ideia é você mostrar quanto significa a economia de dinheiro ao optar por ir para a escola a pé ao invés de ir de carro. E como isso vai representar uma boa ideia para a saúde também. Mostre o valor real de tudo isso!

FÉRIAS CHEGANDO – Relembre 6 jogos gratuitos para crianças

A mesada é uma boa ideia para poupar dinheiro?

Outra dúvida bem comum é sobre o uso da mesada. E o fato é que você precisa ensinar o seu filho administrar o dinheiro. E como se faz isso? Uma boa ideia pode ser sim dando uma pequena mesada ou ‘semanada” para ela. E nem que seja algumas moedinhas.

Ao dar um dinheiro para o seu filho, você permite que ele possa começar a manusear o dinheiro nas mãos. E isso permite, por sua vez, ele fazer continhas de subtração, adição e até mesmo divisão!

E quando você dá o dinheiro dá também uma pequena responsabilidade! Ele vai começar a entender que não pode gastar tudo o que tem porque só terá mais dinheiro na próxima mesada.

Basicamente, a gente pode dizer que ele vai desenvolver a arte de ficar dentro dos limites! E isso é demais importante em um país onde temos milhões de endividados, né. Até mesmo porque no dia que o dinheiro acabar ele vai ter que esperar para receber uma nova mesada!

A realização de sonhos na hora de poupar dinheiro!

Veja o que você ainda não sabe sobre ensinar as crianças a poupar dinheiro

Para terminar esse assunto sobre ensinar as crianças a poupar dinheiro, vamos falar sobre a realização de sonhos, que passa por projetos e planejamentos.

Ensine o seu filho a poupar falando para ele do futuro. Vale a pena falar o que significa uma aposentadoria e porque é preciso ter dinheiro guardado para esse fim.

Só que mais do que isso, mostre a importância de realizar sonhos para daqui 1, 5 ou 10 anos! Aquela viagem de aniversário de 15 anos ou até mesmo uma festa para os amigos da escola. Tudo isso tem custo e exige planejamento, que passa pela poupança!

Poupar dinheiro é uma forma muito inteligente de ter uma vida mais tranquila e mais estável. Só que isso não é uma tarefa muito fácil nos dias de hoje. Ainda mais para crianças, que sofrem verdadeiras lavagens cerebrais com propagandas.

Aí é que entra o papel dos pais, que é o de conscientizar os filhos sem tirar deles o direito a diversão e à infância. Ambos são importantes: infância e finanças. E você está preparado para falar desses temas de forma natural, leve e mudar a vida deles para sempre?

ANÚNCIO