Use essas 5 dicas para não ficar com dívidas durante a faculdade

Todo mundo sabe que o estudo durante a graduação exige um grande investimento financeiro de todos nós. Mesmo que a faculdade seja pública, o aluno terá outros gastos: materiais, transporte, etc. Então, como não ficar com dívidas durante a faculdade? Vamos descobrir.

Aqui, vale muito a pena a gente pensar que dá para usar algumas táticas muito fáceis das finanças pessoais para serem usadas durante esse período, que geralmente fica em torno dos 4 anos. Com certeza, vai ser um período sem muitas extravagâncias financeiras.

De qualquer modo, é importante que você entenda que isso nada mais é do que um investimento para o seu futuro. E, além do mais, nada disso significa que você não tenha o direito de curtir as festinhas da facul, ok? A questão é muito mais sobre ter equilíbrio.

Mas, por que manter as contas no azul durante a faculdade

Se você ainda não sabe muito bem os motivos que existem para manter o seu orçamento financeiro positivo durante o período da faculdade, que tal pensar em algo como: a possibilidade de empreender, de continuar os estudos ou até mesmo de conseguir um emprego?

É verdade. A gente acaba não dando a devida atenção a tudo isso. Porém, após o termino da faculdade a gente ainda não sabe, exatamente, como a nossa vida profissional vai ficar ou se iniciar. Até mesmo porque na graduação a gente foca mesmo é nos estudos e estágios e nem sempre no trabalho.

Agora, se você quer entender melhor essa questão de por que economizar dinheiro na faculdade ou por que manter as contas no azul, então, leia o artigo que fizemos mais cedo porque ele explica exatamente sobre isso. Nele, a gente ainda cita algumas dicas de como dá para fazer isso.

As melhores dicas para ter controle financeiro durante na facul

Agora sim vamos ao que interessa. Afinal de contas, a gente sabe que há bons motivos para mantermos as contas no azul mesmo que esse período exija de nós muitos investimentos, muitos pagamentos, muitos gastos. Com essas dicas, você vai ver que dá sim.

1 – O planejamento mensal

Um bom começo é você ter aquele bom e velho controle financeiro, onde você vai listar quais são os seus gastos durante o mês. Sim, a gente sabe que há gastos que são variáveis, como com a compra de livros, que não são recorrentes.

Por isso, a importância do planejamento. Na planilha de gastos você vai criar categorias de gastos fixos e gastos variáveis. E é legal que você use uma única planilha financeira para toda sua vida, sendo que tenha uma aba para os gastos com a faculdade ou com a educação.

Aqui é muito importante que você considere que é preciso atualizar a planilha diariamente ou semanalmente. Afinal, não adianta você anotar que gastou R$ 100 se gastou, na verdade, R$ 200. Entendido?

2 – O pagamento em dia

O segundo ponto é você usar essa planilha para lembrar que você deve fazer o agendamento do seu pagamento dia certo. Quando você esquece ou não tem dinheiro para pagar uma conta, o que acontece? Juros e multa. Ou seja, você paga mais caro do que era o esperado.

E nesse caso ainda podemos citar a questão das compras parceladas. Como você sabe que alguns gastos serão rotativos e não todos os meses, a melhor dica sobre isso é que você não fique fazendo compras a prazo. Ainda mais durante os meses da faculdade.

3 – A tecnologia a seu favor

Essa dica para evitar as dívidas durante a faculdade tem a ver desde o uso do aplicativo do banco para pagar a conta em dia até mesmo para conseguir estudar sem gastar muito. Hoje em dia dá para baixar muitos materiais sem custos na web.

Ah, e sobre comprar livros, apostilas, conteúdos, considere a opção de comprar usado também. Isso tudo garante uma boa economia no fim do mês.

Uma outra boa dica sobre usar a internet e a tecnologia a seu favor é saber que, caso você esteja em uma faculdade particular, há diversos sites e programas de incentivo aos estudos, seja com bolsas integrais ou parciais para você concluir os estudos da graduação.

4 – O investimento

Assim como você tem um monte de contas a pagar, considere incluir outra na sua lista: a do seu investimento. Isso porque se você for esperar pagar todas as contas para ver quanto vai sobrar de dinheiro, você nunca vai investir.

A dica é que você consiga descobrir quanto tem que investir por mês para poder criar uma reserva de emergência para o período após a faculdade. Esse é o jeito mais fácil de conseguir investir em si próprio. E só depois disso é que você tem que saber quanto vai sobrar.

O motivo para isso é muito simples: ordem de prioridades. Assim, você só vai sair, ir em festas, comer pizzas na faculdade, entre outras coisas se realmente sobrar dinheiro. Porque se você investir e não tiver sobra, então, talvez esse mês você precise apertar os cintos, de verdade.

Afinal, se o assunto é evitar as dívidas durante a faculdade, a gente tem que suar a camisa, né?

5 – A fonte de renda

Esse tópico até poderia ser o primeiro da lista porque ele é o mais importante. De fato, você não vai conseguir fazer nada do que falamos se não tiver uma fonte de renda. Uma opção é buscar um emprego que dê para conciliar com o estudo.

Outra é você tentar estágios na sua área, sendo que muitas faculdades auxiliam nesse processo. Mas, lembre-se também que muitas vezes dá para receber uma renda de ajuda de familiares, dos pais, de pensão. De fato, não deixa de ser uma renda mensal.

Bônus – pagar a faculdade com salário baixo

dívidas durante a faculdade

Agora, se você acha que não dá para evitar essas dívidas durante a faculdade, de jeito algum, então, a nossa dica é que você leia essa próxima matéria que fizemos. Nela, a gente fala sobre como dá para pagar a faculdade mesmo tendo um salário baixo. E também dá para fazer sobrar dinheiro, viu.

Não há posts para exibir