Empreendedorismo: 8 tendências do mercado e 3 histórias surpreendentes de como ganhar dinheiro

ANÚNCIO

Se existe uma coisa que é muito comum entre as pessoas bem sucedidas é o aprendizado. Isso já foi afirmado, inclusive, por Oprah Winfrey, Bill Gates e Mark Zuckerberg, que sempre encontram um jeito de inovar e publicar suas descobertas. De fato, eles estão aprendendo constantemente. E, se você quer trilhar os mesmos caminhos dessas pessoas, pode começar desde já e, convenhamos, sem fazer nada extraordinário.

Com informações da “Pequena Empresas Grandes Negócios”, fizemos uma lista com 8 formas de aprender algo novo todos os dias. Veja!

ANÚNCIO
  1. Leitura – Se você não tem muito tempo, escolhe bem o que vai ler. Ler é preciso. Explore assuntos que saiam da zona de conforto e que te faça pensar.
  2. Aprenda – Para além de ler, é necessário absorver o conteúdo. Se não entendeu, volte. Se não sabe o que significa, pesquise. Mas, de fato, aprenda!
  3. Contatos – Tenha contatos com pessoas inteligentes e que estão dentro do mercado. Pessoas experientes, dinâmicas e didáticas são ótimas.
  4. Medo – Mesmo que seja principiante, não tenha medo. Se você está disposto a aprender, faça.
  5. Internet – O mundo todo está aí. Passar horas online não é um erro grave, se você souber o que está fazendo lá. Existem sites educacionais e palestras gratuitas.
  6. Trabalhe – Aproveite o seu trabalho e tire proveito dele. O próprio ambiente de trabalho pode sugerir ensinamentos e programas de conhecimento.
  7. Rotina – Tenha uma rotina leve e livre de estresse. Tire proveito do dinamismo do dia a dia.
  8. Experiência – Ganhe experiência com quem já tem, com os mais velhos. Reuniões em família é uma boa pedida.

Tendências para 2017

“Nosso sonho era ter 10 restaurantes de cada marca, todos próprios. No Gendai, a expansão foi mais lenta, porque poucas pessoas gostavam de comida japonesa na época. Mas o China in Box gerou muito interesse. Na primeira feira de franquias que participei, em 1994, vendi 35 lojas”, afirma Robinson Shiba, que deixou a carreira de dentista para entrar no ramo da culinária asiática, dentro do Brasil.

Empreendedorismo: 8 tendências do mercado e 3 histórias surpreendentes de como ganhar dinheiro
Reprodução: Google

3 Motivos que os Empreendedores Precisam Saber Sobre o Mercado de Investimentos e o Passo-a-Passo do Tesouro Direto: 2016, mesmo considerado um ano de crise, bateu recorde na criação de novas empresas: entre janeiro e maio foram contabilizados mais de 851 mil novos negócios. Um recorde para o período, que não acontecia desde a criação do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, em 2010. O número foi 3,5% maior do que o registrado em 2015. Saiba Mais!

Para ele, o que não pode faltar em um negócio é a alegria de tocar em frente e se relacionar com as pessoas. “Se não houver felicidade dentro do negócio, a rotina se torna uma tortura”. Nascido em Maringá, no Paraná, ele afirma que se inspira em qualquer pessoa que faça o bem. “Até mesmo nas coisas mais simples, como dar o lugar para alguém mais velho sentar. Eu me inspiro em bons valores e ações”.

ANÚNCIO

Se a culinária chinesa não era uma tendência, ela, aos poucos, se tornou uma. Pensando nisso, selecionamos algumas tendências para o mercado em 2017.

  1. Modelos Enxutos – Com a crise, é de se imaginar que os empreendedores invistam menos e até mesmo o formato da franquia pode ser testado. “O franqueado não pode ser cobaia de um modelo recém-criado”, afirma Adir Ribeiro, da Praxis Bussiness.
  2. Venda Direta – “A diversificação dos canais de atendimento que sejam conectados às franquias vai continuar”, afirma Claudio Tieghi, da ABF. O modelo de venda de porta a porta deve ser adotado em breve, assim como aconteceu com O Boticário.
  3. Interiorização – “Existe um grande campo para franquias nas cidades menores”, afirma Tieghi.
  4. Multimercados – Ser dono de várias unidades, sejam da mesma marca ou não.
  5. Reparo de bens usados – “Quando os consumidores têm menos dinheiro para comprar itens novos, o conserto de produtos usados ganha força”, afirma Ribeiro.
  6. Bem-Estar – “Redes de cosméticos e de tratamentos estéticos, corporais e dentários são tendência, assim como restaurantes de que servem comidas saudáveis”, comenta Tieghi.
  7. Terceira Idade – O envelhecimento da população traz oportunidades para as franquias. Lojas de roupas mais fáceis de vestir, academias e produtos farmacêuticos, por exemplo.
  8. Pets – A valorização da “humanização” dos pets fazem com que alguns serviços ganhem espaço. “Os hotéis para animais que se parecem com a casa do dono vão se destacar”, comenta Tieghi.

Confira agora 3 histórias surpreendentes de pessoas que tiveram coragem, inovaram e conseguiram ganhar um bom dinheiro.

1 – Empreendedora fatura mais de 700 mil reais com brigadeiros

“O brigadeiro foi ganhando fama. Dois anos, vários pedidos e um investimento de 20 mil reais. Depois, a empreendedora abriu a primeira unidade física, a Brigaderia Madame Formiga”. Esse é um resumo da história de Isabela Ferracini, formada em engenharia civil, mas que se tornou uma empreendedora de sucesso no ramo dos doces.

Descubra como você pode fazer o seu filho se tornar um empreendedor rico e de sucesso

Atualmente, ela conta com 30 opções de sobremesa: há brigadeiros de diversos sabores e o diferencial é utilizar chocolate belga tanto na massa quanto na cobertura. Além dos brigadeiros, ela também vende bolos, brownies e milk-shakes. O faturamento da empresa em 2014 foi de 720 mil reais. “O bacana é que o nosso crescimento foi exponencial”, afirma.

Empreendedorismo: 8 tendências do mercado e 3 histórias surpreendentes de como ganhar dinheiro
Reprodução: Google

2 – Casal apaixonado por café expande negócio que deu certo

Já experientes no ramo, eles inauguraram em 2014 o Barista Coffee Bar, uma pequena cafeteria de 18 m² e com um investimento de 10 mil reais. Hoje, o lugar tem mais de 300 m² que necessitou de um investimento um pouco maio: 140 mil reais. “Percebemos que nossa limitação era apenas física. Movimento nós tínhamos, e muito, então resolvemos otimizar para atender mais clientes”, afirma Estela Cotes, esposa de Léo Moço.

Na edícula do novo endereço, o café é torrado para depois ser usado na cafeteria. Além do café, também são vendidos machiattos e cappuccinos, todos por 5 reais.

3 – Ex-viciado em drogas vira empreendedor de sucesso e milionário

Khalil Rafiti vivia na periferia de Los Angeles, dependente de drogas. Em entrevista ao The New York Times, ele contou que já chegou até a traficar e foi pra cadeia. Mas, em 2003 foi solto e se interessou por receitas de sucos saudáveis e comidas funcionais. A fama se espalhou e ele criou a rede SunLife Organics, que deu novo rumo à vida dele.

A história está contada no livro “Eu esqueci de morrer”, que fala sobre um investimento inicial de 50 mil dólares e a trajetória vencedora. A primeira loja surgiu para “curar e inspirar”. Atualmente são 6 lojas espalhadas pelas regiões de Los Angeles.

2 Franquias Inusitadas para Ficar de Olho

  1. Fábrica de Água Mineral – Surgida no México, a Água Imaculada já chegou ao Brasil. Ela oferece um tratamento de água e os franqueados podem tratar a água da torneira e vende-la como mineral, com um investimento inicial de US$ 5,2 mil.
  2. Venda de Asfalto – O Único Asfaltos vendem um produto que não é visto nas prateleiras dos mercados: o asfalto não perecível. O investimento inicial é de 153 mil reais e o faturamento previsto é de 230 mil reais por mês.

Mais Notícias sobre “Empreendedorismo”:

Com informações da Pequenas Empresas, Grandes Negócios

ANÚNCIO