Veja 7 dicas para economizar dinheiro com a comida no fim do mês

ANÚNCIO

Você já pensou no quanto a sua alimentação e a compra de comida pesa no seu orçamento financeiro? Se não pensou, basta analisar como isso fica no fim do mês. Geralmente, as pessoas evitam comer de fora de casa nesse momento. Se esse é o seu caso, saiba que hora é de começar a estudar formas de economizar dinheiro com a comida.

E neste conteúdo a gente tem 7 dicas que são incríveis e muito simples. Elas não vão te inibir de fazer o que gosta. Mas, com certeza, são dicas que vão te ensinar a repensar a forma com que você lida com o seu dinheiro e faz compras. Continue lendo para saber mais!

ANÚNCIO

Veja 7 dicas para economizar dinheiro com a comida no fim do mês

1 – Cozinhe!

De modo geral, o fim de mês é sempre um dos piores momentos para o bolso dos brasileiros. É nessa época que não se permite ter gastos muito altos com o lazer e nem mesmo com aquelas saidinhas para comer fora de casa, né.

Por isso, a primeira dica para quem quer economizar dinheiro com a comida é justamente cozinhar a própria comida porque isso sai bem mais barato do que comprar pronto. E tem muita gente que faz dessa atividade um verdadeiro momento de paz e terapia, o que é ótimo.

ANÚNCIO

Por outro lado, mesmo que você não tenha aptidão para cozinhar, considere que isso vai te ajudar financeiramente e perder alguns minutos na cozinha pode ser algo totalmente viável. Lembrando que você nem precisa ser um chef de cozinha, viu. Basta fazer o famoso “arroz e feijão”, que já está ótimo.

2 – Reaproveite!

A próxima dica é sobre reaproveitar os alimentos. Se você já se dispôs a cozinhar, ótimo. Agora, considere reaproveitar os alimentos. Isso é bom para o meio ambiente e também para o seu orçamento.

E o melhor de tudo é que é bem fácil achar inúmeras receitas com essas famosas “sobras” da nossa alimentação na internet. São receitas simples e que, geralmente, colaboram até mesmo para termos pratos mais saudáveis.

Com a casca da banana, por exemplo, dá para fazer de bolos e tortas até farofa fitness. Pesquise mais sobre isso e aprenda a reaproveitar o alimento que você tem em casa. Assim, você se torna uma pessoa melhor e mais rica.

Veja 7 dicas para economizar dinheiro com a comida no fim do mês

3 – Congele!

Outra ideia muito boa é congelar os alimentos. Se você ainda não criou esse hábito na sua casa, pode começar a pensar nisso agora mesmo. É uma das ideias que mais vão te ajudar a não perder alimentos que, de modo geral, estragam mais rapidamente.

O que se pode congelar hoje em dia? Praticamente tudo. De pão à legumes. E sem se esquecer, obviamente, das carnes e dos próprios congelados, né. Aliás, uma boa ideia é evitar os congelados industrializados, viu. Eles, quase nunca, são saudáveis para você.

Bom, a ideia de congelar alimentos facilita a sua vida também, além de ser econômico. Isso porque torna o preparo da comida mais rápido. Assim, você pode cozinhar legumes no domingo e congelar. Aí, durante a semana, você apenas prepara, de forma mais simples.

4 – Lista!

Para quem está sofrendo com o fim do mês e quer encontrar uma forma de economizar dinheiro com a comida, saiba que ir montando a lista de compras dos próximos dias é uma ótima ideia, viu. E o seu bolso agradece!

A lista é aquele tipo de coisa que vai te ajudar a comprar o que você precisa, sem se esquecer de nada. Mais do que isso, a lista vai te ajudar a evitar aquelas compras extras, que você costuma fazer por impulso, sabe? Se você tem a lista, basta segui-la.

5 – Pesquise!

A ideia de pesquisar os preços dos produtos do mercado é um tanto quanto complicada. Isso porque tem mercado que tem um produto mais barato e outro mais caro. E o mesmo vale para todos os outros mercados, né.

No entanto, o que você pode fazer é ir olhando os folhetos de preços e as propagandas para saber se tem alguma promoção de algum produto que você consome mais. Como o leite, a carne e outros desse tipo, que são mais básicos.

Outra coisa é que você pode começar a estudar a possibilidade de comprar tipos de produtos em lugares diferentes. Por exemplo, pode ser que no açougue as carnes sejam mais baratas. Enquanto que na feira livre você acha legumes e verduras a preços mais acessíveis.

Quem escolhe errado paga mais caro – dicas de alimentação e transporte!

6 – Atacado!

A próxima dica para economizar dinheiro com as compras é estudar a possibilidade de comprar em atacados. Esse tipo de mercado tem feito muito sucesso no nosso país. E nele dá para comprar produtos em quantidades maiores e, assim, pagar menos por produto.

Se você tem um bom planejamento do que usa no mês e tem algum recurso para antecipar as compras, então, essa pode ser uma ótima ideia. Nesses lugares dá para comprar produtos de limpeza, por exemplo, em quantidades maiores e pagar menos por eles.

7 – Cartão!

Essa última dica também é um tanto quanto controvérsia, mas a gente vai explicar porque pode ser uma boa para você economizar dinheiro com a comida. Se você tem planejamento, saiba que poderá pensar em fazer um cartão desses mercados para ter descontos.

O que você precisa estudar é o fato de que esses cartões costumam ter custos, o que pode não o tornar tão compensador assim. Além disso, geralmente, eles jogam os valores para o mês seguinte e aí você tem que ter um controle financeiro muito bom para não se complicar.

Se você não tem problema com esse planejamento e encontrou um cartão sem anuidade, aí, talvez ter um pode ser bom para você.

ANÚNCIO