Como economizar dinheiro ganhando pouco – 23 dicas práticas

ANÚNCIO

Com a crise econômica, todos os brasileiros têm sofrido na hora de pagar as contas e fazer as compras do mês – os alimentos estão mais caros, assim como o combustível e até mesmo o gás de cozinha.

Longe de sermos o “salvador da pátria”, saiba que temos uma forma muito prática para te ajudar – leia e saiba como economizar dinheiro ganhando pouco!

ANÚNCIO

Antes de citar todas essas dicas, vamos falar, brevemente, sobre o hábito de economizar dinheiro e como isso deve ser recorrente na sua vida!

Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas há como desenvolver a motivação para criar o hábito de economizar dinheiro… Também existem dicas práticas para que você comece a economizar dinheiro ainda hoje, sem que essa seja uma atividade trabalhosa.

No final deste artigo, você vai conseguir colocar algumas dessas dicas em prática e economizar dinheiro com seus primeiros reais – isso parece bastante interessante, não é?

ANÚNCIO

Você sabia que a maiorias dos brasileiros não tem o hábito de economizar dinheiro?

Bom, essa informação parece banal, mas não é. Porque mostra que você tem mais um monte de “amigos” no mesmo barco e não é o único. E todos estão buscando um mesmo foco: economizar dinheiro ganhando pouco!

Pela lei da probabilidade é mais provável que você faça parte do grupo dos que não poupam do que do grupo que conseguem poupar dinheiro!

Só que isso quer dizer que se você não consegue guardar dinheiro hoje, certamente irá ter dificuldades financeiras no futuro curto. A lógica das finanças pessoais é parecida com a das empresas – mais despesas do que receitas é prejuízo na certa.

E os prejuízos seguidos destroem qualquer empresa da mesma forma que as suas despesas forem maiores do que suas receitas sua situação financeira vai piorando e até se tornar insustentável com o tempo.

Então, além de ter que fechar esse buraco que existe entre receitas e despesas do seu dia a dia você tem que conseguir poupar ainda mais para quitar as suas dívidas e as altas taxas de juros cobradas por elas!

Isso, na verdade, cria um verdadeiro ciclo vicioso que pode destruir a sua vida financeira e por consequência direta acertar diretamente seus relacionamentos e outros aspectos da sua vida.

Não se preocupe porque esse problema tem solução! E qual a solução?

Eu começaria tentando entender qual sentido por trás da ideia da tarefa de economizar dinheiro e depois aprender a dar seus primeiros passos para uma vida com muito mais econômica e com muito mais consciência nos gastos!

Então, a ideia aqui é desenvolver dois pontos: motivação e estratégias práticas. Com eles eu tenho certeza que você conseguira começar a poupar dinheiro ainda hoje.

Qual é o sentido de economizar dinheiro?

Antes de aprender na prática a economizar dinheiro e acumular patrimônio de forma recorrente todos os meses, você precisa entender a importância de desenvolver esse hábito.

Porque basta você mudar alguns hábitos de consumo que você imediatamente começa a guardar uma boa quantia.

Está bem, está bem… Temos que ser sinceros: essa é uma tarefa difícil!

Justamente porque é uma tarefa que requer extrema disciplina, portanto, a palavra de ordem é: prioridade.

A maioria das pessoas não consegue poupar porque não possui prioridade!

Elas não possuem um propósito especifico que justifique todo o sacrifício que é gastar menos e poupar dinheiro de forma mensal.

Pensando nisso e para te ajudar a dar uma profundidade na sua vida, vamos recorrer ao renomado autor norte americano e ex-colunista do The Wall Street, Jonathan Clemente.

Vamos entender o que ele definiu como sendo os 3 maiores benefícios no ato de economizar dinheiro. Está pronto para isso?

I – Se você não tem dinheiro…

Você não precisa se preocupar com dinheiro, pode ser um pouco controverso, mas é verdadeiro!

De fato, existem pessoas muito ricas que se preocupavam muito com as suas finanças.

Entretanto, a ideia que você guardar dinheiro e saber investir esse dinheiro é que vai fazer você chegar a um ponto na sua vida em que as preocupações relacionadas a dinheiro serão raras.

Você não se importará em gastar um pouco mais de dinheiro se for para obter pequenos luxos como viajar mais, frequentar restaurantes, comprar carro melhor.

Além disso, as suas obrigações financeiras, como as contas a pagar, não irão te preocupar em nada porque você vai ter muito dinheiro poupado, investido e que pode cobrir qualquer problema financeiro que possa acontecer em futuros imprevistos.

II – Dinheiro lhe dá liberdade!

Seguir suas paixões e suas vontades tem a ver com a famosa expressão: “liberdade financeira”?

Isso tem a ver também com praticar mais esportes e viajar mais e conhecer o mundo, tá bom?

Bom, todos esses benefícios e muito mais só se tornaram possíveis a partir do momento que você começar a economizar dinheiro mensalmente.

III – Dinheiro pode comprar mais tempo também.

O dinheiro pode comprar mais tempo com sua família e com seus amigos, sabia?

Vários estudos comprovam que estar próximo a sua família e seus amigos aumentam muito o seu nível de felicidade.

O dinheiro acumulado pode te ajudar muito nessa tarefa, afinal, atingir sua liberdade financeira pode te dar o luxo de trabalhar menos, dedicando mais tempo à essa paixão

É sempre bom lembrar que você não precisa ser financeiramente independente, e ter milhões de reais, para dedicar mais tempo nos seus relacionamentos.

Na ordem, primeiro eu economizo e depois eu me dedico. Mas, essa é uma ordem errada!

Portanto, se você economizar muito, tiver investido, vai poder se dedicar mais ainda.

E muito mais fácil ter mais tempo para ficar com seus entes queridos se você não precisa trabalhar diariamente por dinheiro, “matar um leão por semana”.

Agora, se você quer manter bons relacionamentos, mas está descontente com sua vida financeira hoje?

Meu conselho de curto prazo seria parar de gastar dinheiro com bobagens e passar mais tempo com a sua família, com seus amigos.

Quanto você passa mais tempo com eles, ao parar de gastar dinheiro com bobagem, economiza dinheiro regularmente também e consegue seguir seu plano de investimento criando um bom patrimônio!

A ponto de que esse patrimônio acumulado seja grande o suficiente para te garantir essa liberdade financeira… E, com a liberdade financeira, você vai poder passar bem mais tempo com quem você gosta.

23 dicas práticas

Todas as dicas aqui listadas realmente são fáceis, ou seja, podem ser praticadas por qualquer pessoa que busca uma mudança na vida financeira e, lembrando que todas foram pensadas em pessoas comuns, como eu, vocês, nós.

A ideia é exatamente a que está expressa no título: “economizar dinheiro ganhando pouco”.

O ideal, porém, é ter dedicação na hora de poupar dinheiro e conhecimento para aplicar nas melhores opções de investimentos financeiros.

1 – Reveja o valor dos seus planos de produtos e serviços

Se você tem plano de internet, tv a cabo, plano de celular… Liga e diga que vai cancelar!

Fala que está insatisfeito, que está desempregado, por que com certeza eles vão de oferecer uma coisa bem melhor. Por que na hora que você fala que vai cancelar o plano as coisas mudam – a conversa muda, de verdade! Daí você consegue um super desconto.

Já aconteceu com várias pessoas, especialmente com a conta do celular. E as pessoas conseguem reduzir pela metade o gasto e mantendo os mesmos benefícios!

2 – Pesquise os preços

Nós todos estamos cansados de saber que precisamos pesquisar preços!

Os preços variam conforme os estabelecimentos. Aí você pode fazer uma baita economia.

Usa a internet, também uai. Pesquise também na internet!

E aí quando você for lá comprar a sua mercadoria, chore, chore muito para você conseguir aquele desconto à vista.

Talvez você não saiba, mas entre os hábitos das pessoas mais ricas do mundo está o de pechinchar o preço de tudo. Ah, e tem uma coisa, quando esses ricaços acham que o valor está mais alto, eles não compram!

3 – Muito cuidado com as tarifas bancárias

Bancos!?

Você paga a tarifa bancária?

Gente, existem contas digitais sem tarifas para vocês. Sabia não?

O que você está fazendo pagando conta e dando o seu rico dinheiro para o banco?

O Banco do brasil, Bradesco e Itaú tem esse serviço! Tem as contas digitais para você.

Óbvio que se você já tem conta em uma dessas instituições e você quer mudar para a digital, muitas pessoas acabam tendo probleminha…

“Porque chega lá, mostrando interesse em mudar de conta, o gerente fala que não sabe o que é e que nunca ouviu falar”. Então, você é uma pessoa esperta, já pesquisou. Leva lá para o seu gerente e mostra que realmente existe!

Se ele não der um jeito, o que você faz? Liga para o serviço de atendimento ao consumidor do banco e faça a sua reclamação. Ainda não resolveu? Vá no Procon… E assim por diante!

4 – O “bendito” do Cartão de Crédito

Você paga a anuidade do seu cartão de crédito?

Sabia que já existe cartão de crédito sem anuidade, sem tarifa?

Então é uma ótima forma de economizar também cortando a tarifa e anuidade do seu cartão de crédito.

Estamos falando de um tal de… Ta nã nã nã… Nubank!

Leia Agora – 5 Vantagens do Cartão de Crédito Nubank

5 – Esperar a promoção

Está com vontade de comprar aquele sapato, aquela blusa?

“Espera ter as promoções, ter as liquidações”!

Para que você precisa naquela hora? Você pode esperar um pouco, vai.

Espera até a promoção, isso pode fazer uma grande diferença no seu orçamento financeiro!

6 – Pedir a nota fiscal

Você pediu a nota fiscal nos estabelecimentos comerciais?

Você pode ser reembolsado ou pode abater no seu IPTU ou IPVA, dependendo do programa de cada cidade especifica.

Então, exija a nota fiscal!

Note que isso não tem nada a ver com o quanto você ganha… Se é 1 ou 10 mil reais. Se você pede a nota fiscal, saiba que é possível economizar dinheiro ganhando pouco.

7 – Economizar dinheiro com a energia

Para você economizar dinheiro na energia da sua casa, e todo mundo está careca de saber, você deve desligar os aparelhos que ficam ligados na tomada sem que tenha ninguém usando!

Igual aquele da TV, que fica ligado na tomada, sabe? Aquela luz acessa, também. Ela está acessa porque está sendo alimentada por energia, então você está gastando sim energia! Beleza?

Então, tira da tomada todos os equipamentos porque com certeza vai fazer toda a diferença no final do mês.

Assim ó, não podemos falar em números certos, mas há pesquisas que comprovam que o simples fato de tirar todos os aparelhos da tomada, mesmo quando estão desligados, pode te fazer economizar algo em torno de 20% na economia doméstica.

8 – Desapega, desapega!

Desapega de todos os objetos que você não usa mais!

Para que você vai deixar na sua casa entulhando ou no seu guarda roupa? Aquela bicicleta parada no canto? Patins que você não anda mais?

Faça dinheiro com tudo isso. Venda em sites, em bazares, o importante é desapegar.

9 – Anote tudo que você gasta no dia a dia

Se eu pudesse te dar uma grande dica em relação à economia de dinheiro, ela seria para você anotar tudo o que você recebe e tudo que você gasta no seu dia a dia.

No meio financeiro, isso tem um nome – controle financeiro!

Essa dica é muito importante ter essa forma e simples de colocar em prática.

Pare só uns 5 minutinhos por dia para revisar seus gastos, incluindo eles em alguma planilha de Excel, agenda, softwares, aplicativos ou mesmo em envelopes.

10 – Analise seus gastos

Analise seus gastos e encontra espaço para melhorias – uma vez que você desenvolva o hábito de anotar os gastos é necessário fazer uma analise deles, encontrar espaços para melhorais.

Veja quais são os seus gastos mais recorrentes e seus gastos mais relevantes e entenda se você consegue efeitos de reduzir esses gastos e se conseguir avaliar qual será o impacto dessa redução na sua vida.

Pergunte a si mesmo: “Se eu cortar esse gasto x da minha vida, vai piorar, vai melhorar ou vai ficar igual”?

Se for melhorar ou ficar igual, promova o corte dessa despesa imediatamente! Agora, se for piorar avalie com mais cuidado se você deve ou não cortar na despesa.

Lembre-se que o equilíbrio financeiro é muito importante.

11 – Criar um Orçamento Financeiro

Orçamento nada mais é do que um documento que lhe dirá o que fazer com seu dinheiro.

É você mesmo planejando o destino para as suas receitas de forma antecipada.

O orçamento é outra forma muito boa para te ajudar fazer corte bem planejados.

12 – Priorize o lazer gratuito

Se você está com dificuldades em economizar dinheiro mesmo ganhando pouco saiba que tem jeito – uma boa ideia é trocar aqueles programas de lazer que são caros (como cinema) por opções gratuitas.

Você pode até estar desempregado (#Batenamadeira), que mesmo assim vai conseguir se divertir um pouco!

Quase todas as cidades promovem eventos culturais como shows, concertos ao ar livre…

Então, faça a sua pesquisa e descubra o que sua cidade tem de bom e de melhor e gratuito para oferecer e troque as opções caras de lazer por essas opções gratuitas.

13 – Cuidado com a alimentação fora de casa

Outra dica bastante prática para economizar dinheiro é substituir a vida de bares e restaurantes por refeições dentro de casa.

Essa dica pode dar bela incrementada no seu orçamento financeiro.

Ao invés de jantar fora em um restaurante caro, experimente prepara um jantar bacana na sua casa, em vez de deixar 25 ou 30 reais no restaurante ao lado do seu escritório ou do seu trabalho, experimente você mesmo levar sua própria marmita!

Além de tudo, sua comida de casa, obviamente, é feita na sua casa – o que garante a procedência dos alimentos.

Na internet, tem um caso muito curioso e que tem a ver com exatamente com isso: “Foi essa dica que eu apliquei e substituindo que eu economizei mais de quatro mil reais por ano”, disse Ramiro Gomes Ferreira.

14 – Garrafas individuais de água

Agua é bom e todo mundo precisa tomar bastante todos os dias… Só que isso pode custar bem caro no final do mês.

As garrafinhas individuais de água são uma “mão na roda”, mas elas podem, lá no final de um período, representar um gasto muito grande e desnecessário.

Por que você pode ter a sua própria garrafinha e abastecê-la com o filtro que tem em casa!

15 – Cuidado com produtos de “um uso só”

Todo produto de uso especifico quer dizer que serve para fazer uma coisa só!

Você sempre deve ter em mente o seguinte: “Eu vou fazer uma coisa só… Será que eu vou usar bastante? Será que o que eu vou investir dinheiro vai valer a pena?”

Por exemplo: tem gente que compra máquina de sorvete, máquina para fazer ovos, máquina para fazer cupcakes e de repente faz cupcake uma vez no ano e essa máquina saiu caro!

Então, só vale a pena investir em alguma coisa assim se você fizer com uma frequência muito grande… Se não é melhor você comprar aquilo que você quer quando você sente vontade.

Isso também serve para produtos de limpeza de uso especifico, por exemplo, o “limpa vidro”… Aí, senhor, como é caro! Você tem necessariamente que comprar um “limpa vidro” para limpar vidro?

Olha aí na internet alguma solução muito simples que você pode fazer na sua casa gastando muito pouquinho, vai. Larga de preguiça!

16 – Mensalidades de produtos e serviços sem uso

A ideia dessa dica complementa o que falamos no começo do artigo!

É que você verifique as mensalidades que você paga, vem pagando a um bom tempo e veja se realmente elas continuam fazendo sentido para você. Exemplo: manutenção de conta bancária e a taxa dos serviços de comunicação.

O que você precisa saber? Que o banco central determina que alguns serviços básicos sejam gratuitos para qualquer banco.

Outro exemplo são essas caixas que a gente assina e que recebe produtos mensalmente em casa, pode ser produtos de beleza, de alimentos, enfim, uma série de coisas.

Qual é o problema dessas caixas? Porque você nunca sabe o que vem dentro. Pode ser coisas que sejam uteis para você e pode ser que venham coisas que você que nem sequer vai usar.

Então, na minha opinião, esse tipo de assinatura não é legal.

17 – Cuidado com embalagens grandes

A nossa tendência é pensar que embalagem grande é sempre sinônima de embalagem econômica, mas nem sempre é assim.

Para os produtos perecíveis, por exemplo, pode não ser uma boa você comprar aquela embalagem enorme e depois chegar ao meio o negócio… E venceu! Você acaba descartando!

Então, muito melhor do que você comprar uma embalagem grande achando que é econômica, seria comprar uma embalagem adequada para o seu uso.

18 – Alimentos pré-prontos ou prontos para o consumo

Além de tudo, o cuidado aqui é também para a saúde e não apenas uma forma de economizar dinheiro ganhando pouco!

Tudo que vem cortado, lavado, fatiado, temperado ou de alguma forma processado é mais caro e não representa maior qualidade. Isto porque a gente está pagando o custo da mão de obra de quem adiantou a nossa vida – e isso pode pesar no fim do mês.

Às vezes, dependendo do que é nem vale a pena por questões de ser menos saudáveis, todo legume, toda fruta, que você compra fatiado, ralado, cortado perde as suas propriedades.

Então é sempre melhor comprar inteiro – na peça mesmo!

19 – Aparelhos de depilação femininos (oi?)

Eles fazem a mesma coisa que os aparelhos masculinos, mas se você comparar eles são muito mais caros só porque tem um cabo ali mais bonitinho, rosinha e lilás… Não real, não vale a pena.

Algumas mulheres comprovam que os produtos masculinos têm resultados iguais! E aí, vai querer falar de preconceito, feminismo e o que mais? Estamos só falando de custo-benefício, de economia de dinheiro, belê?

20 – Garantias estendidas

A gente sabe que os produtos de hoje em dia já não duram como os de antigamente…

Mas, esse negócio de garantia estendida pode ser uma ilusão.

É bom você fazer a conta e ver realmente o quanto estão de cobrando por mais um ano ou mais dois anos de garantia e considerar se aquilo realmente vale a pena em relação ao preço do produto e em relação ao valor de um conserto.

Fazer a conta sempre faz bem e te ajuda a economizar dinheiro!

21 – Telefone Fixo

Você realmente usa?

Será que aí na sua casa o telefone fixo é realmente utilizado?

Geralmente, todo mundo na família tem um telefone celular e o fixo vai ficando encostado.

Mas, como a gente está acostumado com ele e está acostumado pagar a conta todo mês, então, acabamos ficando com ele – quase que como se fosse por consideração! Verifica se realmente faz sentido para você manter telefone, se não faz sentido, corta! (#Facanacaveira).

22 – Saiba dizer não

Se tem uma coisa que vai fazer você economizar tempo e dinheiro é aprender a dizer NÃO!!

Quando que você economiza dinheiro dizendo não? Quando aquela pessoa vem pedir seu cartão, folha de cheque, para fazer um empréstimo no seu nome e o que voe deve dizer…. NÃO!

Você já ouviu falar que “bonzinho só se F***”? Pois é – até escrevemos um artigo sobre isso, sabia? Dá uma lida nele…

Se você recebeu da sociedade o título de “Bonzinho”, saiba que sua vida financeira, provavelmente, não será tão próspera quanto poderia ser.

É verdade, aquela pessoa boazinha demais, que tem o coração mole e não sabe dizer NÃO para quase nada na vida, tem grandes chances de viver sempre à mercê da alegria dos outros, deixando a sua própria situação financeira de lado, tantas vezes, em dívidas.

Leia na íntegra!

23 – Faça uma limpa no seu guarda roupa

Essa é outra dica que você vai economizar dinheiro mesmo ganhando pouco!

Porque o guarda roupa, se tiver abarrotado, prejudica o seu bolso? Porque você não vai lembrar-se das coisas que tem e vai acabar comprando alguma coisa parecida com algo que você já tem. (É sobre chover no molhado :P)

Então, dá uma limpa no seu guarda roupa, coloca para vender as roupas que você não usa mais, pois você pode levantar algum dinheiro com a venda! – Agora, estamos falando em aumentar de patrimônio.

Como economizar dinheiro ganhando pouco - 23 dicas práticas
Reprodução: Google

Agora, você já sabe o que fazer… Basta começar!

Se você precisa diminuir as despesas do seu orçamento financeiro, esse artigo foi bastante útil, não foi? A ideia é que você deve se apegar as sugestões, mas sim que você entenda o conceito do que cortar e do que diminuir gastos…

Aplique isso aí na sua realidade e tudo pode ser feito sem passar necessidade alguma!

Tem gente que diz que tempo é dinheiro, outros dizem que não tem nada a ver uma coisa com a outra, mas não importa o que interessa é que hoje você vai aprender a economizar as duas coisas.

Viver de Juros com Pouco Dinheiro

Conquistar a independência financeira não é tão complicado como dizem por aí – porém, todo mundo que tem esse sonho sente dificuldade por não conseguir sair da zona de conforto e acabam deixando o medo atrapalhar a busca pela realização pessoa e financeira.

Após toda essa introdução, você já notou que investir dinheiro é preciso para assegurar um futuro tranquilo, não é verdade?

Se você ainda tem falta de conhecimento sobre esse assunto, não entre no mercado financeiro sem antes saber o mínimo dele.

Antes de começar a investir dinheiro e tempo nas aplicações financeiras em busca de mais qualidade de vida, vale a pena considerar algumas observações comentadas e ensinadas por quem já conseguiu chegar à esse patamar.

Tipos de Títulos de Renda Fixa

Como existem muitas informações sobre os Títulos de Renda Fixa, acabamos deixando de falar sobre os Tipos de Renda Fixa. Mas, vamos corrigir esse erro agora mesmo.

Já citamos até aqui muitas opções – como CDB, Letras de Crédito e Tesouro Direto – mas, pode ser que você ainda não os conheça, então, vamos apresentar.

Considere ainda que esses são os mais “famosos”, porém, existem muitas outras opções.

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

É um título privado emitido por bancos para a concessão de crédito. Quando você compra um CDB, você empresta dinheiro ao banco e recebe juros por isso.

LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

É um título privado emitido por instituições financeiras e é lastreada em créditos imobiliários, garantidos por hipotecas ou alienação fiduciária. Quando você compra um título de LCI, você empresa dinheiro às instituições e recebe juros por isso.

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)

É um título privado também de instituições financeiras, atrelado à operações do agronegócio. Quando você compra uma LCA, você empresta dinheiro e recebe juros por isso.

LC (Letra de Câmbio)

É um título de crédito privado emitido por instituições financeiras. Ele é lastreado para contratos de financiamento para pessoas físicas e jurídicas, mas nada tem a ver com a compra ou venda de moeda estrangeira.

Quando você compra uma LC, você empresta dinheiro e recebe juros por isso.

Debêntures

É um título emitido por empresas com a finalidade de financiar projetos e operações. Quando você compra debêntures, você empresta dinheiro à empresa e recebe juros por isso.

Tesouro Direto

É um título emitido pelo Tesouro Nacional, do Governo Federal, para captar dinheiro para financiar gastos ou rolar dívidas. Quando você compra títulos do Tesouro, você empresta dinheiro ao governo e recebe juros por isso.

Saiba Tudo sobre a Renda Fixa: Como Investir em Renda Fixa: O Guia Definitivo

Da redação com informações do youtube

ANÚNCIO