Economizar dinheiro sem enlouquecer – Nubank ensina nesse passo a passo

ANÚNCIO

A Nubank é uma fintech, isto é, uma empresa focada em tecnologia aplicada ao mercado financeiro. Você já deve ter ouvido falar dela, seja pelo cartão sem anuidade ou pela conta que rende. Mas, saiba que ela também dá dicas? Como essa sobre economizar dinheiro sem enlouquecer.

Abaixo, a gente separou os 10 passos que são listados pela Nubank e que formam um verdadeiro passo a passo para quem precisa fazer essa economia mensal para mudar de vida. Portanto, se você tem o intuito, mas não sabe por onde começar, este conteúdo é para você.

ANÚNCIO

Inclusive, leve em conta que são dicas muito simples, feitas para quem ainda não conseguiu juntar nada e que tem um salário que não é do mais altos. Para você, que está nessa situação, mudar de vida economizando dinheiro também é possível.

O passo a passo

O Nubank considerou que todo mundo pode economizar dinheiro. Sendo que o grande diferencial está, principalmente, na forma com que se gasta tal rendimento mensal que essas pessoas têm. Até mesmo porque nem sempre vai importar quanto você ganha e sim quanto você gasta.

O passo a passo ensina como mudar e melhorar o seu orçamento financeiro mensal, sem precisar deixar de fazer coisas que gosta. Continue lendo para saber tudo.

ANÚNCIO

1 – Controle Financeiro Pessoal

Conforme o Nubank, a primeira dica para economizar dinheiro sem enlouquecer é justamente criar um plano, aliás, um controle sobre as finanças. E isso pode ser feito da forma que você achar melhor. “Uma tabela, um aplicativo, um caderno”.

O importante é conseguir ver os gastos com clareza.

2 – Renda Mensal

O próximo passo é calcula qual é a sua renda mensal, isto é, quanto você ganha no mês. Então, você deve considerar o seu salário líquido, sem a cobrança de impostos. O erro de muita gente está em considerar o salário bruto, obviamente.

Agora, se você tem mais de uma fonte de renda deve somar todas.

3 – Contas no Mês

Seguindo a escada do sucesso, conforme as informações do Nubank, o próximo passo para quem quer economizar dinheiro sem enlouquecer é justamente listar todas as contas mensais. Então, é preciso ter um novo controle, mas, agora, de contas.

4 – Gastos Mensais

O próximo passo tem a ver com os gastos mensais. Qual é a dica? “Liste todos os seus outros gastos mensais, além das contas”. Isso é importante porque você poderia acabar esquecendo de anotar algum gasto que teve. No entanto, é preciso anotar tudo.

“É trabalhoso, mas você não vai ter que fazer isso sempre. No entanto, é preciso ser minucioso no primeiro mês para que você veja os seus gastos em detalhes”. Para que isso, Arnaldo? A ideia é que lá na frente você possa ter uma boa estratégia para economizar grana.

5 – Faça as Contas

Agora, você deve fazer as contas para saber qual é a diferente entre a sua renda mensal (tópico 2) e os seus gastos (tópico 3 e 4). Basicamente, o trabalho é bem simples: “você deve ver qual é o número resultante dessa conta”.

Assim sendo, o número será o valor que você consegue economizar por mês. Aí, o próximo passo é você começar a caminhar para a riqueza.

6 – Classificação dos Gastos

A classificação dos seus gastos mensais nada mais é do que categorizar o tipo de conta ou compra que você tem. Aliás, isso vale tanto para aquelas pagas com o dinheiro em espécie, cartão de débito ou de crédito.

“A ideia ainda não é criar um novo orçamento. Mas, saber quanto você gasta na média em cada categoria”. E o Nubank dá algumas ideias de categorias que você pode criar:

  • Moradia (aluguel, condomínio, água, luz, IPTU),
  • Transporte (gasolina, aplicativos de carros, aluguel de bicicleta, estacionamento),
  • Alimentação (mercado, restaurantes),
  • Saúde (convênio, farmácia, consultas médicas),
  • Educação (cursos, mensalidades, material escolar),
  • Serviços (TV a cabo, internet, plano de celular, streaming),
  • Casa (produtos de limpeza, faxina),
  • Lazer (compras, passeios, cinemas, viagens).

Você sabe o que são os gastos essenciais do seu orçamento financeiro?

7 – Limite para cada Categoria

Agora, nesse novo passo para economizar dinheiro sem enlouquecer, você tem que criar um teto máximo de gasto para cada categoria que você tem. O ideal é ver quanto você está gastando atualmente e começar a limitar isso.

“Com uma listagem minuciosa que você já tem, agora dá para ver onde há espaço para os cortes que devem ser feitos. A partir daí, estabeleça um valor máximo para cada categoria”.

8 – Criação do Orçamento Financeiro

Finalmente, temos a criação do seu novo orçamento financeiro. E o melhor de tudo é que dá para fazer isso de vários jeitos. Dá para usar o método 50-15-35, por exemplo. “Mas, é importante lembrar que o orçamento é um guia que ajuda na hora de planejar seu objetivo”.

9 – Reserva de Emergência

Nesse penúltimo tópico, saiba que é a hora de guardar dinheiro. E nada melhor do que começar pela reserva de emergência. “Ela deve ser prioridade para você começar a guardar dinheiro”. Inclusive, aquele dinheiro que você acha que não vai usar.

10 – Investimento Financeiro

Com a sua reserva financeira montada, o último passo para economizar dinheiro sem enlouquecer tem a ver com seu investimento financeiro. Se você não tem nenhum, não tem problema porque é agora que você vai começar a pensar nele.

Portanto, comece a estudar as possibilidades da renda fixa, “que possui baixo risco de perda e uma previsão mais correta dos rendimentos finais”. A matéria integral foi publicada no blog da Nubank.

ANÚNCIO