Descubra 7 dicas simples para economizar dinheiro todo mês

ANÚNCIO

Você sabia que com algumas dicas simples você pode economizar dinheiro todo mês e sem precisar ficar na sofrência? Tanto é verdade que as dicas são de grandes investidores e pessoas que hoje estão ricas. Elas dizem que você não precisa de muito para ser feliz. E rico.

Você pode começar a evitar comer fora de casa todo dia e pode pensar duas vezes na hora de assinar um contrato de um combo de TV, internet e telefone, por exemplo. Isso já te garante uma boa economia mensalmente. Mas, existem outras dicas também.

ANÚNCIO

A ideia deste conteúdo é que você comece a observar que o seu processo de enriquecimento não tem que ser um martírio para você. Comece com pouco. Comece economizando um pouco por mês. E se você souber como usar essa economia poderá enriquecer.

1 – Use uma lista ao ir no supermercado

A primeira dica pode parecer que você já conheça há muito tempo. Mas, diga você mesmo: qual foi a última vez que você levou uma lista de compras ao supermercado? Considere que isso vai te ajudar em vários sentidos da sua vida e não apenas no orçamento.

Uma lista ajuda você a não esquecer de comprar algo que esteja em falta na sua casa. Além do mais, auxilia você a não comprar nada em excesso também. E, claro, também vai pesar muito no seu orçamento, que vai ficar mais barato do que você sair por aí comprando sem listas.

ANÚNCIO

2 – Evite comer muitas vezes fora de casa

Ninguém aqui está proibindo você de jantar com a esposa ou marido e nem de fazer aquele happy hour com a galera da firma, ok? No entanto, sair para comer fora de casa todos os dias pode representar um grande gasto no seu orçamento.

Isso também vale para os almoços. E mesmo que você trabalhe em algum lugar que tenha fácil acesso a restaurantes, saiba que levar comida de casa pode sair bem mais barato. Aliás, até mesmo pedir uma marmita pode ser mais em conta. O único jeito para saber é fazer as contas.

A dica dos especialistas é reservar isso apenas para datas especiais, como uma data de aniversário de casamento ou quando a equipe bate aquela meta de venda no final de um bimestre.

3 – Economize nos serviços domésticos diários

Mais uma das dicas simples para quem quer economizar dinheiro todo mês é se lembrar que a água, a energia elétrica e o gás (de botijão ou encanado) possuem gastos que são contabilizados a partir do seu uso. Por isso, uma boa ideia é economizar no uso.

Obviamente, você não tem que ficar sem banho, nem sem comer e nem mesmo sem ligar a sua geladeira ou o ferro de passar roupas. Porém, o simples hábito de tomar banhos mais rápidos e ter uma geladeira econômica pode fazer muita diferença no fim do mês.

Além do mais, você pode ter outras medidas, como ir trocando as lâmpadas convencionais por aquelas que são de LED, reusar a água da lavagem das roupas e tirar todos os eletrônicos que ficam em stand by da tomada.

4 – Faça a anotação de todos os gastos diários

Essa não é uma daquelas dicas que vai te fazer economizar dinheiro na hora. Não é como criar um dia de “zero gasto”, onde você fica sem gastar nada. No entanto, é uma medida muito inteligente para quem quer saber como e onde está gastando.

A partir disso, você vai ter mais facilidade para começar a economizar dinheiro nos próximos meses. Na maioria das vezes, aqueles gastos mínimos que parecem ser inofensivos podem ser bem representativos quando você faz a soma toda deles.

Isso vale para itens como cigarros, cervejas, cafés e até mesmo doces.

5 – Opte pelo lazer gratuito na sua cidade

Outra coisa simples que pode ser feita é você buscar por programas gratuitos de lazer onde você mora. Sempre tem aquela atividade que não tem custo ou que, pelo menos, é bem mais barata do que ir ao cinema no lançamento de um filme.

Nesse caso, dá para ver filmes em casa, por exemplo. Além disso, existem parques e praças com eventos periódicos. Sem contar as feiras dos livros, eventos em shoppings, no centro da cidade, escolares, etc. Até mesmo na hora de sair com os amigos você tem que pensar nisso.

6 – Evite pagar por serviços que você não usa

Se o seu plano de TV, de celular, de telefone e qualquer outra é muito caro, saiba que sempre dá para negociar. Além do mais, pode ser que você esteja pagando por algo que nem usa. Sabe aquele combo da TV por assinatura, então, quantos canais você assiste mesmo?

Em muitos casos, o melhor é você assinar um pacote mais barato. No começo, pode parecer que não compensa. No entanto, ao longo dos meses você vai ver que a economia é bem significativa e sem que você perca algum serviço que usava.

7 – Não deixe de pagar as contas mensalmente

A última das dicas que trouxemos aqui para você economizar dinheiro todo mês é te lembrar de que você deve pagar as contas que têm todos os meses. Isso porque se não fizer assim, considere que vai atrasar e aí tem o pagamento de multas e juros.

Logo, ao invés de economizar, você poderá perder dinheiro, o que não é nada bom, né. Por isso, evite fazer contas muito altas e que ultrapassem o seu salário mensal. Só assim você evita dívidas, juros, multas e perder dinheiro.

ANÚNCIO