Relembre 4 dicas para economizar na Black Friday

Todos os anos temos a famosa Black Friday. E todos os anos também, a gente lista uma série de dicas para economizar na Black Friday. Agora, neste ano, vamos fazer diferente. A gente selecionou aqueles que são os principais pontos para você realizar o objetivo da economia.

Abaixo, a nossa lista está bem curta, mas são dicas realmente relevantes para você. Leve em conta que essa data comercial que se tornou muito aguardada no Brasil todo pode sim representar uma economia para você. Mas, é preciso atenção para não trocar gato por lebre.

Isso porque nem toda promoção é verdade. E existem algumas formas de você verificar isso. Agora, em casos mais comuns, as promoções com preços menores, realmente acontece. O que faz com que o dia se torna uma ótima oportunidades de vendas e compras.

Inclusive, já que tocamos no assunto, lembre-se que nos últimos anos as pessoas têm rido e falado mal dessa data. Isso porque algumas empresas aumentam os preços para depois falar das promoções. É o que ficou conhecido como “LeveTudoPelaMetadeDoDobro“.

Então, ainda que isso possa acontecer, saiba que nem sempre. Por isso mesmo é que as dicas abaixo são tão importantes para você saber o que realmente está valendo a pena e o que não está!

1 – A economia que gera despesas

A primeira coisa a se pensar é que tem economia que fazemos que acabam gerando mais custos e mais despesas. Um bom exemplo, é a compra de passagens aéreas. Se você não tinha planejado viajar, então, por que comprar a passagem?

Com as passagens em mãos, você vai querer viajar, logicamente. Aí, vai ter os gastos das hospedagens e dos passeios, por exemplo. Então, mesmo que tenha comprado a passagem pela metade do preço, essa economia vai ser consumida pelas outras despesas.

Por outro lado, se você estava procurando por passagens há algum tempo, ótimo. Aí sim você está no caminho certo. Mesmo porque já havia planejado isso, não é mesmo?

O que você tem que notar aqui é que é preciso evitar o que é chamado de consumo inconsciente. Que é aquele que você acaba fazendo simplesmente porque está barato, mas nem sempre será bom para você.

Black Friday – cuidados para não perder dinheiro!

2 – A pesquisa de preços antes e depois

A segunda das dicas para economizar na Black Friday tem a ver com a pesquisa de preços para evitar aquele problema que a gente tem aqui no Brasil. Então, para saber se um preço realmente está bom você tem que saber do valor dele original. E isso se faz pesquisando antes.

É, basicamente, o que a gente falou acima. Se você já estava procurando o preço de algum produto, sabe quanto ele custa. Aí sim você vai saber se está barato ou não. Não vá comprando apenas por que a loja indica como “50% de desconto”. Sinceramente, não dá para acreditar em tudo o que se lê, né.

Outra coisa é evitar cair em armadilhas do tipo “só tem mais uma peça” ou “faltam 10 minutos”. Isso tudo é jogada de marketing das empresas que causam impacto e urgência. Tudo para vender mais. Então, não caia nisso, está bem?

Inclusive, aqui sobre pesquisar preços, saiba que dá para usar algumas plataformas digitais para a pesquisa. Elas são gratuitas e ajudam muito. Entre as principais que temos no Brasil podemos citar a Buscapé e a Zoom. Elas comparam preços em várias lojas.

3 – O estudo das dívidas

O estudo das dívidas é o seguinte: pergunte-se se você vai fazer dívidas para aquela compra. Se for fazer, não compre. Simples assim. Você não tem que fazer uma dívida logo no fim do ano, mesmo que o preço esteja bom, ok? Porque dívidas nunca são boas, nunca!

Essa é outra das dicas para economizar na Black Friday que é muito importante. Atualmente, as pessoas veem preços incríveis e querem comprar, mas sem notar que aquilo não é uma boa ideia. Na real, a gente pode falar em “ser muita areia para o caminhãozinho”, entende?

Por mais sincero e doloroso que isso seja, você tem que seguir esse conselho de economia financeira. Portanto, vamos supor que você vê que uma TV gigante que custava R$ 10 mil está sendo vendida por R$ 8 mil. É uma boa economia. Mas, você precisa fazer essa conta?

Provavelmente, não. Mesmo porque você nem precisa de uma TV nova. E se precisar, dá para pegar uma mais barata, menor, não dá? É disso que estamos falando!

4 – O frete das compras

A 4ª das dicas é sobre o frete. Isso vale para as compras online, especialmente. Isso porque é bem comum que a gente queira comprar produtos que custam menos do que o frete, o que é um baita de um problema, né. Isso não faz sentido.

Assim sendo, estude muito bem a sua compra online antes de finalizar. É preciso analisar o frete por inteiro. Lembrando que há opções de retirar na loja também, o que pode ser uma boa ideia dependendo da sua localização atual, né.

Aliás, tem ainda uma última dica sobre os fretes. Vale muito a pena pesquisar a compra em várias lojas porque as vezes uma está com alguns reais mais caras, mas tem o frete grátis. Enquanto a outra é mais barata, mas tem o frete alto. É preciso fazer esses cálculos aí.

E isso é bem simples hoje em dia, né. Umas continhas a mais podem significar uma bela economia no seu bolso!

Não há posts para exibir