20 Passos para Economizar Dinheiro, Ficar Rico e chegar a Independência Financeira em 2017

ANÚNCIO

Esse artigo, vamos falar de várias formas de você conseguir alcançar todos os seus objetivos. Para isso, você vai aprender a Economizar Dinheiro, Ficar Rico e chegar à Independência Financeira. Tudo começa com as metas, que precisam ser bem traçadas. Depois, o seu planejamento financeiro precisa estar afinado o seu comportamento. E, por fim, você precisa criar o hábito de prosperar!

Veja, nesse passo a passo, como fazer isso! Ah, por sinal, Napoleon Hill é um jornalista americano que entende tudo sobre finanças e dinheiro, afinal, ele estou mais de 500 milionários que construíram suas próprias fortunas por 2 décadas. O estudo resultou em um livro e, a partir daí, usamos algumas frases do estudioso, que, na maior parte dos casos, ilustra muito bem as teorias.

ANÚNCIO

Leia TambémAs principais diferenças entre os Ricos e os Pobres e os 10 hábitos fundamentais para prosperar na vida: Se você acha que a quantidade de patrimônio acumulado é a única diferença entre as pessoas ricas e as pessoas pobres, você está (completamente) enganado. Aliás, essa discrepância é apenas uma resultante das atitudes tomadas e do comportamento desses dois tipos de indivíduos. Isso comprova, inclusive, por que muitas pessoas perdem todo o dia logo após ficarem ricas quando ganham na loteria. Leia Mais!

Primeiro vamos falar das metas, aliás, sem elas é praticamente impossível conseguir chegar à algum lugar. É como disputar um campeonato sem ter o intuito de levar o caneco para casa. Você precisa de motivação, precisa de metas, precisa daquela listinha de desejos.

20 Passos para Economizar Dinheiro, Ficar Rico e chegar a Independência Financeira em 2017
Reprodução: Google

1 – Crie uma Lista de Prioridades: Qual sua prioridade? Estudar, ter um filho ou comprar uma casa? Aquela viagem que você tanto deseja… É pra agora ou para depois? Para você prosperar, você precisa traçar as suas metas e ordenar por prioridades. “Não há esperança de sucesso para a pessoa que não tem um propósito central”, afirmou, certo dia, Napoleon Hill.

ANÚNCIO

2 – Aprenda a Investir em Renda Fixa: É como se fosse a lei do Universo. O básico, sabe? Se você acha o Mercado de Ações muito volátil, não vamos tentar mudar sua opinião. Pelo menos por enquanto. Mas, saber investir na Renda Fixa é necessário. Afinal, para qualquer uma que seja a sua prioridade, como no tópico acima, você vai precisa desse investimento.

Os tipos de Rendas Fixas são vários e cada um tem uma particularidade. Ou seja, você tem uma meta bem definida, pode escolher uma renda fixa de acordo com ela. Você pode aplicar pensando no curto período de tempo ou no longo, pode fazer isso pensando na faculdade do seu filho ou na compra de um automóvel. E algumas delas, inclusive, não cobra o Imposto de Renda, o que a torna ainda mais rentável. Temos um e-book gratuito e completo sobre os Tipos de Rendas Fixas. Confira:

Como Investir em Renda Fixa: O Guia Definitivo

3 – Aprenda a dizer não! Isso é muito real e acontece diariamente. Você precisa aprender a dizer não, seja para o seu filho ou para o seu patrão que pede para ficar lá um tempinho a mais, sem registrar isso no ponto. Você fica com dó do seu amigo que está vendendo uma rifa de 500 reais de um Fusca? Pense bem sobre isso. Talvez a causa valha a pena, mas só talvez. Nesse caso, sua ambição deve ser validada.

Inclusive, essa lição é tão importante que vale a pena fazer uma reflexão também sobre as crianças. Será que elas sabem ouvir um não? Será que você tem ensinado tudo que pode sobre o mercado financeiro aos seus filhos? Sobre isso, fizemos uma notícia muito bacana nos últimos dias, deem uma olhada: As 10 Melhores Maneiras de Ensinar Educação Financeira para os seus filhos!

“Não oferecemos esperança para a pessoa que está indiferente sobre subir na vida e não está disposta à pagar o preço”, outra frase de Hill.

4 – Faça uma Faxina Financeira: Reúna seus extratos, suas dívidas e seus cartões. Descreva tudo e veja onde está o rombo maior e o que pode ser quitado ou mudado. “Muitos de nós passamos a vida como fracassos porque estamos esperando pelo tempo certo para começar a fazer algo de valor. Não espere, o tempo nunca será certo. O melhor é começar com o que você já tem e, depois, ir melhorando”, segundo Napoleon.

Você voltou a fazer dívidas? Isto não é brincadeira!

5 – Disciplina Financeira: Para que tudo funcione, a partir de agora, você vai precisar ter muita disciplina financeira. E isso é saber aonde destinar o seu dinheiro. Lembra-se das suas prioridades, então, é preciso lembrar-se dela sempre. E, nesse item, inclui-se também os cuidados com o Cartão de Crédito e Cheque Especial, está bem?

Sobre Cartão de Crédito e Cheque Especial, leiam:

6 – Crie Hábitos: O hábito de economizar energia, dinheiro e pessoas más influentes deve ser um padrão na sua vida. De nada adianta você lutar por aquilo que quer se não apagar a luz do quarto quando sair de lá ou se ficar ao lado de pessoas que ficam dizendo que seus sonhos não serão realizados. Uma mudança de hábito pode fazer toda a diferença.

“Disciplina vem com o autocontrole. Isso significa que é preciso controlar todas as qualidades negativas. Antes de controlar as condições, você precisa, primeiro, se controlar. Se você não conquistar você mesmo, você será conquistado”, Hill.

Agora, vamos ao planejamento. Bom, nem precisamos falar muito sobre ele… porque tudo está no vídeo abaixo, veja:

É o que vai te empurrar para frente ou te puxar para trás. Planejamento é fundamental. Saber quanto entra e para onde vai o dinheiro é o arroz com feijão. E não importa como você vai fazer isso, se será na planilha de gastos do Excel ou no nos envelopes, o importante é fazer. Veja algumas dicas e Conheça a Técnica dos Envelopes!

7 – Tenha uma previsão das Despesas Anuais: IPVA, IPTU, Material Escolar… Tudo são gastos fixos anuais. E não adianta fazer vistas grossas, você sabe que vai ter esse gasto todos os anos. Organize-se para tal, faça uma reserva ou use o 13º para tal, mas evite pagar essas contas no crédito ou no cheque especial.

3 aplicações financeiras para investir com o seu 13º salário: CDB, Tesouro Selic e Fundo DI

8 – Quite as dívidas com juros maiores: É básico, muito básico, mas muitas pessoas não fazem. Depois que você fez aquela faxina financeira, pegue as dívidas com juros mais altos e pague-as, de alguma forma. Não é, necessariamente, a dívida mais alta, e sim, aquela que tem maiores juros. Ok? Fica fácil saber: normalmente, serão os cartões de créditos.

9 – Crie um Fundo Emergencial: Não adianta contestar amigos, você nunca sabe quando vai precisar desse dinheiro. Então, a dica é tê-lo. Faça o seu pé de meia e ele é diferente das suas metas, ok? Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. A reserva você precisa ter e é indicado que tenha um valor equivalente à 6 meses do seu salário atual. Ou seja, se ganha 2 mil reais mensais, você deveria ter uma reserva de 2 mil reais.

Maioria das famílias brasileiras está endividada e Renda Extra é opção para sair das dívidas! Se você mora no Paraná, em Santa Catarina ou em Roraima, é muito provável que esteja envidado. Isto porque esses são os estados com maior porcentual de famílias endividadas em 2016, segundo um balanço anual elaborado pela Fecomércio PR, com informações da PEIC da CNC. Continue Lendo…

10 – Acompanhe os Gastos: Não precisa ser a cada minuto, mas, no mínimo, semanalmente. Você precisa acompanhar os gastos, saber quando gastou e aonde. E com o quê. Isso também é importante. Acompanhamento é necessário, então, faça-o. “Muitos de nós somos bons iniciantes, mas péssimos finalizadores de tudo que começamos”, alerta Hill.

11 – Orçamento Mensal Familiar: Crie esse orçamento para a sua família. Tenhas as metas, trace os planos e escolha as estratégias. Isso não é um jogo, mas pode parecer. Aliás, ganha quem melhor se posicionar e jogar. Então, gaste menos do que você ganha, combinado?

20 Passos para Economizar Dinheiro, Ficar Rico e chegar a Independência Financeira em 2017
Reprodução: Google

Economizar Dinheiro. Isso é fundamental para conseguir tudo o que já foi descrito acima. Saber como Economizar Dinheiro é a cereja do bolo. As suas contas fixas estão altas demais? A faculdade do seu filho está pesando? A prestação do aluguel? Veja como é possível economizar dinheiro de forma simples.

12 – Pesquise os Preços: Em todos os casos, mas, principalmente, em casos de compras de alto valor. O ideal é pesquisar, comparar e pechinchar. Isso pode até lhe tomar algum tempo, mas o custo benefício, literalmente, é sempre vantajoso.

13 – Estacionamento: Eles estão cada vez mais caros. Em capitais então… Nem vale a pena comentar. Então, o que fazer? Evitá-los. O Uber está aí, como uma boa opção para isso. Aliás, o que você acha que compensa mais: Uber, Táxi ou Carro Próprio? O Trovó fez essa comparação real pra gente, dê uma olhada:

Carro Próprio, Uber ou Aluguel de Carro: O que Compensa Mais?

14 – Serviços: TV a Cabo, Celular, Música e Ingresso, entre tantos outros, são gastos que, a principio parecem minúsculos, mas na somatória podem representar uma boa porcentagem do seu ordenado. Então, vale muito a pena pesquisar sobre eles, saber sobre os pacotes, cortar o que dá para ser cortador ou ir para um plano mais ajustado ao seu perfil. O mesmo vale para os serviços bancários.

15 – Alimentação: O cafezinho e os lanches fora de casa são uma fortuna. Rs. Soma tudo isso para você ver… Pode ser que no dia não represente quase nada, na semana seja pouco, mas, ao final do mês, você vai notar que comer em casa sai mais em conta.

Sobre o Café, publicamos uma notícia mega interessante no mês passado. Veja um trecho: “O cafezinho santo de todo dia é uma fortuna, meus amigos. Ao menos em São Paulo, existem cafés expressos que valem ‘míseros’ 9 reais. Ainda pensando que muitas pessoas gostam de beber o café após o almoço em dias úteis, podemos simular um gasto de 140 reais por mês com o bendito de cada dia”. Leia na Íntegra!

16 – Internet: Use e abuse dela. Afinal, nela é possível encontrar livros, vídeos, aulas, imagens, jogos e muito mais. Quando ela é usada com sabedoria, torna-se uma aliada, seja para o seu estudo, suas finanças ou seu conhecimento.

Arriscar! Você vai precisar disso. E, olha aqui, não queremos que você venda seu carro e vá investir na Bolsa de Valores. O Trovó fez isso, mas ele estudou muito, errou, aprendeu, errou, aprendeu e isso várias vezes… O lance é você estudar e fazer as coisas com sabedoria. O importante é saber que, em algum momento, você vai precisar sair da zona de conforto.

Se você quer aprender a Investir na Bolsa de Valores com Risco Zero, vai precisar fazer esse curso totalmente GRATUITO: Workshop 100% Online e Gratuito – Risco Zero nos Investimentos!

17 – Arriscar: As escolhas arriscadas são importantes e quem não faz isso pode acabar ficando estagnado por muito tempo. “A super preocupação é tão ruim quanto á falta de preocupação. Ambos são extremos que não devem ser cometidos”, comenta Hill.

18 – Poupar: Você já viu que precisa de metas e de economizar dinheiro. Então, faça isso. Poupe. Mas poupe para investir e não apenas para ter o dinheiro embaixo do colchão.

“A única razão para poupar dinheiro é para investi-lo. Coloque seu dinheiro guardado em aplicações. Nunca use-as para nada, nem para algo que parece ser emergente. Isso te forçará a continuar seguindo rumo às metas”, comenta Grent Cardone que faliu, mas ficou milionário novamente, aos 30 anos.

20 Passos para Economizar Dinheiro, Ficar Rico e chegar a Independência Financeira em 2017
Reprodução: Google

19 – Tome Decisões: Seja em confronto com as concorrentes ou com a intuição de prosperar, você precisa tomar decisões. Não deixem que tomem por você. Isso vale, inclusive, para quando você for conversar com o seu gerente, aquele lá, do banco, sabe? Fique esperto.

20 – Não ostente: Essa é boa e é quase um mantra aqui na Trovó Academy. Não viva para agradar os outros, viva para si mesmo. Relógio de Luxo, Carros Sporting, Mansões.. São coisas para os outros verem e, normalmente, nem é de grande usufruto seu. Pare de querer esbanjar fortunas porque, você sabe, não é isso que as pessoas mais ricas do mundo fazem.

Por sinal, Warren Buffet, super conhecido no meio do dinheiro, tem o mesmo carro desde quando era jovem. E olha que ele é um dos homens mais ricos do mundo. Quer saber quais são os Brasileiros Mais Ricos? E os mais Ricos de cada estado? E as Mulheres Mais Ricas? Descubra!

Quem gosta de ostentar, normalmente, são cantores, artistas e esportistas. Mas, nem sempre o conselho deles são os melhores porque é comum vermos que eles foram de milionários à endividados em questões de segundos.

Conheça esses 5 brasileiros super ricos

Bom, terminamos. Mas esse item 20 realmente mexe conosco. Então, vamos continuar com mais um tópico aqui. E é só para falar de alguns ricaços brasileiros. Se você quer ser rico, conheça-os. Veja o que eles fazem, aonde investem e como gastam o próprio dinheiro. Com certeza, vai notar que são bem diferentes daqueles que ficam milionários da noite para o dia.

  • Jorge Paulo Lemann – Está no 19º lugar, conforme a revista Forbes, entre os mais ricos do mundo. Tem uma fortuna estimada em US$ 27,8 bilhões e é dono das marcas Budweiser, Burger King e Heinz, além de ser sócio da Ambev.
  • Joseph Safra – É o 42º mais rico do mundo, segundo a Forbes e tem US$ 17,2 bilhões. Ele é o último irmão vivo do trio que fundou o banco Safra.
  • Marcel Hermann Telles – Está na 68ª posição e tem US$ 13 bilhões. É sócio de Lemann na companhia 3G Capital, dona das marcas já citadas.
  • Eduardo Saverin – É o 188º homem mais rico do mundo, conforme a Forbes e é co-fundador do Facebook. Ele tem um patrimônio de US$ 6,2 bilhões.
  • João Roberto Marinho – Filho do fundador da Rede Globo, Roberto Marinho, e tem uma fortuna de US$ 4,3 bilhões, sendo o 351º homem mais rico do mundo, ao lado dos irmãos José Roberto e Roberto Irineu.

Bônus: 3 Maneiras para Ganhar Dinheiro no Mercado de Beleza

Na vida pessoal, você já sabe o que fazer. Pô, tem uma lista de 20 itens super importantes descritos aí em cima. Controlar as despesas, ter uma lista dos gastos, focar na meta, bater o planejamento correto, saber o que são prioridades e itens indispensáveis, não deixar as contas atrasarem, ter consciência durante as compras, usar o Cartão de Crédito apenas quando muito necessário e muitas coisas mais.

E, saiba você que todos esses ensinamentos podem ser usados também no seu negócio. Se você é MEI (Microempreendedor Individual) ou dono de uma grande empresa, pode usar quase tudo isso para mandar bem como empresário.

Para comprovar isso, porque gostamos de colocar os pingos no is, fizemos uma lista de dicas de como usar esse planejamento financeiro pessoal em uma empresa de beleza e como isso vai te alavancar financeiramente. As informações são compartilhadas com Maisa Blumenfeld, consultora do Sebrae de São Paulo.

20 Passos para Economizar Dinheiro, Ficar Rico e chegar a Independência Financeira em 2017
Reprodução: Google

Serviços Diferentes: O negócio precisa fugir do tradicional. O que isso tem a ver com o pessoal? A questão do risco. Você precisa ousar e ter coragem de arriscar um produto novo. Sair do óbvio é fundamental. “Não dá para ter mais do mesmo. Se eu trago algo diferenciado, o meu serviço atrai mais o cliente por não ser igual ao do concorrente”, comenta a especialista.

Nichos: Mesmo dentro do setor de beleza, é possível focar em um único nicho. “Atualmente, existem salões que trabalham com estilo afro, ou com cabelos ondulados, ou com mechas”, demonstra Blumenfeld. Então, ser especifico pode ser um grande e bom diferencial de mercado.

Capacitação: “Hoje, os negócios de beleza tem um nível de profissionalismo muito maior do que tinham há alguns anos”. Ou seja, não basta ser apenas um bom profissional, é preciso entender do assunto. Invista em novidades e técnicas. Fora isso, é preciso estar atento á tendências também. “Saber o que as blogueiras estão falando e fazendo é fundamental para criar um serviço de sucesso”.

3 Motivos que os Empreendedores Precisam Saber Sobre o Mercado de Investimentos e o Passo-a-Passo do Tesouro Direto

Como a pessoa física, a pessoa jurídica também não deve manter o dinheiro guardado na poupança e para acessar os melhores investimentos é preciso ter conta em uma corretora, na maioria das vezes, fora dos grandes bancos. A melhor maneira de fazer isso é com o Mercado de Investimentos, em opções como o Tesouro Direto. Saiba Como!

Sobre Economizar Dinheiro

Mais um adendo. Hoje estamos animados. Na verdade é que essa notícia é, no mínimo, interessante. Veja, Dan Ariely é um especialista em economia comportamental e professora da Universidade Duke. Ele atua em um laboratório de pesquisa sobre decisões financeiras e afirma que tem como missão “Modelar o comportamento humano de uma vez por todas”.

“A indústria da tentação está cada vez mais aperfeiçoada. A tecnologia luta do nosso lado porque é muito mais fácil nos tentar a fazer coisas por nossas emoções do que por nossa razão”, ele diz, ao explicar sobre o laboratório que cria formas de intervir sutilmente em transações financeiras.

20 Passos para Economizar Dinheiro, Ficar Rico e chegar a Independência Financeira em 2017
Reprodução: Google

Ainda não há resultados explícitos, mas os programas de economia automatizados também eliminam uma dose de tentação. “Todos nós, quando consultamos nosso extrato e vemos que temos muito dinheiro na conta, nos sentimos ricos e gastamos demais. Se o saldo parece pouco, gastamos menos”, finaliza o estudioso.

Com informações do UOL

ANÚNCIO