Entenda a importância de economizar dinheiro na faculdade

As finanças pessoais fazem parte de um conjunto de tabus que nós, brasileiros, temos enfrentando dia após dia. Hoje, vamos falar sobre um tema importantíssimo, que acaba levando muita gente para as dívidas. Afinal, por que economizar dinheiro na faculdade?

Pode parecer uma questão boba e fácil de ser respondida. Porém, ela tem muito mais “pegadinhas” do que é possível imaginar. A faculdade, para muita gente, é motivo de comemoração. Afinal, no Brasil, nem todos conseguem chegar lá.

O problema é que, independente se a sua graduação será feita em uma universidade pública ou em uma escola particular, os meses após a sua formação poderão ser decisivos no restante da sua vida. Por isso, controlar as finanças durante essa fase da vida se torna essencial.

As despesas da faculdade

Nossa, mas por que estamos dizendo isso, assim, tão seriamente? O motivo principal é que os cursos possuem despesas próprias. Além do mais, muitos alunos precisam custear as mensalidades, as renovações, as xerox, os materiais.

Então, quando terminar esse período de estudo é que vem a bomba: contas a pagar e mais contas a pagar. Sejam as do cartão de crédito, dos boletos atrasados da faculdade, dos empréstimos feitos durante o curso ou quaisquer outros.

Ah, mas se a gente está com tantas contas assim é porque a gente não tinha dinheiro para pagá-las. Nem sempre isso é verdade por mais que as pessoas dizem. Dessa forma, precisamos encontrar formas e alternativas para economizar dinheiro na faculdade. Por que?

Por que controlar as finanças na faculdade

O motivo principal é que ao começar a organizar as finanças nesse período da vida, a pessoa vai conseguir realizar projetos muito mais facilmente no futuro, principalmente após a conclusão do curso de graduação.

Então, dá para comprar um carro, dar entrada no apartamento e não somente isso. Dá também para abrir o próprio negócio na sua área de formação ou até mesmo investir na aposentadoria ou ainda continuar os estudos em uma pós-graduação.

Note que se a gente tem problemas com as dívidas no final do curso nada disso poderá ser realizado. E tem mais uma questão que vai mexer muito com você: nem sempre, após sair da faculdade, você vai encontrar um bom emprego.

Assim sendo, trouxemos aqui apenas 2 dos pontos mais importantes que devem ser considerados para você começar a pensar nesse planejamento financeiro ainda na faculdade: investimento na própria carreira e a possibilidade de empreender. Vamos explica-los.

I – O investimento na própria carreira

Esse primeiro grande motivo que todo mundo tem para economizar dinheiro na faculdade é um dos mais conhecidos. Como mencionamos acima, nem sempre você vai sair da graduação empregado. E mesmo que saia pode ser que queira ter um diferencial de mercado: a pós.

Por isso, mesmo que você tenha suado a camisa para pagar integralmente os seus estudos, considere que agora é hora de seguir em frente e não desistir. Por isso, a importância de ter feito uma economia há alguns meses.

Ou pode ser que a gente esteja pensando além disso. Talvez fazer um intercâmbio em outro país ou apresentar um trabalho em congressos internacionais ou ainda fazer palestras para universidades estrangeiras. Tudo isso é investimento. Mas, que exige aportes.

Resumidamente, aqui está um bom motivo para você começar a pensar agora mesmo nessa possível economia que você poderá fazer ainda quando estiver frequentando as aulas da faculdade, pagando os materiais, as mensalidades e curtindo as festas de lá.

II – A possibilidade de empreender

Esse próximo tópico é ainda mais incrível do que o primeiro porque ele é uma novidade. Ao menos, se a gente considerar hoje com algumas décadas atrás. Inclusive, há pesquisas que provam essa motivação para você conseguir manter as rédeas do orçamento na facul.

O Sebrae disse que 32% das pessoas querem empreender quando possuem 18 anos. Já 42% afirmam isso quando ainda possuem menos do que 18 anos. E mais de 30% vale para quem tem até 34 anos. Ou seja, a juventude toda está querendo empreender hoje em dia.

Só que para isso é preciso investimentos, também. E nem sempre vai dar para conseguir um investidor-anjo ou conseguir um bom crédito no banco. E se você estiver com dívidas, pior ainda, porque as possibilidades caem muito.

Assim, temos um segundo ponto bem forte para você começar a economizar desde já.

Como economizar dinheiro na faculdade

Para terminar o texto, a gente não poderia ter escrito aqui outro tópico diferente desse. Afinal, a gente viu muito bem a importância de fazer essa economia durante o período das aulas. No entanto, a pergunta que se faz é: como conseguir essa economia com tantos gastos?

economizar dinheiro na faculdade

E a verdade é que não tem resposta certo ou única para todo mundo. Para quem é alguém do pensamento “carpe diem” vai ficar mais fácil das instruções. Por exemplo: não gaste tanto com festas, evite comer todo dia na faculdade (leva de casa) ou coisas do tipo.

Porém, a gente sabe que mesmo quem é mais controlado com o dinheiro tem essa dificuldade. Afinal, os gastos da faculdade são muitos e nem sempre o dinheiro do estágio dá para custear o que é prioridade.

Para facilitar a sua busca pela sua resposta ideal, nós separamos 2 textos que são bem focados nesse assunto. Você pode ler para se inspirar: “Como pagar a faculdade com um salário baixo” e “Conheça os principais financiamentos estudantis no Brasil“.

Não há posts para exibir