Guia Completo para Economizar Dinheiro e ir a Copa do Mundo da Rússia 2018

ANÚNCIO

A Copa do Mundo é o maior torneio de futebol do mundo. O evento é realmente grande e para os amantes do esporte uma chance única de conhecer novas culturas. Mas, como toda viagem, essa também precisa de planejamento. Descubra como economizar dinheiro!

A competição vai acontecer em junho do próximo ano e isso quer dizer que ainda teremos, ao menos, 6 meses de preparação para assistir os jogos entre as 32 seleções que vão concorrer ao título, entre elas, o Brasil.

ANÚNCIO

Se você está lendo este artigo, saiba que esse é o momento ideal para você começar a poupar dinheiro para realizar esse sonho. Ricardo Teixeira é coordenador do MBA em Gestão Financeira da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e comentou sobre esse objetivo financeiro.

“Faça um orçamento detalhado: passagens, hospedagem, alimentação, transporte, ingressos e um extra para o lazer e eventualidades. Uma viagem é um lazer, independente do motivo. A melhor coisa é se preparar desde já”, disse.

“Cada vez que for gastar com alguma bobagem, lembre-se que o objetivo é a viagem. São pequenas atitudes no dia a dia que fazem a diferença no orçamento”, aconselha o especialista.

ANÚNCIO

O Cálculo dos Gastos da Viagem – O Primeiro Passo

O consumidor deve fazer sua própria pesquisa na internet se quiser ir assistir a Copa do Mundo na Rússia no ano que vem. Com as estimativas, some 40% a mais sobre o preço total da viagem, para considerar os gastos extras, diz Reinaldo Domingos.

É possível estimar, dessa forma, um gasto médio de 12 mil reais.

Considere também o valor dos ingressos para assistir os jogos. No Brasil, a final entre Alemanha e Argentina ficou em valores que variavam de 300 a 2 mil reais.

Considere também os serviços gerais, que ficam mais caros com o período turístico.

O Planejamento Financeiro – É importante Fazer

Depois do cálculo, tenha um planejamento financeiro para poupar dinheiro para a viagem.

Se você tivesse 4 anos para juntar o dinheiro, poderia pensar na poupança, que rende algo em torno de 0,6% ao mês. Assim, se guardasse 235 reais todos os meses, você chegaria ao valor de 13 mil reais para a viagem, que seria suficiente.

Mas, você tem menos tempo do que isso – são apenas 6 meses.

“Sabendo o valor estimada da viagem, é hora de fazer a economia. Sabendo que o orçamento já não tenha tanta folga assim, faça um diagnóstico financeiro e foque no evento”, diz Domingos.

“A pessoa precisa calcular quanto ganha por mês, quanto gasta, quanto guarda e quanto poderá guardar a partir de agora. Se está endividada, precisará pensar em quitar as dívidas antes de tudo e só depois começar a poupar dinheiro”, diz Aline Rabelo, que é da Investmania.

Quitar as Dívidas – É essencial antes de viajar

Nessa parte do processo, o que é importante ter em mente é a determinação.

“A pessoa deve pensar que quatro anos seria um plano de médio prazo. Mas 6 meses é um tempo curto. E o tempo é o combustível não renovável, passa rápido. Se eu pensar que está longe, não começo nunca. Tem que pensar que o tempo é curto e isso requer mais esforço”, diz Domingos.

Em caso de dívidas, antes de economizar dinheiro o consumidor precisará organizar as finanças e por tudo em ordem. “Uma faxina financeira é o caminho ideal. Realinhar e reduzir gastos”, diz Domingos.

Os gastos que nem são considerados tão importantes podem representar até 30% da renda mensal… E isso torna possível um corte imediato.

Outra dica do especialista é fazer as contas de todas as dívidas existentes e trocar por uma única, com juros menores.

Aline compartilha da ideia e diz que “deve-se levantar o quanto está devendo com cada credor e tentar buscar um empréstimo com baixa taxa de juros e quitar as outras dívidas, fazendo um pagamento único e organizando mês a mês”.

Investir o Dinheiro – Para Rentabilizar o Patrimônio

Se você tem força de vontade, tem tudo para conseguir realizar o sonho de ir para a Rússia.

“A dificuldade maior é definir o que se quer atingir e guardar isso antes de sair gastando todo salário do mês. Se você definir que valor vai guardar deve retirar o dinheiro antes dos outros gastos. Esse é um ponto difícil, mas não trará surpresas”, diz Domingos.

“Se você definir que esse dinheiro não fará parte do orçamento financeiro, basta tirar antes e investir”, conclui.

Conforme o consumidor for juntando os reais, o ideal é encontrar uma corretora de valores que faça a melhor rentabilidade. “indicar investimentos é complicado porque depende do perfil do investidor e do valor. Mas é importante pensar em algo moderado ou conservador”.

O Controle das Despesas – Leve em Consideração

Além de poupar dinheiro para os gastos, o torcedor que quer assistir os Jogos da Rússia precisa começar a se preparar com os detalhes, como da hospedagem.

Teixeira fala que o ideal é ficar em uma cidade central, só que nesses locais o preço é mais elevado. Portanto, a pesquisa é imprescindível e comprar as passagens aéreas também.

“Ficar hospedado em uma cidade central é o ideal. O sistema ferroviário russo liga quase todo o país. Pesquise se vale mais a pena financeiramente ir para outra capital europeia primeiro e depois comprar um voo low cost para Moscou. Isso pode sair mais barato”, alerta.

Ele também falou sobre as moedas russas (o rublos) que não compensa ser comprada por aqui – o câmbio é alto demais.

“O dólar voltou a subir e a diferença entre a moeda americana e o Euro não é muito grande. Como estamos nessa incerteza, compre aos poucos”, avisa.

Teixeira ainda comentou sobre o Cartão de Crédito que pode ser usado – MAS COM MUITA MODERAÇÃO. Isso porque o IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros) tornará a fatura muito maior do que seu real valor.

A variação cambial que valerá é a da época do pagamento da fatura e não do dia da compra – isso pode ser totalmente desfavorável para o consumidor. “Ele oferece mais segurança, mas a viagem pode sair mais cara”.

Quanto aos pacotes de viagem, ele diz que “têm a vantagem do parcelamento, mas é preciso atenção à incidência de juros, que são sempre maiores do que outros rendimentos. Por isso, pode ser mais vantajoso manter o dinheiro aplicado até a compra”, enfatizou.

Guia Completo para Economizar Dinheiro e ir a Copa do Mundo da Rússia 2018
Reprodução: Google

Sobre o Hábito de Viajar

Thomas Gilovich é psicólogo e relatou uma pesquisa que apontou que viajar traz mais felicidade do que bens materiais.

“Você fica feliz ao comprar um carro, mas a felicidade pode passar assim que você vê que seu vizinho comprou um melhor. Em uma viagem, sua experiência é tão única que chega a ser incomparável”.

Outra pesquisa, feita pelo Hotel Urbano no início de dezembro passado, mostrou que 92% das pessoas disseram que queriam passar a virada do ano longe de casa, ou seja, viajando. Isso porque o ano não teve emendas de dias.

“Diferente do que acontece na maioria das vezes, o Réveillon de 2016 caiu em um final de semana, o que acabou prejudicando muitos viajantes que não conseguiram folga no trabalho”, afirmou Antônio Gomes, do Hotel Urbano.

Pronto: as pesquisas apontaram. Mas, convenhamos que nem precisa, não é? Quem não gosta de viajar? Fora esses dados, sabemos dos efeitos psicológicos das viagens, são maravilhosos.

Sair da rotina, tomar um café da manhã diferente, respirar um ar diferente e não ter que enfrentar aquele monte de ligações telefônicas no trabalho… Ah, é difícil encontrar alguém que não goste de viajar!

O lado ruim é que realizar viagens, principalmente se for aquela dos seus sonhos, nem sempre é possível porque exige investimento financeiro e planejamento.

Porém, se você tem um bom orçamento financeiro, mesmo que o custo seja alto, é possível aproveitar as férias onde você quiser.

Pensando nisso, e como nosso foco é o dinheiro e suas variáveis, listamos algumas dicas para você poupar dinheiro e gastar pouco para a sua viagem!

Conselho de quem já foi para a Rússia

Amanda Santiago e Fabio Yamahira passaram alguns dias na Rússia e tem notícias boas, como foi divulgada na internet. “Tirando a passagem aérea, os preços lá são muito parecidos com o do Brasil”, avisam.

O casal gastou 4 mil reais na viagem de 10 dias, exceto nas passagens aéreas.

“Nós conseguimos uma maravilhosa promoção de passagem e pagamos 2 mil reais por pessoal, mas, com a demanda alta, dificilmente quem planeja ir para a Rússia na Copa vai conseguir esse preço”, disse Amanda.

Com os bilhetes aéreos, o gasto do casal foi de 8 mil reais.

Eles comentaram sobre cada um dos itens que representam gastos na viagem, confira!

Transporte

Trem ou avião… Essa é a dica deles. As passagens aéreas entre as cidades russas costumam ser mais baratas do que as de trem, só que os aeroportos ficam mais distantes do centro da cidade também.

Uma viagem de Moscou para São Petersburgo ficou em 380 reais por pessoa e de avião, na volta, o gasto foi de 245 reais. “Trem é mais caro porque é mais rápido, mas vale a pena comprar voos internos pelas companhias de baixo custo”.

Dentro das cidades, a ideia é viajar de metrô – que é barato e funciona bem.

Uma passagem de metrô custa 3 reais. Considere que os estádios de Moscou e Petersburgo ficam longe do centro.

Quanto aos táxis, eles não têm taxímetro e é preciso negociar o valor com o motorista antes. Para evitar exploração, o ideal é usar os famosos aplicativos, como Uber, GetTaxi ou Yandex.

“É melhor evitar os horários de pico porque o trânsito na Rússia é maluco. Andar de carro é uma emoção”, contou a viajante.

Alimentação

Para economizar dinheiro na Rússia, fuja dos restaurantes, diz Amanda.

Em Moscou a taxa de serviço padrão é de 18% – “É melhor comer em fast-foods russas. Você muito bem, de forma saudável, e os preços são amigáveis”.

Nos mercados russos, os preços são mais baratos do que no Brasil. “Pagamos 60 centavos em dois litros de água. Só as frutas e verduras que são caras”.

Hospedagem

Como qualquer cidade, as duas maiores cidades russas tem muitas opções de hospedagem – para todos os bolsos e gostos.

Vale levar em conta que durante a Copa os lugares ficarão mais caros, mesmo assim os preços não devem assustar.

“Vale buscar hotéis mais afastados do centro, próximos a metrô por terem melhores preços. Ficamos em um hotel que pagamos um preço equivalente ao Ibis”.

Ingressos para Jogos

A Fifa já anunciou que os valores serão de 350 reais por jogo – mas as vendas ainda não começaram. Fora os jogos, as atrações turísticas são mais baratas que no Brasil.

Em Moscou, os ingressos custam entre 15 e 60 reais.

Tudo que você precisa saber sobre a Rússia e a Cultura de lá

Todo brasileiro que quer ir para a Rússia em um período máximo de 90 dias não precisa de visto para entrar no país. “Além dos documentos de identificação, será necessário apenas o passaporte, com validade de 6 meses”, diz New Line Operadora.

Separamos outras informações básicas sobre o país para você que vai viajar pra lá no próximo ano, leia cada uma delas e considere como um guia turístico.

O Idioma

Esse talvez seja o maior obstáculo dos turistas. A dificuldade em encontrar pessoas que falam inglês é grande, mas isso deve ser minimizado no período da Copa do Mundo 2018.

O alfabeto cirílico também é complexo e precisa de traduções em sequencia. O ideal é estudar frases prontas, que podem ser uteis durante esses dias de visita ao país.

Violência Urbana

A Rússia é seguro para os turistas.

Conforme o relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), o país tem quase 50% a menos de crimes (roubos, furtos, homicídios e latrocínios) do que o Brasil e quase três vezes menos homicídios que nosso país.

A preocupação maior está com o crime cibernético, portanto, evite usar dados pessoas em redes públicas de internet.

Terrorismo Existe?

A Rússia é um país com bom nível de segurança e uma polícia proativa. Só que ainda é alvo de ações de grupos terroristas, como o do Cáucaso Norte ou do Oriente Médio.

A Temperatura

O país é frio porque é regional com a Sibéria, ainda mais no meio do ano.

Ao mesmo tempo, a temperatura fica longe do zero ou da máxima e pode ficar na média de 25 graus, principal no norte.

O ideal, porém, é sair de casa prevenido, ainda mais se for até Volgogrado, Rostov-On-Don ou Sochi, ao sul.

A Comida Típica

A Rússia tem uma variedade de saladas, com legumes, maionese, frango… E as sopas também são famosas. Outro artigo da culinário é o bolinho de carne moída, chamado de Kotleti. Os peixes também são comuns, como os raviólis doces e salgados.

Já quanto as bebidas, eles consomem muita vodka, feita com trigo. A cerveja báltica, com água, mel e levedura também é famosa. Outra bebida, sem ser alcoólica, é o Kvass, um refrigerante também de trigo.

Fuso Horário

O país tem 11 fusos horários diferentes. Mas as sedes da Copa do Mundo estão divididas em 4 fusos: Caliningrado (oeste) está a 5 horas a frente do Brasil, já Moscou está a 6 horas de distância, por exemplo.

O Governo Russo

A Rússia é uma república semipresidencialista, ou seja, tem um presidente e um primeiro ministro. Vladimir Putin é o presidente da Federação e foi eleito em 2012, estando apto a tentar uma reeleição em 2018.

A Superstição Russa – é incrível

Claro que todo comportamento de turistas será tolerado. Mas, considere alguns comportamentos simples e que seguem as tradições locais.

O aperto de mãos é usual, mas as mulheres evitam.

Evite ficar na porta – ou você entra ou sai de algum lugar.

Tire as luvas para apertas as mãos de alguém – o contrário é desrespeitoso.

Diga adeus antes de ir embora.

Tire os sapatos ao entrar na casa de alguém.

Coloque o dinheiro na mesa, na prateleira ou em outro lugar que não seja a mão de alguém.

Garrafas vazias ficam no chão e não na mesa.

Nunca deseja feliz aniversário adiantado a alguém.

Evite demonstrações públicas de emoções, como rir escandalosamente.

Piadas ou brincadeiras sobre famílias tem que ser evitadas.

Vista-se bem, o casual parece feio para os russos.

Não mostre as solas dos sapatos (então, não cruze as pernas).

Não lamba a faca – é um gesto selvagem.

Nunca faça visitas sem levar presentes – e nada de pão durismo.

Nunca sente no canto da mesa ou recuse um brinde – seria falta de educação.

Evite o assunto da política para não se encrencar.

Homens russos não costumam comer doces ou saladas.

Guia Completo para Economizar Dinheiro e ir a Copa do Mundo da Rússia 2018
Reprodução: Google

As principais cidades

Na hora de comprar sua passagem ou saber onde serão os jogos, considere cada uma das cidades mais importantes do país, conforme seleção do G1.

Moscou

Atualmente, é possível encontrar opções próximas ao estádio Luzhniki a partir de R$ 210 até R$ 380 por dia. Nas imediações do Spartak Stadium, outra sede da Copa em Moscou, os hotéis oferecem diárias por volta de R$ 180 até R$ 290.

É possível, porém, encontrar opções com diárias abaixo dos R$ 200 em hotéis da mesma categoria, mas em regiões diversas da cidade.

São Petersburgo

A região próxima ao Estádio de São Petersburgo possui opções de hotéis bem variadas, desde os mais luxuosos até hostels. Na categoria três estrelas, os preços variam de R$ 150 a R$ 350 a diária.

Kazan

Próximo à Kazan Arena não há uma grande variedade de hotéis, mas é possível encontrar algumas opções três estrelas por volta de R$ 180.

Na região mais próxima ao centro e ao Kremlin da cidade, os preços não têm grande variação e também variam de R$ 160 a R$ 250.

Sochi

Por ter sido palco da cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno de 2014, o Fisht Stadium está rodeado por hotéis, oferecendo aos fãs boas opções. Entre os três estrelas, os preços vão de R$ 130 a R$ 190.

Caliningrado

Apesar de estar geograficamente fora da Rússia, a região tem preços parecidos com o restante das sedes da Copa do Mundo. As diárias em hotéis três estrelas próximos ao novo estádio de Kaliningrado apresenta preços de R$ 130 a R$ 280.

Níjni Novgorod

Há muitos hotéis localizados próximo ao estádio da cidade. Eles oferecem diárias mais em conta que algumas sedes, com preços variando de R$ 120 a R$ 200.

Samara

Embora ainda esteja em obras, o estádio de Samara tem poucos hotéis ao seu redor, com valores R$ 150 a R$ 210.

Volgogrado

Localizada perto de um dos pontos turísticos da cidade, a Volgogrado Arena tem hotéis próximos com preços atrativos. Há opções de hospedagem três estrelas de R$ 110 a R$ 170.

Saransk

Não há muitas alternativas para os fãs que visitarem a cidade de Saransk. Os hotéis três estrelas mais próximos à Mordovia Arena oferecem diárias de R$ 120 a R$ 230.

Rostov-on-don

O estádio está localizado próximo aos principais hotéis da cidade, que não são muito variados. Os três estrelas têm diárias de R$ 150 a R$ 200.

Iecaterimburgo

Sendo construído no mesmo local onde o Ural já tinha um estádio, a região tem hotéis três estrelas nas proximidades, com preços de R$ 170 a R$ 240 por dia.

Opções de Pacote de Viagem para a Rússia

As informações abaixo fora encontradas pelo G1, confira!

Moscou: 5 noites

Valor: US$ 3.289 (no período de 17 de junho a 17 de julho deste ano).

O pacote inclui passagem aérea de ida e volta em classe econômica, traslados de chegada e saída regulares, hospedagem com café da manhã, city tour pelos principais atrativos da cidade e seguro viagem.

Operadora New Line Operadora

São Petersburgo: 5 noites

Valor: US$ 2.889 (no período de 17 de junho a 13 de julho).

O pacote inclui passagem aérea de ida e volta em classe econômica, traslados de chegada e saída regulares, 5 noites de hospedagem com café da manhã, city tour pelos principais atrativos da cidade e seguro viagem.

Operadora: Tchayka – A casa da Rússia

Moscou e São Petersburgo: 8 dias e 7 noites

Passagem área: US$ 1.618 + taxas de embarque US$ 110,91 (pela KLM).

Preço do pacote: de US$ 1.320 (categoria turística, em quarto duplo e na média temporada) a US$ 2.320 (categoria superior, em quarto duplo e na alta temporada).

No pacote, estão inclusos city tours, traslados e passeios a pontos turísticos.

Operadora: CVC

Capitais russas: 8 dias e 7 noites

Valor: a partir de US$ 3.694 (saídas em setembro de 2014).

Inclui passagem aérea em classe econômica pela Swiss, saindo de São Paulo.

O pacote inlclui três noites em Moscou, uma em Novgorod e três em São Petersburgo.

Inclui circuito em ônibus com guia falando espanhol, serviço de maleteiros (uma mala por pessoa), traslados de chegada e saída e excursões.

Operadora: MGM Operadora

3 noites em Moscou, 1 em trem noturno de Moscou para São Petersburgo e 3 em São Petersburgo

Valor: a partir de US$ 2.490, mais taxas.

O pacote inclui serviço de assistência telefônica 24 horas, ônibus turístico, guia acompanhante em espanhol, traslados, seguro de assistência e guias locais em espanhol nas visitas indicadas no itinerário, entre outros.

Uma dica é usar Milhas!

E isso vale tanto par aa companhia aérea, que são mais frequentes, quanto para os de Cartão de Crédito, que incluem passagens e podem render estadias.

No Brasil, para conseguir milhas áreas, por exemplo, é preciso fazer parte dos programas de fidelidade, ou seja, quando mais a pessoa viajar, mais ela ganhará. No entanto, há outras opções.

“Hoje, cerca de 80% das milhas aéreas são provenientes dos pontos acumulados pelo uso dos Cartões de Crédito.

Os programas dos bancos são uma ótima forma de se chegar a tão sonhada viagem, mas ainda apresentam muito desperdício”, diz Max Oliveira, da MaxMilhas.

Para conseguir acumular milhas com essa fidelidade, é preciso também fazer parte de uma companhia aérea.

“O raciocínio é simples: quanto mais compras fizer no cartão, mais pontos você garante. Por isso, dê preferencia ao cartão de crédito quando for fazer um pagamento via boleto”, recomenda o especialista.

Atenção: “As milhas podem expirar em um determinado tempo, ou seja, existem datas limites para serem utilizadas. Assim, quem tem milhas acumuladas deve ficar atento ao tempo para não perder dinheiro”, diz Max.

“Caso as milhas acumuladas não sejam suficientes para trocar por uma passagem, é possível fazer, ao menos, o abatimento dela, utilizando a opção de compra por pontos somados ao dinheiro”, diz Max.

Planejamento continua sendo melhor opção! “Nas duas viagens que fiz à Europa, fiz emissão dos tickets na última hora e tive que desembolsar o máximo de pontos previstos”, diz Henrique Martin.

“É importante pensar com antecedência e, se possível, emitir as passagens para destinos fora de temporada. As tarifas são mais baixas”.

“Tudo fica melhor quando é planejado. Em 2010 fui para Las Vegas com a ideia de passar o Ano Novo e emendar em uma feira de negócios. Emiti as passagens por 50 mil milhas cada. A mesma passagem, se fosse retirada na hora, sairia por 60 mil milhas na classe econômica. Foram 20 mil de economia com a ida e a volta”, ele conta.

Para fim de conversa, os especialistas recomendam que se converse também com as companhias aéreas para evitar eventuais problemas. E, para mais saber, nesse caso também é possível acionar o Procon para emitir queixas ou reclamações.

Extra: Melhores Aplicativos para Economizar na Viagem

Com informações do Canal “Um Bilhete, Por Favor“, selecionamos os 10 melhores aplicativos para economizar dinheiro durante a viagem, ou antes dela, como é o caso do 1º app, confira!

AirBNB – É um serviços que permite que qualquer pessoa coloque a sua casa ou o seu quarto para alugar. Ele é disponibilizado em vários lugares do mundo, até mesmo em lugares internacionais.

É a melhor maneira de procurar um apartamento ou casa e fechar diretamente com o “anfitrião”. Nele é possível filtrar a busca, seja por número de quartos ou valor, por exemplo.

Trip Advisor – É o maior site de avaliação de turismo do mundo. É um ótimo guia. Ele encontra os lugares que “estão perto de você”, por exemplo.

É um aplicativo geral, que pesquisa não apenas quartos e casas, mas sim, restaurantes, atrações, atividades, entre outros.

WorldMate – É gratuito, mas tem a versão paga com mais funcionalidade. É um agente de viagens, que vai organizar toda “papelada” da sua viagem, como tickets e reservas, por exemplo.

Até a hora que você tem que devolver o carro, ele organiza. Para isso, basta enviar tudo por e-mail e ele organiza tudo para você.

SkyScanner – Economizar com passagens é aqui: ele procura por viagens mais baratas em qualquer época do ano e para qualquer lugar. A diferença é que você tem que pesquisa data por data, e aí, você consegue ver qual é o dia mais barato.

FoursQuare – É para você encontrar o que você pode fazer perto de onde esteja. Tudo dividido por áreas: compras, restaurantes, vida noturna e outros.

Melhores Destinos – Você encontra dicas de passagens também, além de pode verificar os melhores lugares. É um dos favoritos para passagens promocionais, segundo a blogueira Aysha Nynon.

Booking – Aluga hotéis e faz reservas no mundo inteiro.

Currency – É super útil porque converte a moeda, comenta outra blogueira, Ana Carolina Alves. É um aplicativo que pode ser usado em todos os países porque converte todas as moedas. “Assim, você vai saber o que vai sair caro ou não”.

Moovit – É como o Google Maps só que mais explicável, incluindo todos os tipos de transportes públicos. “Ele indica o caminho a fazer, dependendo da sua escolha, seja a pé, de ônibus ou táxi”, comenta Alves.

RetailMenot – É um aplicativo de desconto de cupom, mas só se você for para os Estados Unidos, diz Alves.

SR Invest

E se falando em tecnologia, vamos apresentar também o SR Invest.

a primeira novidade é que é free, gratuito, não precisa pagar nada não! É grátis! Para acessar o aplicativo, é só entrar no Google Play e clicar no SR INVEST!

“Trovó, não tem para IOS”? Calma, você está bem, né! A Apple é mais chatinha para liberar o aplicativo. Ela leva em média uns 30 dias. Então, daqui 30 dias deve estar disponível para IOS!

Bom, o que o aplicativo tem de novidade?

Antes, é preciso se cadastrar. Vocês vão começar a preencher os seus dados, inclusive inserindo qual é a faixa de capital que vocês têm para investir.

Se o seu capital for alto ou baixo, não importa, uma vez que você preencher qual é a sua faixa de capital, você terá no aplicativo, em tempo real, as melhores recomendações que existem no mercado naquele momento.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: O QUE FALTA PARA SAIRMOS DAS DÍVIDAS E SERMOS BONS INVESTIDORES?

Capital de investimento, seus dados pessoais e uma vez que você fizer o cadastro, aí sim, você vai estar apto a navegar no aplicativo!

A primeira novidade do aplicativo é com relação às melhores oportunidades de Renda Fixa que existem.

Isso é fantástico! Por quê? Muita gente, inclusive aqui do canal ainda investe em Renda Fixa através do banco e você vai perceber que as taxas são ridículas! Leia a Matéria Completa!

Com informações do G1, Exame

ANÚNCIO