Sabedoria Infantil: 3 Ensinamentos Financeiros para Ficar Rico

As crianças são consideradas as criaturas mais sinceras desse planeta. Mais do que isso, são elas que seguem os passos dos pais mais fielmente e, por incrível que pareça, elas aprendem muito com eles. A criança que tem bons ensinamentos financeiros hoje, poderá, com certeza, ficar rico no futuro.

A matéria foi publicada no G1 – o site da Rede Globo – e antes de citar os ensinamentos, vamos comentar sobre como foram feitas as perguntas, as suposições e os comentários, confira.

Sara tinha apenas 5 anos durante a produção da notícia e já dizia que guardava dinheiro para fazer uma viagem para a Disney. Já Ana Clara, da mesma idade, também comentou que juntava moedas para comprar uma bicicleta.

O G1 perguntou a 6 pessoas, como as já citadas, como elas lidam com o dinheiro. As respostas são as mais variadas possíveis e inclui itens de supermercados, de concessionárias de veículos e muitos cofrinhos.

Sobre o assunto, o educador financeiro Reinaldo Domingos, autor do livro “Mesada não é só dinheiro”, o melhor de tudo, na educação financeira, é começar a estimular a criança a poupar desde cedo. Sobre o assunto, ele citou algumas dicas bastante simples!

Conversas

As crianças são muito observadoras, portanto, desde cedo, é muito importante observar que elas possuem desejos de consumo e percebem que o dinheiro tem muita importância para toda a família.

Logo, se dão conta que o dinheiro precisa ser “trocado” por coisas que precisam usar ou ter. A partir daí, é totalmente necessário começar a falar do assunto, talvez com mesadas ou semanadas, mesmo que em quantias baixas.

Sonhos

Sara e Ana Clara guardavam dinheiro para conhecer a Disney e comprar bicicleta e isso representa o sonho das crianças. Sobre isso, Domingos diz que o correto é “deixar a criança sonhar”, o que é importante para estabelecer metas financeiras.

O especialista também diz que o assunto tem que ser transparente.

“Se a criança for muito novinha não tem problema nenhum. Deixa ela sonhar”.

Os adultos tem papel importante nessa etapa e devem mostrar para as crianças que o tempo é importante na hora de juntar dinheiro. “Se a criança quer um videogame muito caro, os pais podem dizer para elas pagarem pelo menos 10% do total dele, enquanto os pais bancam o restante”.

“Isso cria um ambiente de coletividade dentro da família”, afirma Domingos.

Metas

As metas, como na vida na adulta, tem de ser divididas pelo tempo – curto, médio e longo prazo. “Mostre aos filhos a importância de priorizar seus projetos e faça-os entender que, para realiza-los, será sempre necessário guardar parte do dinheiro que passa pelas suas mãos”.

Reprodução: Google

Poupar

O método mais aconselhável para ensinar sobre dinheiro as crianças é começando pelo controle do dinheiro. “É fundamental desde cedo demonstrar que a felicidade não está associada ao consumismo e sim à atitude de atingir seus objetivos”.

“As crianças saberão que todo o dinheiro que receberem deverá ser separado metade para desejos e metade para o consumo. O que a gente está trabalhando é um processo de motivação”, diz Domingos.

Crises

“É importante falar de crise de uma forma muito simples, como colocar produtos em uma mesa e dizer – está vendo bolacha, doce ou qualquer coisa que sempre costumava comprar? No ano passado, a gente precisa de 10 reais para comprar e agora eu preciso de 15 reais”, mostra Domingos.

A criança passa a entender que vai ter que mais dinheiro para comprar a mesma coisa.

Excessos

“Temos de mostrar que é preciso fazer escolhas e que nada é mágico”.

Logo, para o especialista, um dos principais sinais de que a criança pode desenvolver características consumidas é quando ela gosta toda mesada rapidamente logo e pede mais dinheiro. Os pais, portanto, precisam reforçar o combinado pelo período.

Exemplo

Nunca se esqueça que você, pai e mãe, é o exemplo ideal, perfeito e intrínseco na vida de qualquer filho e criança. “É fundamental desde cedo demonstrar que a felicidade não está associada ao consumismo desenfreado e sim à atitude de atingir seus objetivos”.

3 Ensinamentos Financeiros dos Pequenos para Ficar Rico

Nas entrevistas e conversas foram recolhidos 3 Ensinamentos que tem que ser seguidos por qualquer pessoa no mundo, seja adulto, criança, brasileiro ou estrangeiro.

Da outra vez que eu comprei uma bicicleta, cada pessoa que foi me dando dinheiro eu fui guardando – Ana Clara, de 5 anos.

Para Economizar, gasta um pouquinho e guarda o outro dinheiro que não gastou – Sara, de 5 anos.

Se eu compro uma fantasia que custa 4 reais e não tiver o dinheiro, eu vou ter que comprar outra coisa – Natália, 5 anos.

https://youtu.be/YyizO8IzUNo

Como Ensinar as Crianças a Economizar Dinheiro Rapidamente

“Certa vez fomos ao shopping, ela levou moedas do cofre e comprou balinhas. Pegou algumas e disse: já está bom”, afirma Regina Zanes, que é mão da Sofia, de 4 anos. A ideia é contada por Domingos, que fala que é importante que a criança aprenda como e com o que gastar.

“Estimulem seus filhos a sonhar, estabelecer alguns desejos que queiram realizar com aquele dinheiro: um de curto (1 mês), um de médio (até 6 meses) e outro de longo prazo (até 1 ano)”, afirma.

Ele diz que uma das formas de ensinar as crianças é ter cofres de diferentes tamanhos. Assim, a criança consegue ver a quantidade de moedas aumentar até chegar a hora de realizar cada sonho. Isso ensina a importância de poupar dinheiro e inibe gastos impulsivos mais tarde.

Ele diz que se for educada financeiramente desde pequena, a partir dos nove ou dez anos, a criança terá uma ideia melhor sobre economia, sobre poupança, dinheiro, etc. Daí por diante, tudo vai indicar que a relação dos nosso filhos com o dinheiro vai ser tranquilo e equilibrada.

Reprodução: Google

Um dos melhores jeitos de fazer isso é apostando na linguagem clara e objetiva, que tem foco no que é chamado de “lúdico”, ou seja, que inclui brincadeiras, por exemplo.

Muitos especialistas indicam, inclusive, jogos sociais e educativos, como o Banco Imobiliário e Monopoly, que ajudam na educação financeira das crianças. Assim eles terão mais visão e vão aprender o valor das coisas e a importância do trabalho.

Educação Financeira para toda a Família

Agora, se você realmente acha importante ensinar a Educação Financeira para os seus filhos, mas ainda não se sente à vontade para fazer, você pode fazer um Curso Online e Gratuito com algumas Dicas Básicas sobre isso. Ao todo são 4 vídeos-aulas, curtinhas e muito didáticas, gravadas pelo Robinson Trovo.

Nos vídeos, ele fala um pouco sobre tudo o que envolve o dinheiro. A educação financeira é a chave para o seu sucesso financeiro, sabendo que tudo se inicia com a quitação das dívidas, a economia do dinheiro e o investimento, que é, de fato, o que vai fazer você sair da pobreza e entrar na riqueza.

Os vídeos são todos gratuitos e para ter acesso, você só precisa se cadastrar, nada mais.

  • Aproveite que é gratuito,
  • Aproveite que é Online,
  • Aproveite que é Didático,
  • Aproveite que é Rápido,
  • Aproveite que ainda dá tempo que saber o que você vai passar para os seus filhos!

Com informações do G1, GuiaBolso

Não há posts para exibir