Entenda o direito de arrependimento ao comprar um celular online na Vivo

ANÚNCIO

Você sabia que existe um direito de arrependimento ao comprar um celular online, não sabia? E isso vale para as compras feitas na Vivo também. Inclusive, a Vivo é uma empresa que tem apostado muito nas vendas online de smartphones.

E, por isso mesmo, a empresa explica qual é esse direito dos consumidores brasileiros. E, mais do que isso, explica ainda como funciona a política de troca e devolução. A gente vai saber mais sobre isso. Lembrando que você tem 7 dias para se arrepender da compra.

ANÚNCIO

Entenda o direito de arrependimento ao comprar um celular online na Vivo

O importante é guardar a nota fiscal do produto. Mas, não é só isso. Abaixo, você confere uma espécie de passo a passo do que deve ser feito caso você tenha se arrependido da compra do celular em até 7 dias.

Os requisitos

Vamos começar falando dos requisitos, combinado? Se você quer ter o seu direito de arrependimento ao comprar um celular online saiba que a primeira coisa é considerar o seu prazo de compra.

ANÚNCIO

Assim sendo, a Vivo diz que “Você tem até 7 dias corridos, contados a partir do recebimento do produto, para solicitar a troca ou devolução do produto. Então, atente-se a isso: são 7 dias a se contar a data do recebimento do produto, viu!

Se você mora em um condomínio, por exemplo, tem que verificar quando é que o seu porteiro recebeu o produto. Se você mora em casa, saiba quando foi que te fizeram a entrega, que tem que estar assinada em algum lugar. Isso vai ser importante.

Outros requisitos são: o produto deverá ser devolvido na sua embalagem original e com todos os acessórios inclusos. Além disso, é preciso enviar também a Nota Fiscal do produto ou a DANFE (que é uma nota fiscal eletrônica). E o produto não deve ter indícios de mau uso.

Para saber mais sobre o direito do arrependimento, acesse o site do Procon!

As dicas

Agora, vamos à algumas dicas que são importantes antes mesmo de você considerar o procedimento que deve ser seguido para devolver o produto à Vivo.

Uma coisa é o fato de que se foi feita uma compra online, você não tem o direito de devolução em uma loja física. Ainda que seja a mesma marca, são compras diferentes e com logística diferente também.

Outra coisa é que se você receber uma caixa violada na entrega, jamais deverá aceitar o produto. Você deve assinar, inclusive, na nota que não recebeu por esse motivo. Essa orientação, inclusive, tem que ser passada para o seu porteiro.

E tem mais: após os 7 dias corridos do recebimento, a Vivo se reserva no direito de não receber aparelhos ou produtos que não apresentem defeito. Até mesmo porque aí cai por terra o seu direito de arrependimento ao comprar um celular online.

E a última dica antes de irmos ao passo a passo é saber que os produtos devolvidos por desistência, divergência ou defeito devem ser devolvidos ao operador logístico no mesmo local que foi feita a entrega.

Portanto, é um processo diferente de quem você se arrepende da compra.

O passo a passo

Agora sim vamos ao passo a passo para fazer o seu arrependimento. Veja o que a Vivo diz: “para realizar o seu procedimento de devolução com sucesso você deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento da Vivo”.

Isso quer dizer que você terá que ligar no 1058 e optar pela opção 9 do telefone. Esse é o melhor caminho para solicitar a devolução do seu celular. Agora, se a sua compra foi feita por meios digitais, o que é bem provável, também dá para pedir a troca por lá.

Nesse caso, você deve entrar no seu login com senha e informar ao atendimento ao cliente online sobre o seu pedido. Certifique de fazer isso de uma forma que seja confiável, afinal, após 7 dias você perde o seu direito de troca.

Dessa forma, independentemente de como você fez o seu pedido de devolução ou troca, saiba que a Vivo vai conferir a entrega e vai retornar o atendimento. Assim sendo, ela poderá estornar o seu dinheiro, através de um débito feito no seu cartão de crédito, no valor que corresponde à sua compra online.

Sobre comprar aparelhos na Vivo, aprenda como comprar celular com desconto!

Observação – a retirada na loja física

Agora vamos citar aqui uma outra opção que a Vivo dá nas suas vendas online. É o chamado Pickup in Store, que nada mais é do que a compra na loja online e a retirada na loja física. Nesse caso, o direito de arrependimento ao comprar um celular online se mantém.

O que vai mudar é que, após entrar em contato com a Vivo, através do canal de atendimento já informado neste conteúdo, pode ser que você tenha que ir até a loja onde retirou o produto para fazer a devolução.

Assim, vale a mesma regra: “o cliente tem até 7 dias corridos, contados a partir da data da retirada do produto na loja física, para solicitar a troca ou devolução do celular”.

A forma da devolução deverá ser a seguinte: “o cliente deve levar o produto na mesma loja em que ele foi retirado, sem sua embalagem original e com todos os acessórios inclusos”. E “o produto deverá estar acompanhado da nota fiscal ou da Danfe”.

Se o cliente quiser trocar de produto?

Caso você tenha se arrependimento do produto, mas não quer apenas devolver, mas sim trocar por outro, talvez mais moderno, saiba que o que muda é que a retirada de um novo aparelho pode demorar mais alguns dias, caso não esteja disponível na loja.

“Assim que o pedido estiver disponível na loja, será enviado um e-mail de aviso para o cliente, que poderá fazer a retirada dentro desse prazo, de 5 dias úteis”.

ANÚNCIO