Como Economizar Dinheiro com o Seguro do Carro em 7 Passos

O Planejamento Financeiro Pessoal ou o Planejamento Financeiro Familiar são importantes para equilibrar o orçamento financeiro das pessoas, sendo que torna possível uma pessoa mesmo que ganhe um baixo salário consiga chegar à Independência Financeira. Logo, um dos primeiros gastos que são repensados nesse planejamento é o Seguro do Carro.

Afinal de contas, hoje o Brasil tem mais de 60 milhões de veículos dos quais 17,5 milhões estão assegurados, o que representa 30% de toda a frota. Conforme informações da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), em 5 anos, a estimativa é que o seguro popular expanda esse volume para 10%.

Ainda nesse artigo, também vamos mostrar quais são as 5 Seguradoras mais Confiáveis e os Preços dos Seguros dos 10 Carros mais Vendidos do País. Aliás, se você ainda não tem Seguro do Carro e está pensando em fazer um, precisa conferir 7 Dicas Essenciais na hora da contratação.

Bem, mas antes, vamos falar como Economizar Dinheiro com o Carro! Aqui no Blog mesmo já fizemos uma matéria citando as 7 principais maneiras de fazer isso. “Com essa crise, muitas pessoas já tiraram filhos das escolas particulares e cortaram plano de saúde, mas ainda mantém o carro próprio”, então, o jeito é economizar.

7 Maneiras de Economizar Dinheiro com o Carro!

A especialista Marcia Dessen, do IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros) fez uma simulação com um carro de 35 mil reais para analisar qual é o gasto dele anual. A lista inclui:

  • IPVA: 1,4 mil reais,
  • Licenciamento: 150 reais,
  • Manutenção: 800 reais,
  • Multas: 500 reais,
  • Gasolina: 4,8 mil reais,
  • Estacionamento: 3,6 mil reais,
  • Pedágio: 1,2 mil reais,
  • Seguro: 3,5 mil reais.

De todos esses itens, hoje optamos por falar do Seguro. Note que ele tem uma média de 3,5 mil reais para um carro que vale 35 mil reais, fazendo uma média da idade do contratante.

Quanto Custa o Seguro de um Carro

No site, há a especificação dos 10 Carros mais Vendidos do País e com cotações feitas em 5 dos principais estados do país, entre eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Para se ter uma ideia, o Novo Gol, da Volkswagem, tem o menor seguro cotado em Pernambuco para mulher, com o valor de 1,5 mil reais e o maior valor é no Rio Grande do Sul, para homem, e sai por 2,4 mil reais.

Interessante, não?

O site também lista outros carros populares, como: Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Renault Sandero, Ford Ka, Chevrolet Prisma, Toyota Corolla, Fiat Strada, Honda HR-V e o Fiat Palio. Se você tem um desses carros, confere lá a diferença de valores do seguro em cada estado.

Seguro Auto Popular, o que é isso?

Foi criado em abril de 2016 e é uma opção mais barata para os carros mais velhos, porém ainda são poucas as seguradoras que aderiram à ideia. Fizemos uma busca e notificamos que, conforme uma corretora de seguros, o tradicional Gol, que teria um seguro equivalente à 1,8 mil reais em alguns casos, poderia ter o valor reduzido em 30%, chegando à 1,2 mil reais.

Como Economizar Dinheiro com o Seguro do Carro em 7 Passos
Reprodução: Google

Ao menos, essa era a previsão da Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Tudo vai depender de algumas restrições, entre elas, a idade mínima do veículo e a franquia, também. No caso, é permitido apenas carros com mais de 5 anos de mercado e com valor máximo de 60 mil reais e somado à isso, que esteja em um quadro dos 40 modelos mais vendidos do país, tais como Palio, Gol, Uno, entre outros.

“Escolhemos esses veículos por serem mais bem atendidos pelo chamado Mercado de Peças Alternativas nesse momento”, disse Marcelo Goldman, da Tokio Marine.

A grande questão é que somente a Tokio Marine e a Azul Seguros aderiram ao projeto nesse período. Agora, se você não tem essas 2 seguradoras, não se preocupe, nós também fizemos uma busca para encontrar as 5 Seguradoras mais Confiáveis. E conseguimos encontrar, quer descobrir quais são?

As 5 Seguradoras mais Confiáveis

Uma pesquisa feita com mais de 20 seguradoras e é importante saber que a pesquisa é nacional, logo, sempre será importante você pesquisar definindo os valores do seu veículo, sua idade, os opcionais, entre outros.

A 1ª Colocada foi a Seguradora Porto Seguro, que ficou com uma média de 7,88 na pesquisa sendo que foram levados em considerações os prêmios que a empresa já conquistou, como a “Marca mais Amada”, “Melhor Empresa de Atendimento ao Cliente em 2012”, “Melhores do Ano” e “Personalidade Amiga do Corretor de Seguros 2012”.

A empresa foi fundada em 1945 e tem diversas opções de seguros no país. Lançou, recentemente, a campanha Trânsito+Gentil, onde os motoristas contratam seguro com 7% de desconto se não possuírem nenhum ponto na carteira.

A outras colocadas foram Allianz Seguros, Itaú Seguros, Marítima Seguros e HDI Seguros.

Como Economizar Dinheiro com o Seguro do Carro em 7 Passos

Nos dias atuais, temos que levar em conta muitos fatores, como o volume de veículos disponíveis na rua, o que vai gerar, com certeza, mais acidentes durante todos os dias. Logo, os roubos e furtos também são crescentes. Tudo isso pesa na hora de contratar um seguro de carro, mas o que será que é importante analisar nesse momento?

  1. Comparar as Seguradoras
  2. Encontrar um Profissional Qualificado
  3. Contratar somente o que é Necessário
  4. Saber o Valor da Franquia
  5. Ter itens de Segurança como Dispositivos Antifurto
  6. Saber o que o Contrato de Boa-Fé
  7. Ter uma Cópia do Contrato em Mãos

Vale a pena financiar um carro?

A verdade é que nunca vale a pena financiar um carro. Para provar isso, temos um exemplo real, de um carro 2009 que vale na tabela FIPE 36 mil reais. Com o financiamento, ao final das contas, consumidor pagará quase 50 mil reais pelo veículo. Isso sem contar a depreciação que ele sofrerá no período.

Se você quer entender melhor essa história, o Trovó gravou um vídeo muito bacana. Confira:

Além disso, é preciso levar em consideração também os gastos anuais do seu veículo. E para isso, acredite você, há um planejamento ideal e adequado. “Aliás, as pessoas se endividam por não contar com aquele gasto extra, o que gera um empréstimo. E pegou empréstimo, pagou juros. Pagou juros, caminhou para a pobreza”, disse Trovó, no vídeo.

Ele também comenta que o gastou anual com o carro é, em média, 12,5% o valor do automóvel, incluindo o IPVA, Seguro e a Manutenção. Logo, uma pessoa que tem um salário de 3,3 mil reais, deve ter um carro de valor máximo de 20 mil reais, na qual o valor de gastos anual será de 2,4 mil reais.

Se você quer entender, de forma muito mais detalha, como é feito o cálculo sobre esse gasto anual, vai precisar ler: Comprou um Veículo? Saiba quais são os Gastos! 

Mas, para finalizar o tema, responda aí… O que vale mais a pena: Andar de Bicicleta, de Uber, de Táxi, Alugar um Carro ou Ter um Carro Próprio? A resposta está no vídeo abaixo!

Com informações do Cotacaoseguro.com