Confira 5 dicas para economizar dinheiro na construção de um imóvel

ANÚNCIO

Se você está pensando em comprar um terreno para construir a sua casa é possível que tenha algumas dúvidas na sua cabeça, né. Uma delas é sobre o que fazer para economizar dinheiro na construção de um imóvel. Se você tem essa dúvida, continue lendo.

A gente vai listar aqui algumas dicas, que foram consultadas online e considerando a opinião de especialistas, de como dá para fazer uma boa economia na construção. Mesmo porque a construção já é uma forma mais econômica de ter a casa própria.

ANÚNCIO

Confira 5 dicas para economizar dinheiro na construção de um imóvel

Só que dá para tornar isso ainda mais barato. Então, para economizar duplamente, descubra como economizar dinheiro na construção da sua casa. Ah, por sinal, essa é uma ótima ideia para quem quer sair do aluguel e ter um lugar estável para morar.

E só mais um detalhe! Se você está passando por essa fase da vida, saiba que é uma pessoa que avaliou bem a situação. Mesmo porque os financiamentos de imóveis hoje em dia não compensam nada para os brasileiros. Os juros são altos demais, como você deve saber.

ANÚNCIO

1 – A pesquisa dos materiais que serão usados

A primeira dica que trouxemos aqui é pesquisar os materiais que serão usados na sua obra. Afinal de contas, eles podem parecer baratos no começo, mas vão pesar muito no seu orçamento final, ainda mais se você precisar de uma grande quantidade.

Dessa forma, saiba que hoje em dia dá para pesquisar online, na internet e comparar as melhores condições. A dica é evitar ir no lugar mais perto ou no primeiro lugar que você encontrar e já sair comprando tudo.

Aliás, essa é uma boa dica para economizar dinheiro na construção de um imóvel porque não é só de tijolos e cimentos que a sua casa vai ser construída, né. Tem muitos outros materiais que vão precisar ser comprados. Desde a parte hidráulica até a fundação e acabamento.

Para terminar o tópico, ainda temos uma dica bem legal. Pense na possibilidade de usar materiais mais ecológicos e fazer uma construção sustentável.

2 – A conversa com os especialistas no assunto

Um erro muito comum na vida de quem vai construir é achar que sabe tudo. Só que essa é uma verdade que não existe. O ideal é você falar com várias pessoas que conhecem do assunto porque elas podem indicar e dar dicas daquelas que vão ser as suas melhores escolhas.

Saiba que existem vários profissionais que podem ajudar. Um consultor financeiro pode te dar dicas sobre os pagamentos. Um engenheiro, sobre a estrutura do imóvel que será construído. Um arquiteto sobre a montagem da sua casa. E assim por diante.

Isso sem contar que você deve estar cercado de pedreiros, ajudantes e entregadores o tempo todo, né. Eles já estão acostumados com o trabalho e podem te ensinar algumas coisas que vão agilizar o processo e trazer economia para o seu bolso.

Esse ponto é muito importante porque vai te ajudar, inclusive, a evitar problemas futuros.

Você também vai gostar de ler

3 – A ideia de pensar no futuro da sua casa

Por mais que construir uma casa exija alguns investimentos, saiba que nem sempre você vai ser inteligente ao optar pelo que é mais barato, viu. Assim sendo, a nossa dica, nesse caso é que você opte por uma compra que seja pensada no futuro.

Não ficou claro o que queremos dizer?

Considere, por exemplo, comprar uma iluminação em LED. Elas podem ser até mais caras agora, nesse momento, mas vão te trazer muitas economias no médio e longo prazo. Ainda mais na conta final de energia. Além de serem mais duráveis, obviamente.

Outro exemplo pode ser a ideia de usar painéis solares, que tem um investimento inicial um pouco alto, sim. Só que no decorrer do tempo vai te tornar autossuficiente para a obtenção de energia. E isso é totalmente sustentável, afinal de contas, né.

Esses são alguns exemplos de tudo o que você pode considerar na hora de economizar dinheiro na construção de um imóvel pensando daqui há alguns anos.

Confira 5 dicas para economizar dinheiro na construção de um imóvel

4 – O conceito do que é uma casa boa para você

Mais uma dica vem daquela ideia de que a “grama do vizinho é mais verde”. Isso porque com a internet, a gente acaba vendo coisas incríveis na internet. No entanto, nem sempre essas coisas condizem com a nossa realidade ou com aquilo que realmente gostamos.

Portanto, você tem que ter muito bem definido o que é ou o que será uma boa casa para você. Isso tem a ver com o seu gosto, algo pessoal e que vai te satisfazer. Uma boa ideia é conversar com a esposa, marido, filhos, pais, família e amigos.

A partir disso, você vai criar um roteiro de construção que tem a ver com você. E isso muda muita coisa na hora de economizar dinheiro na construção de um imóvel. Sabe por quê? Porque você pode querer ter um quarto para os filhos ou para um escritório.

Assim como pode pensar em adicionar uma piscina, um espaço para PETs ou até mesmo uma garagem enorme para vários carros. Tudo depende de você, do seu gosto. E aí, no fim, também vai depender do que você pode custear.

5 – O seu orçamento financeiro para a construção

O último ponto, que talvez seja o mais importante de todos, é pensar no seu orçamento financeiro. É bem provável que você tenha comprado o seu terreno e tenha gasto alguns recursos. Para a construção, você também vai precisar investir.

E por mais barato que isso seja, se comparado com o financiamento, nem sempre é fácil ter o dinheiro na mão. E nem sempre é certo fazer contas parceladas por muito tempo. Por isso, a dica aqui é ter paciência e um bom orçamento financeiro, com objetivos, metas e valores reais.

É dessa forma que você vai conseguir criar uma boa ideia do que precisa, do quanto falta e de como vai fazer. Isso porque, muitas vezes, é melhor “adiar” a obra por alguns meses ou anos do que fazer empréstimos, financiamentos e parcelamentos que podem te prejudicar.

ANÚNCIO