Você não vai mais pedir empréstimo de agiota se considerar esses 5 fatos

ANÚNCIO

Quase sempre, a gente tem aquele amigo que conhece outro amigo que trabalha não sei onde que tem um contato de uma pessoa que empresta dinheiro. Ninguém fala em agiota, mas é como se fosse um. Agora, você sabe o que o empréstimo de agiota tem de bom?

A única coisa positiva é a comodidade. Isso porque ele não faz análise de crédito e, muitas vezes, nem quer saber o seu nome. Mas, por outro lado, não há vantagens em usar esse crédito que vem dele. Isso porque há motivos insanos que você deveria conhecer.

ANÚNCIO

Apenas para lembrar, a nossa ideia não é recomendar um empréstimo de um banco ou um crédito de uma financeira e nem nada do tipo. Mas, cabe a nós, enquanto blog de finanças, trazer lembretes sobre o que é certo e o que não é. De fato, a agiotagem está fora da lei.

Os 5 motivos para você evitar os agiotas

Você nem precisa assistir “O Cobrador de Dívidas”, no inglês The Debt Collector, para entender o que fazem os agiotas – além de emprestarem dinheiro fácil para as pessoas. E, além de quere pôr medo em você, saiba que você está a triz de entrar na linha do mercado negro. Entenda os motivos para isso.

1 – Os juros são altos

Aqui no blog a gente sempre dá uma alfinetada nos juros altos que os grandes bancos cobram e isso não deixa de ser uma verdade. Porém, não dá para considerar a ideia dos agiotas, que também fazem isso.

ANÚNCIO

Por mais incrível e desumano que pareça, a gente já viu caso de cobranças de até 40% de juros mensais. É um valor absurdo. Isso torna o empréstimo desvantajoso demais, sem contar ainda que isso pode virar uma dívida sem fim, no efeito bola de neve.

2 – É um processo ilegal

Além dos juros, que não são nada atrativos, também devemos considerar que esse é um processo totalmente ilegal, obviamente. A agiotagem é crime e está na lei 1.521 de 1951. Logo, o 4º artigo diz que é crime contra a economia popular.

Outra lei, a de número 7.492 e do ano de 1986, diz que emprestar dinheiro sem autorização o Banco Central também é crime. Logo, a pena pode chegar a 8 anos de prisão, além da multa. Resumidamente, o empréstimo de agiota só vai gerar problemas contra a lei.

3 – Não existem garantias

Mais um ponto negativo para esse tipo de crédito, que vai fazer você pensar duas vezes antes de pedir empréstimo de agiota, é sobre as garantias. De fato, não há nada garantido nesse contrato. E o pior, o agiota pode mudar o combinado a qualquer momento.

Tanto é que eles podem fazer cobranças bem fora da lei, como de ouro, de imóveis. E aí, como é que você vai recorrer à justiça se praticou algo que não é licito? Tudo começa a ficar cada vez mais complicado, né.

4 – As cobranças não são amigáveis

É claro que os filmes exageram. Mas, de fato, não temos como discordar do fato de que as cobranças feitas pelos agiotas são bem fora do que é considerado “amigável”. E a gente nem vai citar aqui o que pode acontecer, mas você deve imaginar, claro.

Já ouvimos muitas histórias de agressão por conta de uma única parcela em atraso. Mas, enfim, vamos terminar o tópico aqui, apenas dizendo que você não vai receber uma cartinha em casa falando do atraso.

5 – Existem outros empréstimos no mercado

E para terminar, se há mais um bom motivo para você evitar esse tipo de “dor de cabeça” é considerar que há sim boas opções disponíveis no mercado financeiro atual. Como mencionamos, os grandes bancos acabam cobrança taxas altas.

Mas, a gente ainda tem a opção de financeiras, de bancos menores (que possuem garantias) e até mesmo das fintechs, que são empresas tecnológicas focadas no mercado financeiro. E sem falar da variação dos tipos de empréstimos, como com garantia e consignado.

Bônus – as alternativas

Para vencer todos os tópicos que citamos acima sobre o empréstimo de agiota, considere que temos 2 atualmente disponíveis no mercado que são atrativos: o consignado e o com garantia. Vamos explicar, bem rapidamente, sobre eles para você entender um pouco mais.

O empréstimo com garantia, como o nome diz, é aquele onde o interessado acaba inserindo na jogada um carro ou moto ou imóvel. O lado bom é que ele tem taxas de juros menores porque o banco fica garantido do pagamento. Mas, você precisa pagar em dia as parcelas.

empréstimo de agiota

O empréstimo consignado é para quem tem benefícios do INSS, para militares ou para funcionários de empresas parceiras. O que acontece é que as parcelas são debitadas diretamente da folha de pagamento dessas pessoas. Assim, também tem taxas baixas.

Descubra a diferença entre o empréstimo consignado e o empréstimo com garantia

Por último, não deixe de saber que em todo caso dá para você simular empréstimos na internet – não no caso do empréstimo de agiota, claro. E isso vai possibilitar a você a comparação de crédito. Inclusive, você pode comparar com os oferecidos pelos agiotas para ver como eles são bem perversos.

ANÚNCIO