Economizar na Páscoa: as 10 melhores dicas

ANÚNCIO

A páscoa é um bom momento para reunir a família e os amigos – e claro, trocar presentes. Dessa vez, porém, tudo acontece em forma de chocolate e isso pode ser um grande problema financeiro. Descubra como economizar na páscoa.

Porque, ainda que você não tenha notado, o comércio está cheio de armadilhas, especialmente como as propagandas enganosas ou aquelas que entram na sua mente e te fazem comprar algo que você nem queria.

ANÚNCIO

A Proteste (Associação de Consumidores) já mostrou que uma caixa de bombom pode ser 84% mais barata do que um ovo de páscoa de 200 gramas. Sabia disso?

Em 2017, o aumento no valor dos ovos de páscoa foi de mais de 3,4%, conforme a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Para este ano, ainda não foi divulgada alguma projeção.

De maneira geral, todos os 10 tópicos abaixo podem ser sintetizados em uma matéria que publicados no ano passado (como economizar dinheiro de verdade com os ovos de páscoa):

ANÚNCIO

“É preciso saber quem irá presentear, com qual ovo de páscoa e quanto custa cada um deles. O valor deve caber no orçamento. E não é aconselhável se endividar para presentear na páscoa”, disse Reinaldo Domingos.

1 – Pesquisar os preços

Uma das dicas mais simples para economizar na páscoa é pesquisar os preços dos produtos que serão comprados, independente se são caixas de bombons ou ovos de páscoa.

Está mais do que provado, em pesquisas, que um mesmo produto pode ter preços diferentes em vários supermercados e isso vai depender da região, da época do ano e de outros fatores.

Portanto, para nunca pagar mais caro por um produto que custa menos, o jeito é pesquisar.

Por sinal, hoje em dia você tem uma facilidade: a internet.

Busque os preços em vários sites, confira as opções de compra, considere as alternativas também. E sempre use a internet para isso.

2 – Não compre por impulso

Além das crianças, muitos adultos também ficam “ouriçados” no meio daquele turbilhão de ovos de páscoa. São de todos os tipos, desenhos, tamanhos, cores.

E quando vão ao supermercado, ainda que seja só para comprar o açúcar, voltam para casa com um ovo de páscoa – no que é chamado de compra por impulso, simplesmente porque não foi planejada.

Conforme as pesquisas, toda vez que compramos algo por impulso, gastamos mais dinheiro do que poderíamos ou deveríamos. Logo, é um fracasso financeiro.

Se o assunto é economizar na páscoa, então, não compre por impulso.

3 – Confira os preços dos panfletos

Outra ideia muito real para economizar na páscoa é conferir os valores que estão nos panfletos e nas lojas – muitas vezes pode haver divergências.

Além disso, você também pode optar pelos locais que dão mais descontos nos pagamentos, e fugir, ao menos um pouco, dos grandes varejistas.

como economizar na páscoa
Reprodução: Google

4 – Não compre na última hora

Os chocolates são alimentos mais perecíveis, por isso, não costumam ficar nos supermercados, à mostra, por longos períodos.

Mas, com 2 meses de antecedência, antes da páscoa, já é possível encontrar tais produtos nas prateleiras.

Então, se você tem esse período, use-o.

O lado bom é que você encontra os melhores produtos, os mais negociáveis e também consegue fazer uma pesquisa de preços mais completa.

Para quem quer economizar dinheiro na páscoa, deixar para comprar na última hora não é uma boa recomendação.

5 – Considerar as alternativas (barras, bombons)

Se você é uma pessoa antenada com o mercado, já notou que os preços dos ovos de páscoa sempre são bem maiores do que a mesma quantidade do chocolate em barras, não é?

Logo, se sua ideia é economizar na páscoa, já sabe o que fazer: dê preferência às barras.

Aliás, não é só isso.

Existem atualmente as pessoas que fazem ovos de páscoa caseiros, e eles também são bem mais em conta do que o de marcas famosas, como Nestlé, Garoto, Arcor, Lacta.

E aí vale pensar também em outras opções, como os brigadeiros, pães de mel, cupcakes.

Por sinal, se você tem algum dom culinário, pode fazer a receita de um ovo de páscoa em casa mesmo – isso seria divertido e mais barato.

6 – Evite levar as crianças às compras

Como sabemos, as empresas e os lojistas tem feito uma apelação muito assídua com foco na venda infantil, para crianças.

Logo, uma ideia é não levar as crianças.

Agora, esse não é o jeito certo.

Sabe qual é melhor coisa a se fazer? Levar as crianças e mostrar para elas a importância do dinheiro, mostrar as diferenças, entre outros fundamentos.

Se a intenção é economizar na páscoa, considere isso ao longo da vida e quanto antes seu filho aprender, melhor será para ele.

7 – Considere as prioridades

Essa é a mesma dica que também em todo período de natal.

Você não tem que ser agradável com todo mundo e não tem que dar presente para todo mundo. Afinal, ninguém paga suas contas, não é?

Mesmo que você queira presentear um afilhado querido ou a sua mãe, saiba que essas são pessoas muito especiais e isso não quer dizer que tenha que agradar a todos.

Mesmo porque o acúmulo de chocolates seria um grande desperdício – de dinheiro e de alimentos.

Priorize as crianças e somente as pessoas mais amadas que você conhece.

8 – Amigo chocolate para economizar na páscoa

Essa é uma ideia muito boa e super vantajosa para o seu bolso.

É normal que as pessoas queiram dar presentes de páscoa para os amigos e familiares. Mas, comprar para todo mundo seria um grande erro financeiro.

Então, uma saída para não desagradar ninguém é fazer um amigo chocolate – que é como um amigo secreto de final de ano, porém, sendo que o presente tem que ser chocolate.

9 – Considere a forma de pagamento

A dica é: nunca deixe de negociar.

Isso porque sempre que você paga com dinheiro à vista, você tem desconto. Isso não costuma acontecer em grandes redes de supermercados, mas em outras sim.

Pechinche também se a compra for em grande quantidade.

Lembre-se que só tem descontos, quem pede. Então, nesse caso, ser cara de pau pode ser uma grande vantagem.

Saiba mais sobre o uso do cartão de crédito:

10 – Estipule um valor máximo para a compra

Isso tem que fazer parte do seu planejamento financeiro. Logo, você vai perceber que economizar na páscoa é totalmente possível.

Se você já investiu parte do seu salário, já pagou as contas e ainda tem algum dinheiro, pegue uma parte dele (e não o todo) para comprar alguns presentes de páscoa.

Só que se você não está nessa situação tão confortável, então, é melhor evitar o cartão de crédito e as compras. Tente optar pelas alternativas.

Muitas vezes, acabamos cedendo a tentação do consumo…

Simplesmente para não ferir os sentimentos e o coração. Só que isso pode ser doloroso para o seu bolso de forma mais acentuada.

A páscoa, normalmente é em abril. Assim, em março, já faça uma avaliação dos seus gastos e dê um jeito de poupar dinheiro para esse consumo. Isso é planejamento financeiro.

Com informações do o seu dinheiro vale mais, ig e organizze

ANÚNCIO