Descubra 5 emoções negativas com o dinheiro que te impedem de enriquecer

Você sabia que existem emoções negativas com o dinheiro que te deixam cada vez mais distante da riqueza? É verdade! E tanto é que isso pode fazer toda a diferença na sua vida: te deixando mais pobre ou te levando para os caminhos mais nobres da riqueza.

Se você quer saber como usar as emoções de forma positiva, continue lendo. Aqui, a gente tem o ideal de te fazer repensar algumas atitudes que podem estar sendo negativas hoje. Mas, que podem se tornar positivas amanhã ou depois. E essa mudança faz todo sentido.

Mesmo porque o processo de enriquecer não tem que ser doloroso como muita gente pensa. Ao contrário, ele pode ser prazeroso. Mas, é preciso considerar detalhes que são importantes, como o controle emocional.

1 – ANSIEDADE

A primeira das emoções que vamos citar aqui tem a ver com a ansiedade. A ansiedade tem sido vista como uma doença da atualidade, né. E é algo bastante difícil de ser estudada e tratada. Para muita gente, é a doença do século, que pode seguir para uma depressão.

Mas, quando a gente liga a ansiedade com o dinheiro, o que a gente tem são assuntos que giram em torno das preocupações. E essas preocupações podem inibir pessoas de escolherem investimentos adequados, por exemplo.

Justamente porque elas ficam ansiosas para um resultado rápido demais. No entanto, as aplicações financeiras requerem tempo, além de dedicação e conhecimento. Assim sendo, a ansiedade pode atrapalhar isso. Ainda mais no mercado da renda variável, das ações.

Para mudar isso, você tem que considerar algumas alternativas. Uma delas é entender que cada tipo de ativo tem o seu diferencial, a sua característica e definição. Por isso, você tem que pensar bem antes de escolher o seu ativo e parar de se preocupar com o que pode acontecer.

O consumo no planejamento financeiro do brasileiro – esse pode ser um bom texto para você!

2 – ARREPENDIMENTO

Outra das emoções negativas com o dinheiro é o arrependimento. E esse poderia ser até mesmo o primeiro porque é um dos mais comuns aqui no Brasil. Estamos cansados de ouvir histórias de pessoas que se arrependem de um monte de coisa.

Especialmente, de não terem começado a investir dinheiro antes, quando ainda eram jovens.  Porém, esse sentimento de arrependimento não vai mudar os resultados. E se você não plantou coisas boas, agora vai difícil colher. O que dá para mudar é começar a plantar de novo.

Por isso, a solução nesse caso é justamente a de usar o arrependimento para gerar oportunidades. Se você demorou demais para começar a investir, aumente o seu potencial agora e invista um pouco mais da sua renda, por exemplo.

O fato é que o arrependimento, quase sempre, vem de algumas falhas. Só que errar é humano, é comum e faz parte. O que você pode fazer é usar esses erros para aprender e se tornar alguém que lida melhor com o dinheiro.

3 – CONFIANÇA

A confiança também é um sentimento que pode trazer problemas. Especialmente quando a confiança está excessiva demais. Em todo mercado financeiro, saiba que tudo pode mudar em questão de dias, de horas e até mesmo da noite para o dia.

Quem investe em ações, sabe muito bem disso. Mas, para quem está na renda fixa, também. Dá para ver que com o novo governo, por exemplo, algumas taxas mudaram e agora os investimentos estão rendendo menos.

Isso é ruim? Não, necessariamente. Mas, ao menos, indica que você precisa estudar de novo seus investimentos, já que eles podem não estar sendo os melhores possíveis nesse momento em que estamos vivendo.

Assim sendo, uma boa alternativa para essa, que é uma das emoções negativas com o dinheiro que você poderia ter, é aprender a tirar proveito de tudo. Mas, tomar cuidado para não achar que você tem o melhor produto do mundo, o tempo todo.

4 – CONSTRANGIMENTO

O constrangimento é um problema para quem está com problemas com o dinheiro. E, portanto, ele pode piorar essa situação. Assim sendo, ninguém deve ficar constrangido ao buscar uma solução para lidar com dívidas, por exemplo.

E nem mesmo deveríamos nos constranger ao negar um passeio com os amigos ou a família por não termos dinheiro disponível naquele momento. O fato é que é mais feio você ir e se envidar do que preferir não ir, sabia?

Para este caso, o conselho é ser muito sincero e evitar essa ideia de ficar constrangido. Para quem é tímido, realmente, o constrangimento é algo muito forte. Só que isso precisa ser revisto, estudado e até mesmo tratado para que não piore a situação financeira da família.

5 – INVEJA

A última das emoções negativas com o dinheiro é a inveja e você já devia estar esperando por ela nessa lista, não é mesmo? O fato é que invejar o próximo é um pecado capital, assim como é uma questão que piora a sua vida financeira também.

Se você duvida disso, saiba que há estudos da área da psicologia que provam que os seres humanos se comparam com outras pessoas o tempo todo. No entanto, a comparação é normal, mas ficar invejando o próximo pode ser uma doença séria.

Assim sendo, não é normal ficar obcecado pelos resultados alheios. É preciso entender que cada colheita vem de uma plantação. E você não tem que ter os mesmos resultados do seu vizinho. Ainda mais se ele teve uma plantação diferente da sua.

As vezes, a gente está vivendo outra fase da vida. E só isso já é suficiente para provar que a inveja não é algo bom para você.

Não há posts para exibir