Como Economizar Dinheiro de Verdade com os Ovos de Páscoa 2017 – #20 Dicas Infalíveis

ANÚNCIO

O ovo de páscoa está mais caro, como era de se imaginar, conforme pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os ovos estão em média 3,4% mais caros em 2017, assim, a principal dica é evitar comprar por impulso. E, não à toa, um estudo feito pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) fez uma estimativa de que em 2017 haverá uma queda de 12% nas vendas dos ovos de chocolate, comparado à 2016.

Por outro lado, as caixas de bombons deve ter um aumento nas vendas, de 3,6%, e as barras de chocolate também, com número positivo de 11,6%. Antônio Longo, da Agas afirma que o principal motivo para esse comportamento é a perda do poder aquisitivo do consumidor, que, além do mais, está mais criterioso ao analisar os valores das mercadorias.

ANÚNCIO

Reinaldo Domingos é presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e dá algumas dicas na hora de comprar o ovo de chocolate.

“É preciso saber quem irá presentear, com qual ovo de páscoa e quanto custa cada um deles. O valor total da compra deve caber no orçamento, ou seja, não é aconselhável que a pessoa se endivide para presentear na páscoa. Tendo um planejamento e a consciência sobre a sua situação financeira, fica mais difícil agir por impulso”, ele diz.

Leia TambémConheça 7 Maneiras Surpreendentes de Ganhar Dinheiro Fácil na Páscoa 2017

O que sabemos é que estamos (ainda) passando por um período pós-crise econômica, assim, comprar ainda é um verbo incerto… Mas, se for para comprar, que façamos isso de maneira planejada e organizada. Afinal, só quem tem filhos (e sobrinhos) sabe a alegria que eles dão ao receber um presente como esses, em uma época como essa. O que não pode acontecer, de jeito nenhum, é que a criança se lambuze enquanto nós nos lamentamos. Isso não é mútua felicidade.

ANÚNCIO

Para que ela existe, vamos precisar seguir aos conselhos, ao pé da letra. Confira as recomendações dos especialistas!

1 – Lista – Faça uma lista com os nomes das pessoas que irá presentear, priorizando, inclusive, os mais próximos e as crianças. Acerca disso, uma dica mega importante é: não faça a lista no dia do seu pagamento porque, temos certeza, aparecerão nomes a mais. O ideal é criar a lista e revisar várias vezes.

2 – Gosto – Descubra o gosto da pessoa para não errar na hora do presente. Atualmente, existem muitas opções de chocolates e em várias quantidades também, o que torna possível um chute certeiro, evitando, também, o desperdício.

3 – Preços – Depois de feito um orçamento, pesquise os preços e crie uma expectativa sobre o seu gasto. Se ficar muito alto, tente reduzir de alguma forma. Aliás, não é só no supermercado que tem ovos de páscoa… Aposto que aí no seu condomínio ou na sua rua existem várias confeiteiras de mão cheia que manda bem na produção desses ovos e docinhos.

4 – Além dos Ovos – Confira também os preços dos bombons e dos chocolates em barras, que costumam ter a mesma quantidade e saem por preços mais acessíveis.

5 – Produção Própria – Se você manda bem na cozinha, crie os próprios ovos. Isso, com certeza, fica mais em conta porque diminui várias despesas.

6 – Dívida – Nunca vai valer a pena presentear alguém na Páscoa e entrar em dívida, por isso, evite o parcelamento das compras e o cheque especial.

7 – Estabelecimentos – Sempre é possível optar por aqueles locais que dão melhores descontos e, mais importante ainda, é ir comprar com antecedência, tempo e paciência. Comprar na última hora pode ser o 1º passo para o seu fracasso nessa época do ano, principalmente, se o seu objetivo é poupar dinheiro.

8 – Orçamento – Nunca saia do seu orçamento traçado. Por sinal, você já fez um planejamento de quanto vai gastar com os ovos de chocolate, não é? E não adianta estipular um valor sem fazer muitas contas, é preciso colocar tudo na ponta do lápis e saber quanto poderá ser gasto nessa data tão especial. Respeite sempre o seu limite atual e preencha a lista com os valores mais altos e mais baixos, testando, também, combinações com uma somatória geral.

9 – Conferir – Confira os preços que estão nos panfletos e nas gôndolas com aqueles que estão no caixa, assim, evitando pagar mais caro do que o planejado. Além de conferir, se você for comprar de pequenos empreendedores, pode negociar os valores, seja pela quantidade, pelo tempo, pela forma de pagamento ou por qualquer outro motivo. Essas pessoas que estão além dos supermercados tem mais flexibilidade para negociar os preços.

10Período – Não se importe em presentear após a Páscoa, vale a pena esperar, pois os preços caem de forma considerável. Aqui também vale uma dica, mas essa é mais polêmica: evite levar crianças no supermercado nesse período do ano ou em compras especificas de ovos de páscoa. Agora, se você pratica o exercício da Educação Financeira com seu filho, então, leve-o e aproveite o momento para ensinar tudo que sobre os ovos, chocolates e o dinheiro.

As 10 Melhores Maneiras de Ensinar Educação Financeira para os seus filhos

Atenção com as Propagandas

Em 2017 temos essa novidade. É um incentivo iniciado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que começou em 2016 e teve muita polêmica. Na ocasião, o órgão avaliou o apelo às vendas, que, na opinião dele, estava exagerado e com marcas associando produto à personagens infantis, principalmente.

Agora, a novidade é que, em parceria com o Movimento Infância Livre do Consumismo (Milc), o instituto preparou uma lista de produtos que estaria infringindo a lei de defesa da criança e do adolescente, e o enviou ao órgão de defesa do consumidor. Sobre isso, foi aberto um inquérito para avaliar a questão, ainda sem decisão.

Você pode estar perdendo dinheiro sem saber: Descubra 10 situações que conferem à Venda Casada!

Enquanto o ponto final não chega, Ana Paula recomenda que os pais esclareçam às crianças o que significa a presença desses personagens nas embalagens. “É interessante dizer que se trata de uma estratégia para vender mais o produto e não quer dizer que ele seja melhor ou mais gostoso”.

Resumo da Ópera

No fim das contas, é preciso entender que páscoa não é sinônimo apenas de chocolate. Fora isso, sempre, em todo lugar do mundo, vai ser possível economizar quando estamos organizados com as nossas contas. O que é preciso para isso, não é muito, se não foco e definição de prioridades, além de limites e nomes! Isso vale para a páscoa e para qualquer outra ocasião.

17 Lugares para Viajar na Semana Santa 2017

Define quem vai ganhar o quê e quando. Defina os preços e os locais de compra. Defina os prazos de pagamento e as formas também. Priorize uma páscoa feliz com amor e não apenas com chocolate, mesmo que para muitas pessoas isso seja quase sinônimo. Mas não é, acredite. Você pode ser feliz e fazer alguém feliz sem dar reflexos negativos ao seu bolso, sem estourar o seu orçamento financeiro pessoal.

Para demonstrar tais conclusões, o pessoal da ZH fez uma pesquisa com alguns chocolates “de marca”. E buscou, principalmente, comparar os valores dos produtos, mantendo as mesmas quantidades. Veja o resultado, lembrando que todos os valores são arredondados:

Chocolates da Nestlé

  • Caixas de Bombons de 300 gramas – 7 reais
  • Barra de Chocolate de 125 gramas – 7 reais
  • Ovo de Páscoa de 200 gramas – 32 reais

Chocolates da Lacta

  • Caixas de Bombons de 300 gramas – 11 reais
  • Barra de Chocolate de 150 gramas – 7 reais
  • Ovo de Páscoa de 200 gramas – 30 reais

Chocolates da Garoto

  • Caixas de Bombons de 300 gramas – 9 reais
  • Barra de Chocolate de 150 gramas – 6 reais
  • Ovo de Páscoa de 200 gramas – 30 reais

Pontos a serem observados, conforme especialistas!

“Comprar barras de chocolate para fabricar bombons e ovos caseiros é uma economia, além de divertida, pois as crianças podem participar desse processo”, diz o economista da CDL-POA, Victor Sant’Ana.

“No caso dos chocolates e ovos de Páscoa, geralmente, o açúcar é o primeiro ingrediente, indicando que o produto tem mais açúcar do que cacau, por exemplo. Isso deve ser evitado”, diz Ana Paula Bortoletto, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

“O consumidor tem cada vez menos tempo para se programa para estes eventos, e acaba deixando para comprar os produtos na véspera, já que os estabelecimentos ampliam os horários de atendimento. Mas essa não é uma boa ideia, já que nos últimos dias você nem sempre consegue comprar aquilo que deseja, só o que sobra. E isso será mais acentuado neste ano, pois a indústria diminuiu a produção e temos uma menor disponibilidade de produtos”, diz o presidente da Agas, Antônio Longo.

Bom, se você leu o texto até aqui e gostou, ótimo. A ideia central é mostrar como é possível fazer um planejamento financeiro sem ter que abrir do ovo de páscoa. Agora, se você tem o interesse de saber como substituir esse presente por outros tão equivalentes quanto e se quer saber também como garantir uma grana extra com a produção de ovos de páscoa caseiro. Leia essa 2 parte do texto!

10 Substitutos para os Ovos de Páscoa que farão você Economizar Dinheiro

Se você não é mais criança, então, substituir os ovos de páscoa pode ser um bom começo para não ultrapassar o seu orçamento financeiro pessoal. Afinal, me desculpem o trocadilho, mas os preços desses ovos estão bem salgados. Por isso, listamos algumas dicas de produtos, na maior grande maior parte, feito com chocolates que podem ser ótimos substitutos para os Ovos de Páscoa. Confira agora!

  1. Brigadeiros – O docinho de festa ficou gourmet! Agora, é possível encontrar desde a versão mais clássica até sabores com cremes de avelã, leite em pó, limão siciliano e recheios dos mais variados. Com eles, é possível também montar as próprias caixinhas.
  2. Trufas – Também tem sabores sofisticados e com texturas que fazem delas boas alternativas para presentear adultos. Em alguns casos, por exemplo, a receita leva bebida alcoólica, como conhaque e licor. A embalagem pode impressionar!
  3. Bombons Decorados – É a roupa para o clássico! Esses bombons podem ser feitos em moldes diferentes e com decorações sofisticadas, que vão de encontro com os gostos daquele que for ser presentado.
  4. Pães de Mel – É a combinação (perfeita) de chocolate com o bolo de mel, o que faz do doce um dos favoritos para presentear na páscoa. Os preços também são bem acessíveis, principalmente nas mãos dos pequenos empreendedores.
  5. Cupcakes – É um mini-bolo que oferece um mundo de possiblidades quando o assunto é decoração, adicionando, claro, o chocolate, que também pode ser dos mais variados gostos.
  6. Brownies – São considerados ótimas sobremesas. Inclusive, a loja Brou’ne lançou uma edição especial para a páscoa, na qual o bolo vem dentro de uma casca de ovo de chocolate com um pedaço clássico, além da companhia do sorvete de baunilha e da calda de framboesa.
  7. Pudim – É isso mesmo, Pudim! São vendidos em uma forma com 4 unidades, todos de Ovomaltine, mas também é possível escolher outros sabores, como chocolate belga ou brigadeiro. Alguns locais de grandes capitais apostam, com tudo, nesse item.
  8. Leckerhaus – Usamos o nome bonito, mas é o mesmo que biscoitos de mel. É muito comum em uma doceria alemã e aqui no Brasil, muitos empreendedores tem apostado nesse item, transformando-o em bolos e tortas que leva massa de chocolate ao leite com recheio de chocolate branco.
  9. Colomba – Não, não, não. Não é como o panetone, que tem uvas passas e frutas cristalizadas. A receita de Colomba Pascoal tem novos ingredientes, como bombons ou bicho de pé. Você pode acrescentar chocolate ou inovar, da forma que preferir. Esse é garantia de sucesso, se você bem feito e bem planejado.
  10. Bolos – Acredite você! Os bolos têm aparecido bom boas opções de substitutos para os Ovos de Chocolate porque são mais baratos, maiores e tem gostos tão deliciosos quanto. Um bolo de Kit Kat, por exemplo, pode fazer a realização gastronômica de uma pessoa por vários dias.

Extra: 3 Receitas com Chocolate que podem ser feitas em casa e substituem qualquer Ovo de Páscoa

Gostou desse título, não é? Mas pode pagar para ver: essas receitas podem ser feitas em casa e usam o chocolate como ingrediente principal. Os motivos pelos quais eles devem fazer o maior sucesso em 2017? São mais baratos, gostos e fáceis de preparar. Curte só cada uma dessas receitas!

1 – Trufa Clássica – 50 Unidades

Ingredientes: 500 gramas de chocolate meio amargo picado, 1 caixa de creme de leite sem soro, 1 colher de sopa de essência de baunilha, 3 colheres de sopa de licor de cacau, 500 gramas de chocolate ao leite picado e chocolate em pó à gosto para polvilhar.

Preparo: Coloque o chocolate meio amargo em um refratário e leve para derreter em banho-maria, tomando cuidado para que o fundo do refratário não encoste na água fervente. Retire do fogo e junte o creme de leite, a essência e o licor. Mexa bem e leve à geladeira por 12 horas. Derreta o chocolate ao leite também em banho-maria. Retire do fogo e mexa até esfriar. Modele as trufas com uma colher de metal.

Use um garfo para banhar as trufas no chocolate derretido e coloque-as sobre papel-manteiga ou papel-alumínio para secar em temperatura ambiente. Quando estiverem secas, passe pelo chocolate em pó e mantenha fora da geladeira, em local fresco e arejado.

13 Maneiras Eficazes de Fazer o Vale Alimentação Durar até o Final do Mês

2 – Bolo de Chocolate e Pistache

Ingredientes: 100 gramas de chocolate amargo (com 90% de cacau), 3 ovos, uma pitada de sal, 1 caixinha de 200 gramas de creme de leite light, 1/3 de xícara de chá de amido de milho, 2 colheres de chá de fermento químico instantâneo em pó, 6 colheres de sopa de adoçante em pó para uso culinário, 5 colheres de café de cacau em pó e 40 gramas de pistaches descascados sem sal grosseiramente picados.

Preparo: Pré-aqueça o forno a 180 °C. Coloque o chocolate em uma tigela refratária, ponha a tigela dentro de uma panela maior cheia de água e derreta em banho-maria, lembrando que o fundo da tigela não deve tocar a água da panela. Separe as claras e reserve as gemas. Acrescente o sal às claras e bata em ponto de neve bem firme.

Em uma tigela, misture as gemas, o creme de leite, o amido de milho, o fermento, o adoçante, o cacau em pó, os pistaches picados e o chocolate derretido. Incorpore os ingredientes. Com uma espátula, junte as claras e misture delicadamente, até obter uma massa homogênea. Despeje a massa em uma fôrma previamente untada com manteiga.

Leve ao forno por 30 minutos. Para saber se o bolo está cozido, espete um palito: se ele sair seco, o bolo está pronto. Se preferir um bolo mais cremoso, reduza o tempo de forno para 25 minutos.

3 – Bolinhos de Cacau com Avelã – 10 Unidades

Ingredientes: 1 colher de sopa de café solúvel, 1 xícara de água fervente, 1/3 de xícara de óleo de coco, 1 colher de chá de vinagre branco ou de maçã, 1 colher de chá de essência de baunilha, 1¼ de xícara de farinha de trigo integral, ½ xícara de farinha de trigo branca, 1 xícara de açúcar demerara, 2 colheres de sopa de chia, 1/3 de xícara de cacau em pó, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, uma pitada de sal, ¾ de xícara de avelã (sem casca e picada).

Preparo: Pré-aqueça o forno a 180 °C. Dissolva o café na água e deixe esfriar. Adicione o óleo, o vinagre e a essência de baunilha e reserve. Em uma tigela, misture os dois tipos de farinha com o açúcar, a chia, o cacau, o bicarbonato, o sal e a avelã (reserve um pouco da avelã para decorar).

17 alimentos mais caros do mundo!

Acrescente os ingredientes misturados e reservados. Misture bem. Transfira para forminhas de papel sem untar. Ponha as forminhas sobre uma assadeira baixa e polvilhe com a avelã reservada. Leve ao forno por 20 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolinho saia limpo. Retire do forno e da assadeira, decore com a avelã e deixe esfriar sobre uma grade antes de servir.

Dicas para Garantir uma Renda Extra com a produção de Ovos de Páscoa

Ariana Bárbara é turismóloga e sempre dá um jeito para ganhar um dinheiro extra em cada data comemorativa que tem. “São épocas muito relevantes e que merecem a atenção do micro e pequeno empreendedor, para que seja possível aproveitar a oportunidade e gerar renda a partir disso. Eu adoro cozinha e isso ajuda muito”.

Ela trabalha em um hotel e, por isso, não consegue ter uma rotina profissional muito organizada. Mesmo assim, consegue conciliar o trabalhar principal com a atividade extra. “Uso o tempo livre para dar conta das encomendas”. Ah, você ainda não sabe o que ela produz? Ovos de Chocolate Caseiros e a estimativa para 2017 é que a produção seja de 50 produtos até o final da páscoa.

“Aumento minha renda em 40% nessa época do ano e este ano, ao que tudo indica, haverá um incremento de 60%, pelo menos. Para isso, preciso focar, divulgar e escolher chocolates de boa qualidade, obviamente”, ela explica.

Aí, Claúdio Gaspar de Melo, da área de gestão do Senac Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, afirma que para tudo isso dar certo é preciso de conhecimento, antes de tudo, e, posteriormente, planejamento. “O que mais se vê é que, por falta de conhecimento técnico e preparação, muitas iniciativas de renda extra não tem o retorno esperado”.

Para conseguir esse êxito, é preciso saber qual o público para o produto. “Além disso, fazer cursos e conhecer os custos de todo o processo, é necessário”.

Sendo assim, selecionamos com a ajuda do Senac, 5 dicas para não falhar:

  1. Mercado – É preciso entender o mercado e saber o que você vai oferecer. Ovos de Páscoa é uma boa oportunidade já que muitas pessoas optam pelos produtos caseiros, tanto pelo preço quanto pela qualidade.
  2. Qualidade – Mesmo que sejam caseiros, a concorrência será grande. Então, é preciso focar na qualidade do produto que vai oferecer, sendo que quanto mais diferente, melhor.
  3. Cronograma – É preciso ser organizado e entregar tudo no prazo definido. Se preciso, faça horas extras. O importância é ter uma clientela que confie no seu trabalho e no seu serviço, só isso fará de você um empreendedor de sucesso.
  4. Custo-Benefício – A segunda atividade, que vai gerar grana extra, precisa gerar grana e não apenas ficar a mercê dos gastos. A linha entre o sucesso e o fracasso financeiro, nesse caso, é tênue.
  5. Limite – Importantíssimo é não aceitar mais encomendas do que você é capaz de produzir. Entenda o seu limite porque, como visto, a entrega do produto com qualidade é essencial para que o negócio flua com sucesso.

Com informações do Dinheirama

ANÚNCIO