10 Formas Infalíveis de Economizar Dinheiro em Aniversários Infantis

A data de aniversário é um dia que merece muita atenção. Tem aqueles que preferem ficar quietinhos, fazendo autoanálises e pensando sobre o passado e o futuro. Mas essa não é a melhor definição para um aniversário infantil. A maioria das crianças gosta mesmo é de bagunça, festa e tudo que há de mais divertido na vida. Para os pais, há uma dificuldade muito grande em fazer a alegria dos filhos, mas sem furar o orçamento financeiro.

Neste artigo, nós vamos falar como isso é possível. Acompanhe todas as dicas e saiba como conseguir economizar dinheiro na festa de aniversário do seu filho!

1 – Faça a Festa em Casa

Esse é o 1º ponto que tem que ser observado. Atualmente há uma infinidade de buffet infantis. Tem como todos os tipos de brinquedos, jogos, animações e comidas. Porém, apesar dos benefícios, logo é possível notar os valores. Quanto mais opções, mais caros.

Então, se você quer economizar dinheiro com a festa do seu filho, opte por fazer a festa em casa.

Lá, todos os serviços podem ser feitos. As comidas podem ser postas em carrinhos, garçons podem ser contratados e alguns brinquedos podem ser alugados, se for o caso. Só de você ter o espaço físico, já vai conseguir economizar um bom dinheiro.

Além disso, você pode optar também por fazer a festa na escola. Ou no salão do seu condomínio, se morar em apartamento. “Muitas mães estão optando por fazer a festa de seus filhos em casa, acredito que o 1º fator seja o dinheiro mais curto e o outro é que muitas querem botar a mão na massa”, conta Roberta Pena, administradora de festas.

Leia Também: As 10 Melhores Maneiras de Ensinar Educação Financeira para os seus filhos

2 – Lista de Convidados

Também é possível gastar um pouco menos pensando na lista de convidados.

  • Vai chamar todos os familiares ou só os mais próximos?
  • Vai chamar os amigos da escola, incluindo os pais e as mães?
  • Vai convidar os seus amigos do trabalho?

Óbvio que quanto mais convidados, mais cara será a festa.

3 – Pense sobre a Comida

Se antes a moda era salgadinho, refrigerante e bolo, hoje não há mais conceitos a serem seguidos e tudo vai depender do gosto e do bolso dos pais. Claro que toda comemoração exige uma boa comida, mas não precisa ser, necessariamente, um banquete de ouro. Sanduíches, docinhos e bebidas existem dos mais variados tipos. Pesquise!

Se você gosta de cozinhar e manda bem na cozinha, saiba que já tem nas mãos uma grande chance de economizar dinheiro. Pode congelar alguns itens, pode deixar outros na geladeira e chamar alguns parentes para agilizar na preparação, também.

Uma opção de alimentos que toda criança gosta e que, além de ser mais em conta, é prático são os cachorros quentes e a mini pizzas.

Dependendo da quantidade, outra dica é comprar por atacado, que sai mais barato.

4 – Atividades Econômicas

Essa dica é aquela que melhor apresentar o custo-benefício. Toda criança gosta de brincar. Isso é fato. Mas, já pensou em trazer algumas brincadeiras à moda antiga?

Pense bem: ao invés de você gastar dinheiro procurando jogos e games ultra tecnológicos, que tal separar alguma verba e contratar algumas pessoas experientes em crianças e organizar atividades como a “dança das cadeiras”, “morto vivo”, “estátua”, entre outros?

Se a sua ideia é agradar as crianças, então, não tem erro, vale muito a pena!

Ah, um “Caça ao Tesouro”, que precisa ser mais bem elaborado, também vale a pena se você tiver disponibilidade de tempo. Afinal, toda criança sempre tem um jeito para se divertir, mesmo que não haja qualquer atividade planejada.

5 Princípios Básicos e Fundamentais da Educação Financeira Infantil

5 – Convites Eletrônicos

Isso não é nada brega! Atualmente, a tecnologia está a mercê e disponível para todos. Então, convide as pessoas por meios eletrônicos, como aplicativos e e-mails. Claro que sempre que for possível fazer isso pessoalmente, melhor será. No entanto, você não precisa gastar todo dinheiro do mundo com aqueles convitinhos todo personalizado e nem com o combustível, indo entregar de casa em casa.

6 – Para as Lembrancinhas… Inovação!

Como é o foco deste artigo, economizar dinheiro tem tudo a ver com inovar. Você pode sair da mesmice dos aniversários infantis e criar alguma lembrancinha nova. Hoje em dia, existem várias opções, resta saber qual melhor se adéqua ao seu perfil, seu bolso e seu gosto.

Balas, doces, lápis de cor, livros para colorir, álbum de figurinhas, bolhas de sabão, foto lembranças… São muitas alternativas e para todas, há especificidades. Algumas podem ser compradas por atacado, por exemplo!

7 – Horário da Festa

O mais comum é que as festas acontecem nos sábados noturnos e isso acontece por vários motivos, entre eles, pelo fato de a maior parte das pessoas não trabalhar, além de que o dia é, tipicamente, um dia festivo. Por isso mesmo os valores dos buffet e dos serviços nesse dia e horário são mais caros.

Já pensou em fazer a festa na sexta-feira? E por que não no domingo? Por sinal, as crianças costumam acordar bem cedinho, então, já pensou em fazer um café da manhã bem animado com muito suco e pãeszinhos? Essa é uma alternativa que tem crescido muito nos últimos dias e sai bem mais conta.

10 Dicas Surpreendentes para Divertir as Crianças Sem Gastar Dinheiro no Carnaval

8 – Recicle!

Essa é uma das melhores formas de mostrar a importância da consciência ambiental e social para os pequenos. Produza uma festa reciclável, assim, reutilizando materiais. Você pode fazer isso com as lembrancinhas, por exemplo, ou com o brigadeiro de colher. Aliás, as latas de leite em pó podem virar vasos, entre outros exemplos.

“Dá para fazer varal com o nome da criança, recortar corações, círculos, estrelas, fazer barquinho de papel. Aí vai do gosto e do tema escolhido”, garante Roberta.

9 – Planejamento É importante

Independente de qual modelo você prefira e em qual data, o planejamento é fundamental porque você fazer economias e pensar em alternativas mais viáveis. Não há uma previsão ideal, mas especialistas comentam que 8 meses seja um período confortável e que dê para organizar tudo.

Ponha tudo no papel: os gastos, os gostos e o que é importante ou não. A lista de convidados, os tipos de comidas e a decoração também. Depois, pesquisa os preços e pechinche. “Defina tudo que terá: bolo, bandejas de doce, balas, biscoitos, bebidas, artigos decorativos. Tudo para que você possa se planejar”, diz Roberta.

10 – Bebidas

Pode não parecer, mas a bebida é tão importante quanto a comida. Mesmo que não pareça, existem muitas opções de bebidas que podem ser incluídas. O comum é o refrigerante, o suco e a cerveja para os pais. Mas, pode-se evitar a cerveja ou adicionar o chopp, tudo dependendo de quem está organizando.

Além disso, tem a opção de comprar refrigerante maior, de 2 litros, ou aquelas garrafinhas menores, de 290 ml. Também tem a opção de incluir água com gás ou coquetel de frutos, whisky, vinho… Tudo precisa ser bem pensado. E tudo aquilo que for comprado em grande quantidade, pode gerar um bom desconto.

Atenção: Todos os pontos apresentados neste artigo são ilustrativos e servem para dar uma ideia das formas com as quais é possível economizar dinheiro. Então, você só precisa notar quais são possíveis de serem feitas. E, por fim, se achar que nada disso vai satisfazer o seu pequeno, então, considere sempre a alegria dele, em 1º lugar.

Com informações do família, babycenter, Disney e culturamix