Tem jeito para encontrar sócios investidores?

PROPAGANDA

O que a gente está buscando na verdade é um sócio estratégico e não simplesmente um sócio capitalista que a gente chama de smart money. Certo? Bom, ao menos, é sobre sócios estratégicos que vamos falar hoje!

Esse tipo de sócio é uma pessoa que vai agregar para a empresa e isso vale tanto para o investimento de capital financeiro quanto o conhecimento de mercado que essa pessoa tem.

PROPAGANDA

A pergunta que muita gente se faz é: o empreendedor deve ou não investir em um negócio que não existe ainda?

A resposta quase sempre vai estar baseada em números, dentro de um plano de negócio.

Calma se você está achando que este texto não é para você, calma. Todo mundo que pensa em empreender um dia pode entender esse assunto. Por isso, vamos por partes!

PROPAGANDA

O investimento financeiro no seu negócio!

É uma coisa muito importante para você fazer essa procura por sócios.

Mas, considere que quase nunca vai ser exatamente como você quer, pois ali no papel que você vai apresentar ao seu futuro sócio você tem que ter algumas métricas que são difíceis de serem conseguidas.

Entenda que os pontos numéricos e os objetivos aonde você quer chegar tem que valer a pena para você e para quem vai investir nessa ideia.

Se você está conseguindo avançar e acreditar que o negócio está andando, isso quer dizer que há motivos para outras pessoas investirem.

E esses aportes podem ser feitos volumosamente. Agora, o mesmo não vale para negócios que não estão indo bem.

Geralmente, o que acontece são investimentos por fases.

Um investimento inicial é para uma fase do seu empreendimento, o que justificava a próxima fase de investimento se isso der certo. E assim por diante.

É preciso receber investimentos de acordo com as metas que a gente coloca para a própria empresa.

E essa ideia vale para investidores também. É por isso que nunca vamos encontrar alguém que invista todo valor de uma só vez, está bem?

Então, a ideia é ir crescendo aos poucos.

  • Primeiro se investe em um produto que a gente tem em mente.
  • Depois, a gente pode pensar em uma gestão maior de capital.
  • Agora, vamos nos preparar para uma nova rodada de captação.

Agora, tudo isso é importante quando falamos em ter um sócio capitalista, isto é, um investidor!

O investimento técnico no seu negócio!

Mas, o que a gente está buscando na verdade é um sócio estratégico, não é?

É uma pessoa que vai agregar para a empresa tanto com capital quanto com conhecimento.

E ele é diferente porque esse sócio acaba agregando para a empresa, ao passo que as vezes, o que a gente mais precisa é de conhecimento, isto é, pessoas experientes.

Essas pessoas entram no negócio ajudando os empresários, que nem sempre tem todo conhecimento, seja em uma área de produção, área técnica ou qualquer outra.

Isso porque é muito comum que os empreendedores, especialmente os novos, não terem todo aparato técnico. As vezes, eles possuem a ideia, que é genial. Porém, não o modo produtivo.

Para empreendedores que estão passando por isso, uma boa ideia é escolher um programa de aceleração.

Agora, para escolher, o principal é estudar o programa e conhecer o programa antes de entrar de cabeça nele.

Se possível, tente falar com empresas que já passaram por esse programa para ver se de fato ele tem a ver com você ou só com empresa gigantes e com empresas muito grandes.

Mas, também dá para pensar que as grandes empresas estão cada vez com mais abertura para a startup, que nada mais é do que uma pequena empresa, focada em inovação.

Só que isso, tantas vezes, acaba sendo uma conversa muito demorada e se você comparar o ritmo de um empreendedor com o ritmo de uma grande corporação vai ver que são muito diferentes!

Por isso, a gente tem aquela ansiedade de querer fazer tudo para amanhã, só que as grandes empresas colocam a sua estratégia no pilar de desenvolvimento deles e isso demora meses.

Então…?

Tem jeito para encontrar sócios investidores?

Por isso, a verdade é que tem jeito sim de encontrar investidores.

Agora, o que é preciso entender é que existem vários tipos de investidores e o que você precisa considerar é o que você realmente tem a necessidade neste momento.

Por incrível que pareça, nem sempre vai ser um investidor financeiro, que ponha dinheiro no seu negócio. Muitas vezes, alguma cabeça pensante também pode te dar uma ideia incrível – e não que a sua não seja.

Mas, dentro de um produto digital ou de um empreendimento digital existem muitas áreas para serem consideradas, pensadas, analisadas. E nem sempre o empreendedor vai saber lidar com todas – pelo menos, não de forma tão eficiente.

PROPAGANDA