12 Dicas Verdadeiramente Eficazes para quem quer Economizar Dinheiro no Supermercado

Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas a alimentação é considerada o 3º maior gasto doméstico das famílias brasileiras, levando quase 30% do total da renda familiar. Aliás, quando somada com os outros gastos da moradia, ela pode representar quase 60% de todo orçamento financeiro, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Sobre os números são muito variáveis, no entanto, é possível notar que a cada mês os alimentos sobem, alguns ficando, até mesmo, com valores exorbitantes. Por isso, uma boa dica é ficar atento à todas as notícias de todos os setores e saber o que está sendo compensador e o que não está para conseguir Economizar Dinheiro no Supermercado.

Mas não é só isso!

Fizemos uma grande lista de todos os comportamentos que uma pessoa pode ter se quiser, realmente, Economizar Dinheiro no Supermercado, com a compra de alimentos. Em termos de porcentagem, também há variação, porém, economistas garantem que, quando todas as medidas cabíveis são tomadas, a economia pode chegar á 25% ou mais.

1 – Crie um Inventário

É a regra número 1! Afinal, você não precisa comprar mais um pacote de arroz sendo que já tem 2 em casa, não é? Antes de sair à luta (ou melhor, às compras) faça um balanço real da sua despensa, geladeira, congelador, armários, enfim, tudo que pode conter alimentos.

Logo, você terá uma ideia melhor do que precisa comprar no supermercado e evitará comprar por impulso.

Ah, e nunca se esqueça de levar a lista de compras. Isso não tem que ser visto como vergonhoso por ninguém, a lista é que vai te auxiliar nas compras.

Quer Economizar Dinheiro? Não compre esses 17 Alimentos, os mais caros do mundo

2 –Planeje as Refeições baseando-se em Anúncios

Sempre haverá boas promoções no supermercado. Assim, você pode usar exatamente esse processo: verificar o que está com preços bons e, depois disso, planejar as suas refeições semanais ou diárias.

Além disso, se você é atento ao noticiário e conhece um pouco do campo, sabe que algumas frutas e legumes têm épocas certas de colheita, que são quando os valores ficam abaixo da média. Então, pode aproveitar essas épocas para investir nesses produtos e Economizar Dinheiro no Supermercado.

Só com essas duas dicas é possível economizar até metade dos gastos com as refeições da família!

3 – Use o que Você tem em Casa

Estudos comprovam que nós, seres humanos racionais, jogamos mais de 25% dos alimentos que compramos no lixo? É verdade, é pesquisa, são números! Para ir à contramão desses dados, uma dica é fazer uma triagem do que se tem em casa.

Essa triagem tem que ser muito bem detalhada, notando aqueles produtos que estão próximos ao vencimento e que estão no fundo da despensa há muito tempo. Coloque esses itens em locais de fácil acesso e lembre-se de consumi-los antes dos adquiridos recentemente.

Outra dica bacana é encontrar receitas que usam quase que a totalidade dos alimentos. Principalmente os legumes e as frutas, que podem acabar virando pratos diferenciados, como bolos e tortas.

Faça isso e não transforme seu dinheiro em lixo. No fim, sempre dá para Economizar Dinheiro no Supermercado.

7 Receitas para Reaproveitar Alimentos e Economizar Dinheiro de Forma Efetiva

4 – Limite suas idas ao Supermercado

O certo é que quanto menos você compra, mais você economiza dinheiro. Então, crie o hábito de ir às compras apenas uma vez por semana, por exemplo, dependendo de como for a sua demanda. Esse hábito pode te ajudar a reduzir o consumo por impulso.

Isso sem contar que você também evitará gastar dinheiro com a gasolina, estacionamento, entre outros gastos.

5 – Peso dos Produtos

É preciso ficar atento ao peso dos produtos porque nem sempre o que está na etiqueta é verdadeiro. Compare as marcas diferentes (principalmente as concorrentes) e note o peso do produto que você vai comprar para ver se há uma discrepância muito grande de valores.

No caso da carne, especificamente, note o custo e não se deixe levar por pesos sobressalentes, como com ossos, gordura ou gelo, que vão embutir o custo.

6 – Vá ao Supermercado Sozinho

E não somos nós quem estamos dizendo, a afirmação vem de uma pesquisa feita pelo Marketing Science Institute, que mostrou que cerca de 65% dos itens do nosso carrinho de compras não são planejados quando estamos acompanhados com outras pessoas.

Então, para Economizar Dinheiro no Supermercado, conforme a pesquisa, o ideal é deixar a família em casa. Ou ficar em casa e deixar o companheiro (a) ir às compras.

7 – Não Vá de Estômago Vazio

O cheiro do frango assado, dos pães fresquinhos e dos bolos podem ser tentadores demais quando fazemos compras no supermercado. Assim, conforme comprovado por um estudo do Journal of Consumer Research, se você está com fome, sentir cheiro de comida vai aumentar a probabilidade de você comprar por impulso.

Se você não tiver tempo de comer antes de ir fazer as compras, no mínimo, cheire uma folha de hortelã, isso pode ajudar a saciar a fome.

Ah, é importante notar que comer em casa sempre (ou quase sempre) vai ser mais barato.

12 Dicas Verdadeiramente Eficazes para quem quer Economizar Dinheiro no Supermercado

Reprodução: Google

8 – Vá Com Fones No Ouvido

Essa parece uma dica meio esquisita, mas pode fazer muito sentido para você. Afinal de contas, as empresas usam todo o tipo de “argumento” para persuadir os consumidores a comprarem mais (mais do que precisam).

Entre esses argumentos está a música ambiente.

Então, baseado em estudos também, a música lenta nos faz andar devagar pelos corredores, o que nos faz observar mais os alimentos e com mais “faro”. Essa mesma pesquisa garante que um ritmo lento pode levar os consumidores a gastarem 29% a mais do que comprariam se não tivessem ouvindo aquela canção.

9 – Evite as Prateleiras do Meio

Essa é uma tática de marketing bastante antiga, mas que costuma funcionar bem, tanto é que os supermercados usam até hoje. Os “melhores” produtos tendem a ficar nas prateleiras do meio e, normalmente, são aqueles de marcas mais caras.

10 – Faça em Casa

Já falamos que fazer em casa vai ficar mais barato do que comer fora de casa, né? Mas, o que não falamos até agora é que os produtos pré-fabricados, ou seja, aqueles que já vêm cortados, embalados, prontos, fatiados ou desfiados são mais caros.

O conveniente, nesse caso, sai caro. Um exemplo é o frango que quando vem com osso pode sair pela metade do preço de um desossado.

Como economizar mais de 3,5 mil reais com o almoço?

11 – Plante suas Ervas

As ervas e os temperos podem sair caro e, na maior parte das vezes, estragam antes mesmo de você usar. Então, uma boa recomendação é ter em casa uma pequena horta, dessas que podem ser cultivadas em vasos e que podem ter ervas frescas como salsinha e cebolinha.

12 – Atacado ou Varejo

O tipo de supermercado que você vai frequentar também é importante na hora de Economizar Dinheiro no Supermercado. Os atacados são aqueles que vendem produtos em grandes quantidades, por isso, se você tem uma família grande, costuma valer a pena.

Nesses locais, normalmente, há 2 preços: os de valores que são cobrados em embalagens fechadas ou fardos e os preços para os produtos individuais.

Já os supermercados tradicionais tem uma variedade especifica também, com indicações para a compra de alimentos que precisam ser consumidos mais rapidamente, como leite, margarina ou frutas.

Além disso, também há a opção de comprar frutas, verduras e legumes em feiras livres. Mas é preciso pesquisar porque nem sempre o valor será mais baixo.

Leia Também:

Se você é um trabalhador de Carteira Assinada, provavelmente, recebe um depósito no seu Vale-Alimentação todo início de mês. Se não é, com certeza, separa uma parte da sua renda para comprar tais itens, necessários para a sobrevivência. Mas, e quando esse dinheiro acaba antes do fim do mês? Sabemos que está cada vez mais caro comer fora de casa e que os alimentos sofrem variações constantes em períodos específicos.

13 Maneiras Eficazes de Fazer o Vale Alimentação Durar até o Final do Mês

Por isso, confira agora 10 dicas para conseguir passar o mês todo com o seu vale-alimentação, sem que tenha a necessidade de furar o seu orçamento financeiro. Leia!

Com informações do tudoporemail e altoastral