Como economizar dinheiro na Ceia de Natal em 5 passos

PROPAGANDA

O final do ano já chegou e como todo mundo sabe, ele é marcado por festas! O que isso quer dizer? Que natal está chegando e junto com ele aquela famosa ceia, com peru, pernil, arroz temperado…

Então, precisamos correr contra o tempo para planejar uma Ceia de Natal com tudo que temos direito – mas sem gastar muito.

PROPAGANDA

Deixar para planejar a Ceia de Natal nos últimos 45 minutos do segundo tempo é um tiro no pé, ainda mais se o assunto é economizar dinheiro.

Que tal aprender algumas dicas de como economizar na Ceia de Natal?

Para isso precisamos ter um bom planejamento financeiro e muito  gerenciamento de recursos, a fim de garantir um mês tranquilo.

PROPAGANDA

O natal é um dos momentos mais esperados no final do ano e precisa ser comemorada, mas não precisa gastar muito dinheiro, pois é possível economizar nas compras e mesmo assim fazer uma bela ceia natalina.

Preparamos algumas dicas de como você pode Economizar Dinheiro na Ceia de Natal.

Confira as dicas!

1 – Ceia coletiva

Junte os amigos e familiares para elaborar um jantar em conjunto!

Com isso, todos podem participar e economizar algum dinheiro, além do mais você acaba reunindo os entes queridos para curtir este momento em família.

Isso tem tudo a ver com o espírito natalino.

Uma ceia colaborativa (ou um jantar americano, como dizem) significa mais economia para todos os bolsos e mais alegria no coração.

Se você convidar muitas pessoas, você pode organizar o que cada um vai levar para evitar o desperdício – agora quem agradece é a sustentabilidade do planeta.

Se cada um levar um prato diferente, uma bebida ou mesmo uma sobremesa, será possível que todos comam bem e ninguém gaste muito.

2 – Compras antecipadas

Essa dica é muito importante e você deve levar em conta!

Fazer as compras para a ceia natalina de forma antecipada fará você economizar dinheiro com certeza.

O oposto prova isso – se você deixar para fazer as compras na ultima hora os produtos vão estar mais concorridos, mais caros e de menor qualidade.

Na hora de comprar as comidas, calcule a média do número de convidados para não comprar exageradamente e nem em falta – essa dica vale ouro, afinal, ninguém quer ficar a semana toda comendo a mesma comida, certo?

Outra sugestão é você pesquisar os preços antes de comprar, faça uma lista de controle das compras para lembrar não apenas dos produtos como também da quantidade necessária.

3 – Crie a própria decoração

Depois de organizar comes e bebes, o que não pode faltar em uma ceia natalina é a decoração.

A decoração de natal é fundamental para dar um toque especial na festa comemorativa.

Então, na hora de decorar a ceia abuse da criatividade sem gastar muito dinheiro.

Aposte no “faça você mesmo” – na internet existem muitas ideias e fáceis para deixar o seu bolso feliz e os convidados mais receptivos.

4 – Use a regra da substituição

A recomendação é trocar os produtos caros e importados por versões nacionais e mais baratas. Isso traz uma economia grande. E isso é que é chamado de regra da substituição.

Para você ter uma ideia geral disso, saiba que as tradicionais aves e frutas secas podem ser tornar simples coadjuvantes nas ceias – com a crise econômica e o aumento de preços, é possível pensar nas frutas frescas e em outras carnes.

Na hora de comprar, pesquise os preços.

“Tem levantamentos que mostram que a diferença pode ser de até 40% de um local para outro. Pesquisar é fundamental, não só nesta época, mas é um hábito que o brasileiro tem de retomar”, garante Crisanto Ribeiro, especialista em economia.

A carne suína normalmente é mais barata do que as aves, da mesma forma que as nozes e amêndoas podem substituir as castanhas de caju ou do Pará. O salpicão pode ser feito com frango comum, ao invés do defumado.

Panetones de padaria são mais baratos que os industrializados e de marcas grandes. O valor pode variar em incríveis 500%, acredite!

5 – Faça em Casa – é mais barato

Aproveite para inovar nas suas receitas e crie em casa também.

Compra de outras pessoas ou restaurantes pode ser mais cômodo, mas com certeza não é mais barato. Leve em conta se divertir na produção, convide seus filhos e sobrinhos e faça os pratos mais deliciosos.

Sobre isso, separamos 3 receitas práticas e que podem ser feitas com o reaproveitamento dos alimentos – isso sim é economizar dinheiro de forma totalmente sustentável. Leia abaixo.

Como economizar dinheiro na Ceia de Natal em 5 passos

Reprodução: Google

3 Pratos Doces para Reaproveitar Alimentos e usar na Ceia de Natal

Estudos já mostraram que 30% dos alimentos mundiais são desperdiçados em razão da falha no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento e na comercialização.

Assim, toneladas de alimentos poderiam ser reaproveitadas, mas como não ocorre, o Brasil, por exemplo recebeu o título de “País do Desperdício”.

Já nos países de economias mais desenvolvidas, a maior parte dessa perda de alimentos ocorre durante o processamento doméstico.

Na Europa e nos Estados Unidos, entre 30 e 50% de todos os alimentos comprados pelos consumidores são jogados fora antes mesmo de serem consumidos, conforme relatório de Engenheiros Mecânicos de 2013.

Bolo de Casca de Abóbora

Ingredientes: 1 xícara e meia de farinha de trigo, 3 quartos de xícara de amido de milho, 2 xícaras de açúcar, 3 ovos, 1 xícara de óleo, 1 colher de sopa de fermento em pó.

Na cobertura: 4 colheres de sopa de leite, 4 colheres de sopa de chocolate em pó, 4 colheres de sopa de açúcar.

Preparo: Bata no liquidificador as cascas, ovos e óleo. À parte, peneire em uma tigela a farinha, amido de milho, açúcar e fermento.

Junte a mistura do liquidificador e misture muito bem. Unte uma assadeira média com margarina e farinha, coloque a mistura e leve para assar em forno médio.

Pudim de Pão Amanhecido

Ingredientes: 3 pães pequenos amanhecidos, 500 ml de leite, 3 ovos inteiros, 2 xícaras de chá de açúcar, raspa de limão à gosto e 1 xícara de chá de coco ralado fresco.

Preparo: Corte os pãezinhos em rodelas com aproximadamente 2 centímetros de espessura cada. Distribua as rodelas de pão no fundo do refratário.

No liquidificador, bata o leite, os ovos e o açúcar. Acrescente as raspas de limão e o coco. Despeje a mistura sobre o pão e asse em banho-maria no forno, preaquecido, por 30 minutos. Espere amornar e leve à geladeira para servir gelado.

Doce de Casca de Maracujá

Ingredientes: 6 maracujás, 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água.

Preparo: Lave os 6 maracujás e descasque-os, deixando toda a parte branca e dura com água. Deixe de molho de um dia para o outro.

Depois, escorra, coloque em uma panela com 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água. Deixe apurar. E, se quiser, acrescente canela.

Com informações da UOL e VIX

PROPAGANDA