Como Economizar na Festa Junina – As 10 Melhores Dicas da Internet

Estamos entrando em junho, o mês típico das festas juninas… Mas, como foi o ano passado, este também parece ser um ano de economia. Mesmo assim, ninguém vai querer passar a data em branco, sem, ao menos, comer uma paçoquinha, não é? Pensando nisso, separamos as melhores dicas da internet para você economizar na Festa Junina de 2017.

“A recomendação é que a população seja criativa e use alternativas de consumo para se divertir nas festas, mas sem prejudicar o orçamento doméstico. Estamos vivendo um momento econômico de cautela quando se trata de novos gastos”, disse, em 2016, a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat.

A recomendação é anual, mas continua sendo a mesma. Confira agora as 10 melhores dicas da internet para economizar na festa junina.

1 – Planejamento de Gastos

Você pode ter várias ideias de como vai fazer a sua festa junina. Uma delas, que pode te ajudar, logo de cara, a economizar na Festa Junina é fazer uma festa americana, que é aquela na qual os convidados levam parte do que vão comer e beber.

Tem outras opções também, onde você pode contar com a ajuda (tanto financeira, quanto na organização) de amigos para que tudo fique melhor (mais barato e mais organizado).

Para tanto, é preciso pensar em um planejamento que vai envolver essa forma de organizar a festa, assim como os itens necessários que farão parte dela seja a comida, decoração, música ou qualquer outro item.

12 Dicas Verdadeiramente Eficazes para quem quer Economizar Dinheiro no Supermercado

Isso é importante para te ajudar a economizar na Festa Junina porque, pense só, sem organização e planejamento, com certeza, você terá muito gasto e estará desprevenido para qualquer emergência que aconteça.

Por fim, com o planejamento também é possível evitar o desperdício dos alimentos e do dinheiro, obviamente. E, para além do mais, liste os seus convidados, isso é importante.

Sobre o dinheiro, o ideal é determinar um limite financeiro para os gastos com a festa junina, a fim de que ele não seja ultrapassado e não corroa o seu orçamento financeiro pessoal.

2 – Locação do Espaço

Esse tópico poderia estar incluso no anterior, porém, vale destaca-lo. Uma das melhores formas de economizar na Festa Junina é consultando os preços dos locais onde vai acontecer a festa.

Se os convidados serão poucos, vale a pena pensar fazer a festa em casa ou no salão de festas do seu condomínio, se possível.

Já se os convidados forem muitos, o ideal mesmo é locar um lugar, seja chácara, salão ou qualquer outro que combine com você.

Vilão Financeiro: Novas Regras passam a valer para o Cartão de Crédito, entenda como elas funcionam!

Por sinal, além de tudo, tente prestar a atenção na distancia do lugar… Muitas vezes, a locomoção acaba não valendo a pena.

O mais importante, para qualquer um dos casos é pesquisar os preços e sempre se organizar para conseguir fazer o pagamento à vista, no qual vai gerar descontos financeiros.

3 – Tecnologia para Comparar Preços

O ideal é que quem for organizar a festa, faça uma boa pesquisa de preços sobre os produtos que são necessários e típicos dessa época do ano.

E para facilitar essa pesquisa, a indicação é usar a tecnologia à seu favor. Procure por aplicativos que compara os preços dos itens que você deseja para que a sua festa seja completa, mas sem gastar muito dinheiro.

Existem aplicativos, inclusive, que podem te ajudar também no orçamento da festa, listando onde você comprou os itens, quais eram esses itens, quais os valores, formas de pagamentos e promoções.

Portanto, para vários fins, não há dúvidas de que usar a tecnologia e os aplicativos à seu favor, durante a organização é uma ótima maneira para você economizar na Festa Junina.

4 – Comprar em Atacado

Está certo que não é sempre que indicamos essa opção, mas em se tratando de festa junina, onde, provavelmente, haverá uma grande quantidade de pessoas, a compra por atacado pode sim sair mais em conta.

Imaginem as paçoquinhas, por exemplo. Se cada pessoa comer 3 e na sua festa for 20 pessoas, então, já teremos uma quantidade de 60 paçoquinhas. Claro que a caixa com mais unidades vai sair mais barato do que se você comprar de forma unitária.

O mesmo vale para todos os outros itens.

Mas, atenção: ainda que o foco seja economizar na festa junina, leve em conta que exagerar não é uma boa pedida, nem para o seu bolso e nem para o meio ambiente.

5 – Aposte na Produção Própria

A festa junina é uma época de muita festividade e ótima também para os freelancers ganharem algum dinheiro extra. Aliás, isso é bom também para quem está organizando.

Ao invés de você optar por comprar um belo bolo de cenoura na padaria, pode encomendar o mesmo bolo com aquela sua amiga que está desempregada, afinal, ela tem bons dotes culinários.

Isso pode dar uma bela ajuda financeira para ela e trazer muita economia para você, também. Por isso, o ideal é fazer um planejamento, a fim de evitar que mais pessoas levem o bolo de cenoura, por exemplo.

O mesmo vale para outros produtos, principalmente, se forem pratos que podem ser feitos em casa, como bolos, tortas, curais, etc.

Ah, sim, como está no título desse tópico, vale apostar na sua própria experiência em culinária e produzir os próprios doces ou salgados. Isso é uma ótima forma de reduzir custos e tornar as despesas menos doloridas para o bolso.

Reprodução: Google

6 – Música

É claro que a música ao vivo é mais emocionante, mas não é, necessariamente, uma boa maneira de você economizar na Festa Junina. Opte por selecionar as próprias músicas em um dispositivo e ligar o rádio.

Atualmente existem vários aplicativos que podem te ajudar na escolha da música, assim como na disposição da reprodução delas.

7 – Convite Virtual

Foi-se o tempo do convite em papel. É claro que se fosse um casamento, talvez valeria a pena pensar, mesmo que isso custasse mais caro. No entanto, para uma festa junina, o mais aconselhável é investir no convite virtual, que pode ser feito por e-mail ou qualquer aplicativo de celular.

Além de não gastar dinheiro indo de casa em casa para entregar o convite, você também pode customizar ele, sem que precise gastar dinheiro com a impressão do papel. Use o convite virtual porque é um bom jeito de economizar na Festa Junina.

8 – Faça a própria Decoração

Está bem, calma lá, não precisa ficar bravo. Sabemos que você vai precisar dispor um pouco de tempo para criar a própria decoração. Além do tempo, é preciso de criatividade.

Mas, se você tiver interesse em economizar na Festa Junina, vale a pena procurar ideias na internet e montar suas próprias bandeirinhas, balões e outros itens com materiais simples.

Além disso, é bacana também customizar na roupa, claro que sem gastar muito dinheiro. Use uma calça velha e deixe a barra bem curta, pegue uma bota, o chapéu de palha e divirta-se.

9 – Rifas e Sorteios

Por mais “capitalista” que pareça, as rifas e os sorteios (leia-se: bingos) são ótimas formas não apenas de economizar na Festa Junina, como também de conseguir algum dinheiro extra.

Na real, você nem precisa ganhar um dinheiro extra, basta fazer um bingo para angariar fundos para custear a própria festa.

7 Receitas para Reaproveitar Alimentos e Economizar Dinheiro de Forma Efetiva

E, para tanto, os brindes podem ser simples, mas úteis. Tente se atentar ao público e veja quais produtos vão mais agradá-los.

10 – Jogos e Brincadeiras

Também é aconselhável planejar alguns jogos e brincadeiras para o dia pensando nas crianças (e também nos adultos). Esses jogos podem ser boas distrações e deixar a festa mais divertida, mas como será que é possível fazer isso sem gastar muito dinheiro?

A melhor das ideias é usar materiais recicláveis. Por exemplo, garrafas de vidro e argolas feitas de jornal é uma ótima forma de fazer o jogo das argolas.

Quanto às brincadeiras, existem várias opções que vão te ajudar a economizar na Festa Junina, como a corrida do saco, corrida com ovo na colher, entre outras.

Dica Final

Fora os cuidados financeiros, os institutos de Defesa do Consumidor (Procons) lembram que é importante observar a data de validade dos produtos típicos dessa época do ano, como massas e bolos, cuscuz, milho em conserva, canjica, amendoim e outros.

Com informações do guiabolso e portaltudoaqui

Não há posts para exibir