Veja 3 passos para empreender com sucesso em um negócio próprio

ANÚNCIO

Neste artigo, você vai ver que há termos importantes que se unem quando o assunto é o empreendedorismo para iniciantes. Sendo assim, você vai aprender 3 passos simples para empreender com sucesso em um negócio próprio.

Os termos que citamos acima são: empreender, sucesso e negócio próprio. Então, abaixo, temos o modo de preparo para você usar esses ingredientes e ter uma receita muito saborosa. Claro que nem sempre é fácil acertar a mão. Mas, sempre é possível.

ANÚNCIO

Resumidamente, abaixo você vai encontrar os seguintes passos: a resolução dos problemas, as contas na ponta do lápis e o entendimento dos conceitos.

1 – A resolução dos problemas

Nesse primeiro passo para empreender com sucesso em um negócio próprio, você tem que saber que toda ideia vai gerar alguns problemas. Portanto, a sua saída não é fugir deles, mas enfrenta-los. Um deles pode estar na hora de encontrar o seu público-alvo.

Sendo assim, considere fazer pesquisas online, coletar dados e, inclusive, entender o funcionamento do seu projeto. É justamente ao analisar esses problemas, antes mesmo de iniciar a ideia, que você consegue ver a viabilidade dela.

ANÚNCIO

Os problemas aqui podem ser considerados também como aqueles que você terá que solucionar na vida do seu cliente. Afinal, como você vai impressioná-lo, o que você vai ter de diferente para ele, de que forma vai agregar valor para ele?

Até os consultores do Sebrae recomenda esse tópico, sobre entender os problemas. “O principal é não se apaixonar pela ideia a ponto de não considerar críticas. Entender as respostas de seus clientes potenciais economiza tempo e melhora a tomada de decisão”.

Os testes

Ainda nesse tópico sobre encontrar e solucionar problemas, podemos falar dos testes. Eles servem para vários fins, como para encontrar os melhores custos e os prazos ideias para a entrega do produto. Ou ainda, para encontrar a demanda ideal e o protótipo do produto.

A ideia é que você não foque apenas em encontrar respostas definitivas. No entanto, o seu foco pode ser o de conseguir minimizar os riscos, aumentar os desempenhos e até mesmo confirmar se a ideia será lucrativa.

2 – As contas na ponta do lápis

Seguindo os passos para empreender, agora temos a questão financeira, que sempre tem um peso muito grande nessa tomada de decisão: de se tornar um líder, um gestor, um empreendedor. Nesse caso, a indicação é a do “quadro de modelo de negócios”.

Se você ainda não conhece, considere ser uma ferramenta de gerenciamento estratégico para empresas. Logo, ela permite que o empresário desenvolva modelos de negócio novos ou que são criados a partir de outros, já existentes.

Aqui temos uma continuidade do tópico acima, que falamos dos problemas a serem resolvidos. Agora, temos que colocar tudo isso no papel, literalmente, ou na planilha. Então, comece a considerar receitas, despesas, custos, mercadorias, etc.

É claro que dificilmente essa planilha vai ser exata. Mas, o importante é que ela exista e sirva como base para as futuras mudanças que você terá que fazer. De modo geral, o novo empreendedor acaba vendo que é um ótimo começo cortar gastos, além de vender mais.

O Sebrae nos deu um exemplo, sobre uma banca de pastel. Ele avalia a importância de pensar no processo de produção (massa e recheio), além dos clientes, na cocção, nos preços.

3 – O entendimento dos conceitos

Para fechar a lista de passos para quem quer empreender com sucesso em um negócio próprio, nós trouxemos a questão dos conceitos. Parece complicado falar disso, mas entenda que é bem simples.

Aqui podemos citar o verdadeiro valor do negócio. Para se ter uma ideia, o valor do negócio nem sempre está no lucro das vendas. Algumas startups só ganham após anos, quando o seu valor de mercado aumenta, mesmo que tenha passado anos no negativo.

Ainda assim, para ter uma ideia viável será necessário ter receitas para cobrir as despesas e garantir algum lucro – que pode ser para reinvestimentos.

Por fim, um último conceito é entender que muitas vezes, entre o plano de implantação, os testes e o projeto final, há uma mudança de mercado, de produto, de ideia. Logo, se o resultado foi diferente do sonho inicial, qual é o problema? Nenhum, se ele for lucrativo.

Bônus – E vai com medo mesmo

Agora sim para terminar o conteúdo por completo, considere que mesmo considerando esses passos iniciais para empreender e ter sucesso em um projeto próprio, muita gente vai ficar com medo e insegurança. Afinal, tudo o que é novo gera certa desconfiança.

Saiba como fazer uma ideia se tornar um negócio lucrativo em 7 passos

Porém, ao lançar algo inédito ou novo também se abre espaço para falhas e erros. O que os consultores recomendam é que se tenha uma métrica para controlar tanto a insegurança quanto a euforia. Elas podem ser determinantes para o sucesso ou não da empresa.

empreender com sucesso em um negócio próprio

O importante é saber se o medo é algo que está ligado a falta de planejamento ou, simplesmente, porque você está pisando em um terreno ainda desconhecido. Uma coisa é você estudar e aprender para investir nisso ou coisa é fazer isso no desespero.

ANÚNCIO