Descubra 5 perguntas para fazer antes de efetuar uma compra com sucesso!

ANÚNCIO

É muito comum que a gente fique pensando por vários dias antes de efetuar uma compra com sucesso. No entanto, em outras vezes, a gente acaba comprando de prontidão, no calor da emoção também. Assim, as duas opções costumam acontecer e vão depender de cada momento de vida que você está passando.

Mas, será que essas atitudes, pensadas demais e pensadas de menos, podem significar alguma coisa? A verdade é que quando se trata de dinheiro, o pensar de mais nunca é um exagero. Por outro lado, comprar sem pensar é sim um grande erro. Portanto, temos aqui 5 perguntas que são imprescindíveis e devem ser feitas antes de qualquer compra.

ANÚNCIO

Descubra 5 perguntas para fazer antes de efetuar uma compra com sucesso!

Se você é do tipo que pensa muito antes de comprar, ótimo. Esse texto pode te ajudar a pensar de uma forma mais reflexiva e sincera. Se você é do tipo que não pensa antes de comprar, aí esse texto é para você ainda mais. Porque vamos te ajudar a criar pensamentos inteligentes de fazer o seu pagamento final.

1 – Para que eu preciso disso?

Essa é a primeira pergunta e a pergunta básica para dar andamento na sua compra. Considere que se você não precisa de algo é muito provável que não precise comprar também. Por outro lado, se você precisa daquele produto, aí sim pode partir para as próximas perguntas.

ANÚNCIO

Aqui, a questão a ser levantada é sobre a real necessidade de uma compra. Isso porque é bastante comum que a gente vai em uma loja ou no shopping ou no centro comercial e acaba comprando coisas que não precisamos.

O simples fato de um produto estar em promoção já nos faz querer comprar. Mas, se não precisamos para que compramos? O fato é que a gente, ao longo da vida, acaba acumulando muitos produtos que ficam sem utilidade em nosso dia a dia pela compulsão em comprar sempre mais.

2 – O preço está bom mesmo?

A segunda pergunta que temos é sobre o preço. Porque se a gente respondeu a primeira pergunta de forma positiva é porque precisamos daquilo. Então, agora resta saber se a gente está buscando o preço menor.

Isso também é importante para efetuar uma compra com sucesso porque a gente tem pressa em comprar e acabamos pagando caro por isso. Mesmo que o nosso produto seja essencial para o nosso dia a dia, saiba que pesquisar os preços nunca é demais.

Essa é, inclusive, uma recomendação que vem dos órgãos de defesa ao crédito e de defesa ao consumidor. Já que um mesmo produto pode ter uma variação muito grande de preços em lojas físicas, online, promoções, queima de estoque.

3 – Essa é uma marca confiável?

A próxima pergunta que temos que fazer é sobre a marca do produto. Isso porque a gente acaba pesquisando o preço sem se dar conta que nem sempre o mais barato é o melhor. Assim como nem sempre o mais caro será o melhor também.

O que a gente precisa considerar é o custo benefício do produto. E só tem um jeito de saber isso se a gente nunca teve um produto como aquele antes: ouvindo a opinião de outras pessoas, especialmente na internet, onde todo mundo fala um monte de coisas, né.

Considere que essa pesquisa, que vai além do preço, também é importante porque vai levar em conta a durabilidade do produto, o uso e também outras questões que vão interferir no seu dia a dia. Um produto ruim vai te causar dor de cabeça.

Entenda a Lei do Arrependimento nas Compras Online

4 – A loja é segura para a compra?

Mais uma das perguntas que se deve fazer para efetuar uma compra com sucesso é sobre a confiabilidade da loja que está vendendo o produto. Esta dica vale, especialmente, para quem opta por comprar online. Afinal de contas, esse tipo de compra sempre gera descontos.

Por isso, é recomendado que as pessoas comprem online, obviamente. No entanto, é preciso ter muito cuidado com as lojas porque atualmente estão havendo muitos golpes e tentativas de fraudes. E isso é bem ruim e é, inclusive, um crime.

Considere que tem como analisar uma loja virtual e saber se ela é confiável. Órgãos como o Procon possuem uma lista das lojas confiáveis e das não confiáveis também. Assim como no Reclame Aqui dá para saber mais sobre essa ou aquela empresa.

5 – Eu tenho dinheiro para pagar à vista?

A última pergunta que trouxemos aqui é sobre a forma de pagamento. Porque você pode ter tido respostas positivas para todas as perguntas anteriores, mas se não tiver o dinheiro em mãos vai ser difícil comprar, né.

Assim sendo, considere que o pagamento à vista é a melhor forma de comprar um produto.

Isso porque o pagamento dessa forma gera descontos. E não é só isso: o pagamento parcelado pode gerar dívidas se as faturas não forem pagas. Por isso, também é uma opção de compra, mas não é a melhor.

Bônus – a necessidade e o pagamento!

Descubra 5 perguntas para fazer antes de efetuar uma compra com sucesso!

E é bastante óbvio que também é preciso analisar a necessidade da compra e juntar isso com a forma de pagamento. Se for um bem muito importante, como uma geladeira, aí sim pode ser que o parcelamento seja viável. Ainda assim é preciso tomar cuidado.

Por outro lado, se estivermos falando de um celular novo ou de um tênis novo, então, vamos considerar que isso poderia esperar mais alguns dias ou semanas, não é mesmo? Por isso, vale muito a pena considerar essas questões e analisa-las juntas: a necessidade e o pagamento!

ANÚNCIO