Donald Trump Presidente: Bom ou Ruim para os Investidores Brasileiros?

ANÚNCIO

As mudanças políticas sempre geram expectativas econômico-financeiras. Depois de o Brasil trocar de governante, foi a vez dos Estados Unidos fazer o mesmo. Mas, o que isso muda no cenário de investimentos, quais as perspectivas de juros e taxas de títulos públicos, por exemplo?

Leia esse artigo e entenda como as eleições norte-americanas podem influenciar os investidores brasileiros, principalmente para aqueles que investem no Tesouro Direto.

ANÚNCIO

Nos últimos dias o mundo parou para ver Donald Trump ser eleito como Presidente dos Estados Unidos, país que tem a maior economia do planeta desde o final do século XIX. O empresário e ex-apresentador de Reality Show, venceu as eleições após superar a, então favorita, Hillary Clinton.

“As informações que chegavam era que a Hillary venceria as eleições. O que aconteceu é que todos os agentes econômicos começaram a olhar Hillary como presidente. O mercado já tinha perspectiva de qual seria a agenda econômica, quem seriam as pessoas do governo”, comentou o economista da RIC Consultores, Marcel Caparoz.

Mas, horas após a notícia de que Trump venceria as eleições, a Bolsa de Valores de São Paulo ficou em queda de mais de 3,24% e o dólar foi cotado em R$ 3,24. Após o final da primeira semana em que o novo presidente foi escolhido, o Ibovespa caiu rompendo o patamar de 60 mil pontos, ainda como reflexo da cautela dos investidores.

ANÚNCIO

Apenas para conhecimento, em termos internacionais, o índice Nikkei do Japão caiu mais de 800 pontos também.

Leia Também: 4 Dicas de Como Funciona a Bolsa de Valores e 2 Maneiras de Ganhar Dinheiro Investindo Nela.

Para Carollyne Mariano, economista da Altas Invest, o corte de juros recuaram e as taxas de títulos públicos subiram bastante, desde então. Isso, para ela, é uma excelente oportunidade para quem investe dinheiro no Brasil.

Aprenda como Comprar Ações na Bolsa de Valores de São Paulo em 3 passos.

Por quê a especialista considera isso uma boa oportunidade?

Tesouro Direto

Principalmente os títulos atrelados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) terão mais rentabilidade na carteira. Detalhe: claro que o risco também aumenta, proporcionalmente. Simplificando: quando as taxas sobrem, os preços caem. E logo após Trump ser eleito foi exatamente isso o que aconteceu.

Já para os investidores que mantém o valor até o vencimento, não há preocupações. Afinal, essa volatilidade não afetará quem vai receber uma rentabilidade definida no momento da compra.

Para a economista, há uma opção muito viável nesse momento. É o título Tesouro IPCA+ com vencimento em 2019, isso porque ele é menos volátil que os mais longos e sofrem menos com eventuais perdas.

“O mercado teve essa reação forte porque isso era inesperado e agora precisa digerir Trump, mas ele também já mostrou sinais que amenizará seu discurso e atitudes. Ainda teremos muita volatilidade com ele, mas para quem tem estômago e apetite a risco, é um bom momento”, disse ela.

Sabendo disso, você pode estar se perguntando: “Mas como funciona esse IPCA” ou “Vale mesmo investir em Tesouro Direto”? Para tanto, criamos um artigo específico – Os 5 Melhores Motivos para Aplicar no Investimento mais Democrático do Brasil.

Nele, detalhamos cada tipo de título que pode ser adquirido no Tesouro Nacional, tais como LFT, LTN, NTN-F, NTN-B e NTN-B Principal. Comentamos também sobre as taxas e os rendimentos. Aliás, você sabia que o Tesouro Direto é muito mais vantajoso e seguro do que a poupança? São diversas as vantagens.

Por que Investir Dinheiro

E, aproveitando o gancho, você já sabe que na poupança você não ganha dinheiro, não é? Você descapitaliza. Aliás, para enriquecer verdadeiramente é preciso receber juros, ou seja, emprestar dinheiro e ser beneficiado por isso. Emprestar dinheiro é investir. Diferente de quando você pega dinheiro emprestado ou usa o cheque especial. Ah, e o Cartão de Crédito também é uma belíssima armadilha para te levar à pobreza!

Nesse vídeo acima, nós mostramos como 3 bancos brasileiros lucraram mais de 100 bilhões de reais no último ano. A informação é da revista Exame e o resultado é uma verdade mostrada em números: 60 milhões de brasileiros endividados.

Como sair das dívidas e aproveitar a oportunidade da mudança política global para começar a enriquecer, então? Você tem que gastar menos do que ganha. Essa é uma das 5 verdades para enriquecer, leia as outras 4.

Poupar 10% do Salário também é uma das melhores alternativas (Clique aqui e saiba como). Você pode fazer isso usando a Técnica dos Envelopes.

Abertura de Capital

Segundo especialistas, o mercado doméstico também será afetado pela eleição do novo presidente americano, isso porque existe uma possível expectativa sobre ofertas de ações (IPOs).

Workshop 100% Online e Gratuito: Risco Zero nos Investimentos

Segundo Edemir Pinto, diretor da Bovespa, os investidores estrangeiros são os responsáveis pelos processos IPOs, sendo que nos últimos anos eles compraram entre 60% e 70% das ações ofertadas iniciais.

E por que isso influencia?

Porque o capital estrangeiro está mais cauteloso em países emergentes – tais como Brasil, uma resultante da escolha de Donaldo Trump como presidente.

Donald Trump e as polêmicas

E não é apenas de mudanças no Mercado Financeiro que a campanha de Trump ficou marcada. Portanto, selecionamos 3 medidas sugeridas pelo futuro presidente, vejam:

  • Criação de mais de 25 milhões de empregos em 10 anos
  • Contenção da imigração ilegal
  • Renegociação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte

Na opinião de Caparoz: “A economia não está 100% recuperada. Se ele vier a se fechar par o mercado externo, vai impedir o crescimento interno e a economia volta para o quadro recessivo, afetando todos os mercados”.

Da Redação

ANÚNCIO