Em ranking de 10 empresas que mais valorizaram em 2016, 5 são bancos!

ANÚNCIO

Um levantamento feito pela consultoria Economatica – um sistema de análises de investimentos usado pelos analistas dos mercados de ações da América Latina – listou as 10 empresas que mais ganharam valor de mercado em 2016. Ah, você ainda não entendeu muito bem o que quer dizer “Valor de Mercado”? Vamos explicar!

Valor de Mercado: o que é? Em economia, refere-se ao valor que um produto atinge no mercado, baseando-se na concorrência de mercado e lei de oferta e procura. Costuma-se contrapor o valor de mercado ao valor real do produto. Abaixo colocamos em tópicos 3 definições importantes e que, quando comparadas, dão uma ideia mais didática do que é o Valor de Mercado. Vejam:

ANÚNCIO
  • Patrimônio Líquido é uma figura contábil e reflete o passado da companhia.
  • Valor de Mercado é como os investidores estão avaliando o patrimônio líquido atual da empresa.
  • Valor Justo é calculado pelo método do fluxo de caixa descontado, ou seja, é o projeto do fluxo de caixa do futuro.

Bom, entendido o que é o Valor de Mercado, à qual podemos chamar aqui, nesse caso, também de valorização, vamos focar novamente na pesquisa feita recentemente pela Economatica: das 10 empresas que mais valorizaram, 5 são bancos!

Impressionante, não? Sim, são instituições financeiras altamente lucrativas. Isso sem contar a BM&F Bovespa, que está na parte de baixo da lista, mas ainda assim tem um ganho em valor de mercado que equivale à 14,9 bilhões de reais.

Referente aos bancos, saiba como estão as colocações deles nesse ranking:

ANÚNCIO
  • Itaú Unibanco é o primeiro colocado (83,33 bilhões de reais),
  • Seguido por Bradesco (80,20 bilhões de reais),
  • Banco do Brasil (40,40 bilhões de reais),
  • Santander (39,70 bilhões de reais) e
  • BB Seguridade (15,55 bilhões de reais).

No nosso Blog, já havíamos falado sobre o lucro exorbitante dos bancos. Relembre esse vídeo:

Fuja do Empréstimo dos Bancos

Conforme mostra o vídeo, a revista Exame também publicou uma pesquisa, desta vez mostrando o lucro de 100 bilhões reais de 3 bancos (Bradesco, Santander e Itaú). O que, talvez, muitas pessoas não saibam que esse lucro é uma derivante da própria população, ou seja, de você.

“Como assim, não entendi. Como eu enriqueço os bancos”? As instituições financeiras lucram justamente quando você paga juros! Mas, então, por que você paga juros? Normalmente é porque você tem pensamento pobre. O que é ter pensamento pobre? É viver em função do que os outros pensam. Quando acontece isso? Quando o seu gasto é maior do que o que você ganha!

Viu, é uma bola de neve!

As pessoas querem comprar carros luxuosos, mansões gigantescas e fazer viagens extravagantes simplesmente para manter a boa reputação. Uma reputação de pessoa bem sucedida. Mas, convenhamos, isso não é uma boa reputação. Estudiosos já comprovaram que as pessoas mais ricas do mundo não vivem em função do que os outros pensam!

Descobri o motivo de você não ser rico!

O Segredo para Não Enriquecer os Bancos

O segredo para não enriquer qualquer instituição é muito simples: é só não fazer empréstimos financeiros pessoais. Evite, de todas as formas, fazer esses empréstimos. Mesmo os pequenos, mesmo os que tem juros baixos, mesmo aqueles que você vai quitar em um curto prazo. Evite!

Atenção: Pagar Parcelas Mínimas dos Cartões de Créditos também é uma excelente forma de não deixar os bancos mais ricos. E se você quer tirar todas as dúvidas sobre esse queridinho, leia esse artigo: Cartão de Crédito – Ter ou não ter?

E para não fazer empréstimo, basta utilizar a regra de ouro: distribua todo o seu salário líquido da seguinte forma:

  • 70% para gastos,
  • 20 % para quitar dívidas ou para fundos de emergências,
  • 10% para investimentos!

É importantíssimo seguir cada uma dessas etapas! E os 10% para o investimento, então, é a melhor forma de você conseguir sua independência financeira. (Leia também: 7 Passos Para Atingir Sua Independência Financeira).

Quando você investe dinheiro, você deixa de pagar juros e começa a receber juros. Entendeu essa pequena diferença? Você começa a fazer exatamente o que os bancos fazem: RECEBER JUROS. É aí que você enriquece, é aí que você fatura e lucra. Você pode parar de enriquecer as instituiçoes e começar a enriquecer a si próprio. Pense nisso!

7 Dicas para Ficar Milionário: Os Passos Certos Para Alcançar o Seu Primeiro Milhão.

Se você se interessou pelo assunto e seja muito mais justo enriquecer a si próprio, acompanhe nosso curso, ONLINE E GRATUITO. São 4 vídeos, super explicativos, que darão início na sua vida de investidor. Ah, e esse curso é confiável, sabe por que? Porque foi desenvolvido pelo Robinson Trovó, uma das 5 pessoas brasileiras à alcançar 1 milhão de reais antes dos 30 anos de idade.

Clique nesse link: Workshop 100% Online e Gratuito – Risco Zero nos Investimentos e aprenda tudo sobre o Mercado Financeiro.

Ranking das 10 empresas mais valorizaram em 2016

Depois dessa pequena aspas importantíssima sobre como os bancos enriquecem tão facilmente, vamos voltar à nossa notícia sobre o ranking das empresas que mais valorizaram.

Conforme pesquisa feita, tivemos acesso ao raking todo e a lista completa – das 10 empresas mais valorizaram em 2016 – você pode conferir abaixo, com a seguinte ordem:

  1. Empresa,
  2. Valor de Mercado em Janeiro de 2016,
  3. Valor de Mercado em Outubro de 2016 e
  4. Quanto ganhou em Valor de Mercado em 2016.

10-empresas-com-maior-valor-de-mercado-em-2016

Redação Trovó Academy

ANÚNCIO