Veja 5 dicas de finanças da Maria da Paz, de “A Dona do Pedaço”

ANÚNCIO

A gente foi atrás das melhores dicas de finanças da Maria da Paz para você relembrar. Se você não se ligou nesse assunto ainda, saiba que a personagem foi vivida por Juliana Paes e fez o maior sucesso como novela das 9 da Rede Globo no fim de 2019.

Tanto a atriz como a personagem ficaram marcadas na memória de muita gente. Inclusive, pelo fato de que o papel representado por ela traz lembranças imediatas para muitos brasileiros e brasileiras. É uma história bonita de se ver, ler e aprender.

ANÚNCIO

Quem é Maria da Paz

Basicamente, Maria da Paz é uma menina que vem de uma família muito tradicional e que tem como principal trabalho o de “encomendar a morte de pessoas”. Como em um filme de contos de fada, ela se apaixona por um integrante de uma família “concorrente”, no que é chamado amor proibido.

Mas, o que importa para esse texto é que ela cresce e vai morar na capital. Sem estudo e muitas condições financeiras dignas, ela se vê na necessidade e oportunidade de começar a vender bolos na rua. Afinal, ela sabe fazer bolso porque a avó ensinou quando criança.

Assim, aqui está uma das primeiras dicas de finanças da Maria da Paz: a de empreender a partir de algo que você saiba fazer. E mais do que isso, que sente prazer em fazer. Mas, vamos deixar para falar disso nos próximos tópicos.

ANÚNCIO

Assim sendo, temos a Maria da Paz, que mais tarde é traída pela filha, tanto na questão amorosa como também na questão financeira. Mas, com muita luta e determinação, ela dá a volta por cima. Ela criar uma fábrica de bolos, volta a vender bolo na rua e tem sucesso na vida. Aprenda mais com a Maria da Paz.

1 – O empreendedorismo de Maria da Paz

Como já mencionamos acima, a gente deve falar aqui também sobre a questão do empreendedorismo. Maria da Paz empreendeu com sucesso apenas sabendo fazer bolos e com a venda na rua. O que prova que não é preciso de muito dinheiro para empreender.

Isso é realmente importante porque hoje em dia muita gente reclama que não tem dinheiro para começar ou que tem problemas demais ou que não sabe fazer nada. Mas, a história de Maria da Paz nos mostra que sempre há uma alternativa para quando se tem vontade e coragem.

2 – O cuidado com as questões pessoais

A próxima das dicas de finanças da Maria da Paz é sobre a questão pessoal e como ela pode interferir no negócio também. Maria da Paz foi traída pelo atual namorado e a própria filha. Só que isso não é o pior.

Mais, tarde a filha também a roubou tudo, inclusive, a sua fábrica de bolo.

Claro que isso não quer dizer que não se pode confiar em pessoas da família. Mas, o fato é que sempre é preciso considerar os riscos de misturar os assuntos pessoais com os profissionais. O ponto é ainda mais certeiro quando se trata de negócios familiares.

3 – O recomeço de uma vida profissional

Aí vamos para uma próxima lição da Maria da Paz. Após perder tudo, ela foi atrás do seu sonho novamente e adivinhe só: uniu o que já sabia sobre ter a venda de bolos e começou do zero. Vendendo bolos na rua, ela conseguiu um dinheiro suficiente para criar uma mini fábrica.

Assim sendo, ela usou a sua experiência com o negócio que já tinha anteriormente com a sua força de vontade para começar tudo de novo. O resultado demorou, mas deu certo. Afinal, esse é o grande segredo passado na novela toda: persistência para se ter resultados.

4 – O apoio de parceiros e outras pessoas

E nessa nova jornada para empreender de novo, Maria da Paz contou com a ajuda de amigos e parceiros. Um deles foi o Régis, que pegou parte do seu dinheiro para ajudar a Maria da Paz. Isso tudo após a traição dele. Foi uma forma de se mostrar arrependido.

Mas, mais do que isso, ela contou com a ajuda da sua antiga paixão, que se transformou em um advogado e agora atua ao lado dela. E também de um bom e velho amigo, que foi criou um documento que dava à Maria da Paz a chance de voltar a ser dona da fábrica.

5 – A empatia e presteza pelos funcionários

Por último, temos ainda a lição da empatia da personagem vivida por Juliana Paes. Essa é a uma das dicas de finanças da Maria da Paz, só que é muito importante para quem quer ganhar dinheiro vendendo bolos ou empreendendo.

Ao voltar para a sua fábrica, Maria da Paz foi muito bem recebida pelos funcionários. Inclusive, até mesmo quando ela abriu a mini fábrica, muitos deles foram até lá para trabalhar com ela. O motivo? A esperança, vontade e carinho que ela tinha por eles.

Isso faz toda a diferença não só na hora de lidar com funcionários, mas também com fornecedores e clientes. É, sem dúvidas, uma grande dica para empreender com sucesso.

Bônus – aprenda também com outros personagens

Se você assistiu a novela toda ou parte dela e tem na memória nomes como Régis, Jô, Márcio, Fabiana e outros, saiba que a gente criou outro conteúdo mostrando as histórias e ensinamentos desses personagens, que não a Maria da Paz.

Eles também possuem ensinamentos financeiros que podem nos dizer muito a respeito das nossas próprias vidas. Você pode ler nesse link.

ANÚNCIO